Conheça o Proof of Stake e Proof of Work e veja suas vantagens e desvantagens

Resumo do texto

  • Descubra como funciona a mineração de criptomoedas;
  • Veja as vantagens e desvantagens do Proof of Stake e Proof of Work;
  • Saiba como investir em um Fundo de Criptomoedas.

 

Quem se interessa por investimentos em criptomoedas e gosta de estudar sobre o assunto, cedo ou tarde vai se deparar com os termos “Proof of Stake” e “Proof of Work”. 

Também conhecidos como Prova de Participação e Prova de Trabalho, esses mecanismos fazem parte do processo de mineração e validação de criptomoedas. 

Em resumo são esses recursos que garantem a segurança das transações de compra e venda de moedas digitais.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Proof of Stake e Proof of Work

O que é mineração de criptomoedas?

Resumidamente, a mineração de criptomoedas é o processo pelo qual as transações são verificadas, validadas e acrescentadas à blockchain. 

Os validadores recebem criptos como recompensa pelo esforço, o que resulta na inclusão de novas criptos no mercado.

Para minerar, é necessário realizar uma série de cálculos matemáticos com a ajuda de um computador potente. 

Tudo isso é feito com o recurso da criptografia, um processo onde os dados são transmitidos, mas sem quebra de sigilo sobre as transações.

Ao inserir esses dados na blockchain com sucesso, o minerador é gratificado com criptomoedas. É dessa forma que o sistema se mantém equilibrado sem precisar da regulamentação dos bancos ou entidades que controlam a economia.

É nessa etapa que o Proof of Work entra em ação. Esse mecanismo “trabalha” junto com a criptografia para que o processo de mineração ocorra de forma transparente e segura.

Entenda o que é Proof of Work (Prova de trabalho) em criptomoedas!

Proof of Work (PoW) que significa “Prova de Trabalho”, é um mecanismo adotado pelo Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas para validar as operações e garantir a segurança da rede.  

Para facilitar o entendimento, imagine o seguinte cenário: um operador tenta fraudar o sistema adicionando 100 bitcoins em sua carteira. Essa transação é avaliada pelos mineradores que identificam as informações falsas e “derrubam” a operação.

Já para uma transação verdadeira, o minerador apresenta uma prova de trabalho (Proof of Work) atestando que a operação é válida e pode ser acrescentada à rede. Ao final desse processo, o minerador recebe Bitcoins como recompensa.

Mais um exemplo pra ficar ainda mais claro: sabe quando o caixa do supermercado confere se uma nota é falsa ou verdadeira? No Proof of Work a lógica é parecida. Nesse caso, o atendente seria o minerador, e a nota, a transação que precisa de ser validada. 

Além do PoW, existe uma outra alternativa de validação que vem se destacando pela agilidade e pelos custos mais reduzidos do processo: o Proof of Stake.

Saiba o que é Proof of Stake (Prova de participação) no universo das criptomoedas!

O Proof of Stake ou “Prova de Participação”, também é um mecanismo de validação de criptoativos, só que sem a competição entre os mineradores.  

Funciona assim: 

  • O sistema faz o sorteio com vários participantes da rede;
  • Os escolhidos ficam com a responsabilidade de validar as operações de outros usuários.

Porém, para participar desse grupo é necessário depositar uma determinada quantia em moedas como garantia. Por isso o nome “Prova de participação”.

Ainda tem um outro detalhe: quanto mais moedas o participante colocar, maior será a sua chance de ser sorteado pelo sistema.  

Essas moedas ficam bloqueadas até um veredito. Após esse período, o validador recebe de volta esses ativos mais os juros pelo trabalho finalizado.

Por exemplo: um investidor coloca 200 moedas em garantia e a rentabilidade é de 20% ao ano. No fim do prazo, ele recebe 240 moedas, ou seja, 40 unidades a mais.

Confira as diferenças básicas entre PoW e PoS!

Como acabamos de ver, o PoW (Proof of Work) e PoS (Proof of Stake) têm o mesmo objetivo: confirmar uma transação de criptomoeda. Porém, existem algumas diferenças entre esses mecanismos.

Veja a comparação no quadro abaixo:

Então, considerando as características de cada prova, qual seria a opção mais vantajosa? Alguns investidores acreditam que por ser mais antiga e desenvolvida, a prova de trabalho ainda é a melhor forma de certificar as operações de criptos.

Por outro lado, o PoW não é o melhor método quando o assunto é sustentabilidade, já que consome muita energia elétrica. 

Na Prova de Participação (PoS), o consumo de energia é muito menor, pois não precisa de um supercomputador para mineração. Esse é um dos principais motivos que levaram a Ethereum – segunda maior criptomoeda do mercado – a iniciar em setembro de 2022, o processo de migração para o PoS, também conhecido como Ethereum Merge.

Essa mudança pode reduzir o consumo de energia com mineração em até 99,95%, segundo informações da Ethereum Foundation. Isso sem contar os outros benefícios como, mais agilidade no processo de validação e economia com equipamentos.

Quer investir em um Fundo de Criptomoedas? No PagBank você pode!

Agora que você já sabe como funcionam os principais mecanismos de validação das criptos, que tal fazer o seu primeiro investimento nesses ativos?

No PagBank você pode investir em criptomoedas com a Hashdex, a maior gestora de fundos de criptomoedas do Brasil. E para atender a todos os perfis de investidores, são ofertados três fundos:

  • Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index: até 20% dos ativos em criptoativos e 80% em renda fixa;
  • Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index: até 40% dos ativos em criptoativos e 60% em renda fixa;
  • Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index: até 100% dos ativos em criptoativos.

Os fundos Hashdex são uma opção simplificada para entrar no mercado das criptomoedas e pode ser operado através do super app PagBank! Para encontrá-lo, basta fazer o seguinte caminho: 

  1. no Menu Principal, acesse a opção “Investimentos”;  
  2. clique em “Aplicar meu Dinheiro”;  
  3. confira as opções de “Renda Variável”;  
  4. aloque dinheiro (mande o dinheiro para o Home Broker);
  5. faça sua escolha e clique em “Investir”.  

Pronto! A ordem de compra será feita, é só acompanhar a aplicação pelo celular.

Conheça o fundo de criptomoedas disponível no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”