Saiba como proteger os aplicativos de banco no seu celular!

Resumo do texto

  • Veja porque proteger os aplicativos de banco no celular é essencial;
  • Confira 8 dicas de como aumentar a segurança do seu aparelho;
  • Saiba o que fazer caso seja vítima de golpes.

Saiba como se proteger contra golpes virtuais!

 

A possibilidade de realizar operações bancárias pela internet facilitou bastante o dia a dia de muita gente. Mas essa comodidade pode dar dores de cabeça se o aparelho cair em mãos erradas. Por isso, é essencial saber como proteger aplicativos de banco no celular. 

Esses apps contêm dados sensíveis, como senhas e números da conta, que precisam ser confidenciais. E isso é feito por meio da adoção de medidas de segurança adequadas.

Veja como proteger aplicativos de banco para deixar suas informações seguras e evitar golpes.

Afinal, é possível proteger aplicativos de banco no celular?

Sim, além de ser possível, é necessário também! Entre janeiro e julho de 2022, o Brasil registrou mais de cinco milhões de tentativas de golpes em aplicativos bancários, segundo levantamento da PSafe.

Esse número reforça o quanto as medidas de segurança são importantes. Desde configurações básicas até práticas mais avançadas como esconder o aplicativo do banco no celular.

Essas ações, que podem ser realizadas em poucos minutos, têm como objetivo evitar que pessoas mal intencionadas acessem suas informações financeiras e causem prejuízo para o seu bolso.

8 dicas para não cair em golpe no app do banco

Para te ajudar a prevenir essas situações desagradáveis, separamos algumas dicas de segurança:

1. Crie pastas seguras

Coloque seus aplicativos financeiros em uma pasta separada que solicite senha de acesso e fique escondida na biblioteca. Assim, mesmo que alguém pegue seu celular desbloqueado, será mais difícil encontrar e utilizar o app do banco.

2. Utilize aplicativos oficiais

Não instale aplicativos desconhecidos, eles podem apresentar riscos à segurança do dispositivo. Certifique-se de sempre baixar e utilizar apenas os aplicativos oficiais das instituições financeiras.  

3. Não utilize redes públicas de Wifi

Redes públicas, principalmente aquelas que não exigem senha, podem ser perigosas. Elas deixam o usuário mais vulnerável a malwares e ataques de cibercriminosos.

4. Crie senhas fortes e ative a autenticação multifator

Evite repetir senhas em vários aplicativos. Em vez disso, crie uma senha difícil de ser adivinhada, composta de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Além disso, ative a autenticação multifator para adicionar uma camada extra de segurança. Depois de ativá-la, será necessário fornecer duas ou mais formas de identificação para acessar uma conta ou aplicativo.

5. Não compartilhe tokens e códigos

Nunca compartilhe tokens ou códigos de acesso à sua conta ou aplicativo do banco. Essas informações servem para validar a entrada no app e as transações financeiras.

Normalmente, o código só é pedido uma vez para a realização da operação. Se for solicitado mais de uma vez, não continue.

6. Ative o tempo de bloqueio automático

Defina o bloqueio de tela para o menor tempo possível. Desse modo, você reduz as chances de alguém conseguir suas informações enquanto o celular está desbloqueado.

7. Não deixe os dados do cartão salvos

Evite salvar os dados do seu cartão, como data de validade e código de segurança, na memória do celular ou em outros aplicativos. Ter que digitar as informações todas as vezes é mais trabalhoso, mas dificulta o acesso aos seus dados financeiros.

8. Cuidado com links suspeitos

Desconfie de link enviados por fontes desconhecidas. Eles podem ser usados nos golpes de phishing, que levam o usuário a baixar um arquivo malicioso ou acessar um site falso da instituição financeira com o intuito de coletar suas informações.

Veja como Proteger seus Aplicativos no Celular

Fui vítima de um golpe. O que fazer agora?

Sabemos que mesmo com todo cuidado, fraudes e golpes ainda podem acontecer. Nesses casos, é preciso entrar em contato imediatamente com o banco para que sejam tomadas as devidas providências. Isso pode incluir o bloqueio temporário da sua conta, o cancelamento do cartão, entre outras ações.

Fale também com a instituição financeira que recebeu o valor para que inicie uma investigação do caso. Outra medida importante é fazer um boletim de ocorrência para registrar o incidente oficialmente.

Como o app PagBank pode deixar seus dados mais seguros?

O app PagBank toma todo o cuidado necessário para proteger sua privacidade e seus dados. Para isso, são adotadas as seguintes medidas de segurança:

  • Verificação da conta bancária;
  • Token de atendimento;
  • Envio de código por e-mail ou SMS para a realização de transações;
  • Atualizações frequentes.

Com tudo isso, você tem a garantia de que suas informações pessoais estão seguras, podendo, dessa forma, aproveitar as vantagens de ter uma conta no PagBank.

Se você quer ainda mais dicas de como manter sua segurança na internet e fugir de possíveis golpes, confira os conteúdos do nosso hub de segurança!

Siga nossas dicas para navegar na internet com segurança!