Análise de concorrência: entenda o que é e como fazer uma para o seu negócio!

Resumo do texto

  • Descubra a importância de fazer uma análise de concorrência;
  • Veja um passo a passo para analisar seus concorrentes;
  • Saiba quais as melhores ferramentas para facilitar a sua análise.

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Fazer uma análise de concorrência é fundamental para entender o que está em alta no seu segmento. Esse processo consiste em comparar as estratégias da sua empresa com as demais do mesmo setor e identificar o que pode ser melhorado em seu negócio.

Destacar-se dos seus concorrentes é o que faz sua loja atrair mais clientes e aumentar as vendas. Além disso, te ajuda a estar constantemente atualizado e atender às expectativas dos consumidores antes que outros façam isso.

Continue a leitura, entenda o que é análise de concorrência e como fazê-la na prática!

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O que é a análise de concorrência?

Análise de concorrência é uma pesquisa feita para entender quais são as empresas que vendem produtos e serviços semelhantes aos seus. 

O objetivo dessa análise é descobrir onde esses negócios estão sendo bem-sucedidos e quais são os seus erros. Isso te conduz a tomar decisões assertivas para se destacar no mercado.

Qual a importância de fazer uma boa análise de concorrentes?

Analisar sua concorrência é importante para identificar os produtos que faltam no mercado, serviços que outras empresas não oferecem e formas de se destacar. Além disso, mostra claramente como o seu cliente se comporta na hora da compra, o que ele busca e quanto está disposto a pagar.

Dessa forma, você estará mais preparado para crescer, fugindo de erros que foram ou ainda são cometidos, se espelhando apenas em fórmulas que deram certo e analisando mudanças que podem ser feitas baseando-se em resultados.

Passo a passo para fazer a sua própria análise

É possível fazer uma análise de concorrência em apenas 7 passos! Veja como:

1. Saiba quem são os players no seu mercado

Players (jogadores) é uma forma de chamar todas as empresas que atuam em um mercado específico, como indústria, alimentação ou varejo. Para identificar quais são os “jogadores” do seu segmento, pesquise por negócios que ofereçam produtos ou serviços semelhantes aos que você vende.

2. Estabeleça seus objetivos

Se a sua ideia é abrir um novo negócio e você está avaliando o mercado, esse deve ser o objetivo da análise. No entanto, você pode observar os concorrentes com outros focos, como entender como eles fazem lançamento de um novo produto, divulgam uma promoção ou praticam a política de preços.

3. Escolha os critérios para analisar

De acordo com dados de pesquisas recentes, entre os critérios mais analisados em uma pesquisa de mercado, estão:

  • Dados sobre fundação e gestão da empresa;
  • Número de funcionários;
  • Faturamento no último ano;
  • Principais produtos e serviços;
  • Política de preços e descontos;
  • Market share (a participação total de um negócio, produto ou serviço no mercado);
  • Diferenciais competitivos, ou seja, aquilo que só aquela empresa tem no momento;
  • Estratégias de marketing e comunicação.

4. Determine o método de pesquisa

O método de pesquisa é a forma como você vai pesquisar, separar e analisar os dados. Não há uma regra específica sobre como isso deve ser feito, porém, uma forma utilizada por muitas empresas é a análise SWOT (ou FOFA).

5. Entenda as forças e fraquezas do seu negócio

Para compreender as forças e fraquezas do seu negócio, avalie seus recursos, como o dinheiro em caixa, as habilidades e ativos (como tamanho da equipe e tecnologia disponível) para identificar pontos fortes. 

Em seguida, analise as áreas que necessitam de aprimoramento, como processos que não estão gerando resultados desejados ou domínios em que a competição é intensa.

6. Colete dados

Utilize mecanismos de busca, como o Google, redes sociais como o Facebook e Instagram, e consulte os fornecedores das empresas do seu nicho. Analise a presença online e a reputação deles para compreender melhor como os players são vistos pelos consumidores.

7. Monte um plano de ação com os resultados

Depois que já tiver tudo anotado, é hora de parar e analisar. Com o objetivo definido em mente, elabore um plano de ações. Por exemplo, se percebeu que todas as lojas aceitam PIX e a sua não, coloque no seu planejamento. 

