Análise de concorrentes: veja como analisar seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda como os concorrentes podem te dar dicas para planejar o seu negócio;
  • Conheça os 5 passos para fazer uma boa análise de concorrência;
  • Saiba o que procurar quando estiver analisando a concorrência.

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Já usou seu tempo livre para olhar preços, produtos e opções de entrega de outros sites para comparar com o seu negócio? Mesmo sem saber você estava fazendo uma análise de concorrentes.

Essa é uma das etapas do plano de marketing que te ajuda a entender como funciona o mercado em que sua empresa está. Entenda como fazer uma análise de concorrentes pode te ajudar na melhora dos seus serviços.

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Veja Como Fazer Uma Análise de Concorrentes

Por que é importante fazer uma análise de concorrência?

Com a análise da concorrência é possível identificar produtos que faltam no mercado, serviços que outras empresas não oferecem e formas de se destacar. Além disso, entender de forma mais clara como o seu cliente se comporta na hora da compra, o que ele busca e quanto está disposto a pagar.

Dessa forma, você estará mais preparado para começar, fugindo de erros que seus concorrentes já cometeram, conhecendo fórmulas que deram certo e mudanças que podem ser feitas o crescimento do seu negócio

Como fazer uma boa análise de concorrência?

Agora, que já sabe que dar uma espiadinha no negócio do lado é importante para o seu planejamento, entenda como fazer isso de forma organizada:

Defina quem são seus concorrentes

Eles podem ser diretos, que disputam o cliente com você, e indiretos, que são do mesmo segmento, mas oferecem outros produtos. Além disso, foque em negócios próximos. Por exemplo, se a sua loja for física, não compare com sites que entregam para todo o país, já que a realidade é diferente da sua.

Determine um objetivo

Se a sua ideia é abrir um novo negócio e você está avaliando o mercado, a análise tem um objetivo, mas você pode observar os concorrentes com outros objetivos, como lançar um novo produto, fazer uma promoção ou mudar a política de preços. Cada objetivo tem pontos de atenção específicos. 

Quais aspectos você está analisando?

Não é preciso olhar tudo que o concorrente faz, escolha apenas alguns itens para focar sua atenção. Se seu objetivo é lançar um novo produto, veja como eles fizeram um lançamento, procure nas redes sociais e avalie o conteúdo.

Como vai ser feita a análise?

Existem diferentes formas, pode ser apenas por observação fazendo a anotação dos principais pontos, através de pesquisa na internet ou por métodos mais avançados, como uma análise SWOT.

Anote tudo e monte um plano de ação

Depois que já tem tudo anotado, é hora de sentar e analisar. Com o objetivo definido em mente, monte um plano de ações. Por exemplo, se percebeu que todas as lojas trabalham com pedidos online e a sua não tem, coloque no seu planejamento.

Agora que sabe o passo a passo de como analisar os concorrentes, vamos ver em quais itens você deve ficar de olho.

O que analisar na concorrência?

Veja no que prestar atenção:

  • Site:

Seus concorrentes usam site mesmo tendo loja física? Dá para fazer compras e pedidos pela internet ou apenas funcionam para informar sobre a empresa ou produto?

  • Redes sociais:

Fique de olho na forma como eles trabalham nas redes sociais. Eles usam uma linguagem mais informal? Fazem promoções ou apenas mostram o produto? Qual a rede social que mais usam e como é a interação com os seguidores?

  • Avaliações e comentários:

Tanto no site como nas redes sociais, procure por comentários sobre os produtos. Veja se tem alguma reclamação e qual o motivo. Assim é possível descobrir que o tempo de entrega dos produtos é grande e isso pode ser o seu diferencial, por exemplo.

  • Publicidade:

Como os concorrentes fazem divulgações? Veja se usam depoimentos de clientes ou tutoriais. Se fazem promoções ou usam mídia paga. Isso vai te ajudar a definir o seu plano de comunicação.

  • Preços:

Antes de entrar em um mercado, é preciso saber a média de preços praticados. Se sua empresa tiver um valor mais alto, tudo bem. Mas será preciso convencer o seu cliente de que o seu produto é mais caro porque é melhor.

O que podemos aprender com a concorrência?

Nós mostramos como fazer uma análise da concorrência e no que ficar de olho, mas o que você pode aprender com tudo isso?

De forma simples, é possível entender melhor o mercado e, até mesmo, o comportamento do cliente. Com essa observação, por exemplo, você pode descobrir que sempre que o concorrente faz um post de produto não tem tanta interação quanto o tutorial. Isso pode te ajudar no planejamento das redes sociais.

A observação pode resultar em ideias que parecem simples, mas que vão fazer a diferença para seu consumidor. E assim, você consegue criar um negócio que tem tudo de positivo que encontrou nos concorrentes, oferecendo uma opção muito mais atrativa.

Mas não adianta ter tudo isso e não conseguir manter os demais processos da empresa em dia. Com o PagVendas  é possível se dedicar tranquilamente à experiência do cliente, já que ele te ajuda na gestão do negócio. 

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