Onde organizar sua pesquisa competitiva?

Para organizar todas as informações sobre os outros participantes do mercado, você pode utilizar ferramentas simples e acessíveis, como o Excel, Word, Google Docs ou Google Sheets. Basta criar um documento em branco e categorizar os dados.

Lembre de não misturar os dados de mais de uma empresa, a menos que você esteja fazendo uma pesquisa sobre todo o setor. Caso contrário, monte uma coluna ou documento separado para cada uma delas.

Como Fazer uma Análise de Concorrência?

Melhores ferramentas para analisar seus concorrentes

Além das ferramentas já citadas, existem outras que podem facilitar sua análise, confira quais são:

Reclame Aqui

O Reclame Aqui é uma ferramenta valiosa para se manter informado sobre a reputação e o desempenho dos seus concorrentes, com base na opinião do público. Isso auxilia no ajuste da sua estratégia de negócios para se destacar no mercado.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e análise do ambiente. Ela serve para identificar palavras-chave relevantes a fim de otimizar seu conteúdo online e acompanhar métricas de SEO. É uma ferramenta útil para melhorar e destacar sua estratégia de marketing digital.

Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita que permite receber notificações por e-mail sobre palavras-chave específicas ou tópicos do seu interesse. Ele ajuda a monitorar a presença online da sua empresa e de outros players, acompanhar tendências de mercado e obter informações atualizadas sobre o mercado.

Notícias

Monitorar as notícias do seu segmento também é indispensável para ficar por dentro do que acontece de mais importante. Elas podem ser apresentadas em diferentes formatos, como artigos, vídeos ou áudios, e são geralmente produzidas por jornalistas ou veículos de comunicação.

O que analisar nos concorrentes?

Além dos critérios citados no item 3 do passo a passo, existem outros estudos que podem ser aplicados. Veja quais são:

Posicionamento de marca

É a forma como seu concorrente se posiciona no mercado. O objetivo é identificar como ele cria a conexão emocional com os clientes, influenciando na decisão de compra desses consumidores.

Site

Os negócios que você vem analisando, usam plataformas online mesmo tendo loja física? Dá para fazer compras e pedidos pela internet ou apenas funcionam para informar sobre a empresa ou produto? Fique atento a isso!

Redes sociais

Preste atenção nas redes sociais. Eles usam uma linguagem mais informal? Fazem promoções ou apenas mostram o produto? Qual a rede social que mais usam e como é a interação com os seguidores?

Reviews

Tanto no site como nas redes sociais, procure por comentários sobre os produtos. Veja se tem alguma reclamação e qual o motivo.

Marketing e publicidade

Como as divulgações são feitas? Observe se eles usam depoimentos de clientes ou tutoriais. Se fazem promoções ou usam mídia paga. Isso vai te ajudar a definir o seu plano de comunicação.

Produtos e serviços

Avalie como seus produtos ou serviços se comparam com os oferecidos pela concorrência. Isso inclui examinar características, qualidade, preço, embalagem, experiência do cliente, entre outros aspectos. Essa análise ajuda a identificar oportunidades de melhoria e definir estratégias para se destacar no mercado.

Preços

Antes de ingressar em um mercado, é preciso saber a média de preços aplicados. Se sua empresa tiver um valor mais alto, tudo bem. Mas será preciso convencer o seu cliente de que o seu produto é mais caro porque é melhor.

Como monitorar o plano de ação resultante desta análise?

Monitorar a sua análise de concorrentes é o mesmo que seguir um mapa. Faça o seguinte:

  1. Crie uma lista do que você precisa fazer para ser o melhor no que oferece, como desenvolver novos produtos ou investir em marketing;
  2. Depois, marque essas tarefas em um calendário e verifique regularmente se estão sendo feitas;
  3. Observe também o que os outros estão fazendo e ajuste seu plano, se necessário.

Esse trabalho nada mais é do que verificar se o seu negócio está no caminho certo, fazendo ajustes sempre que necessário.

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