Saiba como desenvolver o perfil empreendedor com nossas dicas

Resumo do texto

  • Conheça as características de um perfil empreendedor;
  • Adote hábitos da rotina de empresários de sucesso;
  • Veja lições de grandes líderes que vão te inspirar.

Baixe já o super app PagBank e abra uma conta!

 

Ninguém se torna um grande empresário da noite para o dia. O perfil empreendedor é construído aos poucos e para alcançar esse status é preciso adotar alguns hábitos. 

Se você está na dúvida se o empreendedorismo é mesmo a sua área, confira 5 características presentes na vida de quem conquistou o sucesso!

Quais são as características de um perfil empreendedor?

Muitas pessoas já nascem com vocação para liderança, mas nada te impede de adquirir esses traços e mudar o seu modo de pensar e agir, afinal, estamos em constante transformação.

Veja 5 características do perfil do empreendedor que podem te ajudar a gerir o melhor o seu negócio:

1. É uma pessoa com iniciativa

Uma das principais características de um perfil empreendedor é colocar os planos em ação. Tomar iniciativas deve fazer parte da sua personalidade, a máxima do “feito é melhor que perfeito” deve ser levada a sério.

Não se espera o momento certo para lançar algo, pois ele pode nunca chegar. O perfeccionismo pode ser o grande vilão dos futuros empresários, lembre-se que ele não deve impedir sua criação. 

O empreendedor busca antecipar acontecimentos para resolver problemas futuros e, além disso, enxerga nesses momentos oportunidades para criar novos produtos, relacionamentos e soluções.

2. Não tem medo de errar

Esta característica conversa muito com a anterior, para ter uma vida de empreendedor é preciso ter coragem e assumir riscos.

A melhor maneira de fazer isso é acreditando em si mesmo. O medo é um sentimento muito comum no mundo dos negócios, mas trabalhar a autoconfiança vai te ajudar a aliviar a insegurança.

Estar atento e deixar de lado o medo de errar será importante para:

  • tomar decisões rápidas;
  • finalizar projetos;
  • ganhar credibilidade com clientes;
  • passar confiança a quem trabalha com você.

3. Persiste mesmo com dificuldades

Obstáculos irão existir em qualquer caminho e o empreendedor, justamente por acreditar em si e no projeto, persiste na sua ideia. Além disso, ele se sente preparado para lidar com este tipo de situação.

Desistir na primeira dificuldade não é algo aceito por quem tem perfil de um empreendedor. Basta ler sobre os empresários e empresárias bem sucedidos, todos têm histórias parecidas de superação e persistência.

4. É uma pessoa ambiciosa

Primeiro, é importante não confundir ambição com ganância. A ganância faz uma pessoa ter vontade de possuir tudo, tomando para si de forma egoísta. Já a ambição significa desejar e ir conquistar seus objetivos.

Ou seja, o empreendedor tem ambições, propósitos que os motivam e funcionam como um estímulo. Assim, alcançar suas metas se torna algo prazeroso por conta deste sentimento.

5. Se comunica de maneira clara, empática e eficiente

Muitos problemas podem surgir por conta de uma fala confusa ou indelicada. Quem busca ter um perfil empreendedor deve saber se comunicar, o que ajuda em todas as etapas do trabalho.

Por isso, o seu modo de conduzir uma conversa deve ser claro, objetivo, eficiente e de uma forma que transmita empatia. Se esse for um dos seus pontos fracos, procure:

  • ajustar o tom de voz e aprender a ouvir;
  • praticar a comunicação não violenta;
  • buscar aprendizado sobre oratória para empreendedores.

Por dentro da rotina de um empreendedor

Afinal, como é a vida de um empreendedor? As rotinas são diferentes, porém, muitos compartilham de alguns hábitos, confira como praticá-los no seu dia a dia:

Organização

Ela é a base para que seja possível cumprir todas as metas. Sua falta desvia o foco do empresário e faz com que erros aconteçam com mais frequência.

Ter horários e tarefas definidas, compromissos agendados e uma boa gestão do tempo são essenciais para conseguir sucesso naquilo que se deseja. A disciplina só é constante quando tudo está em ordem.

Metas

O perfil empreendedor busca sempre criar metas claras e realistas para obter resultados. Portanto, é importante ter isto como um hábito no seu dia a dia de trabalho e também na vida pessoal.

Aprendizado constante

O empreendedor tem sede por novas informações e busca sempre aprender mais sobre gestão de pessoas, estratégias e, claro, sua área de atuação. 

A leitura de livros e notícias é muito importante para se atualizar, além disso, é possível buscar inspiração nessas fontes de conhecimento.

Foco em resolver problemas

As características de um empreendedor fazem com que ele foque em como contornar uma situação de dificuldade o mais rápido possível, ao invés de perder tempo pensando no problema em si ou em quem errou.

Lições de grandes empreendedores

Algo muito comum em um perfil empreendedor é aprender com os grandes empresários, afinal, eles já conseguiram sucesso naquilo que fazem.

Aprenda e inspire-se nas lições de quem entrou para a história no mundo dos negócios.

“Seja um parâmetro de qualidade” – Steve Jobs

Steve Jobs empresário no ramo da informática e criador da Apple, foi um empreendedor extremamente perfeccionista e buscou sempre dar o seu melhor em tudo que fazia. Não é à toa que a Apple se tornou a maior empresa de valor de mercado no mundo.

Em uma de suas frases, disponível online, disse: “Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” 

Ele gastava grande parte do seu tempo melhorando os produtos e realizando testes, mesmo que isso gerasse atraso no lançamento. Para ele, isso era menos grave do que entregar algo que não considerava perfeito.

“O maior risco, é não correr risco nenhum”  –  Mark Zuckerberg

Falado em coragem, se o Mark Zuckerberg, programador e criador da rede social mais usada no mundo, não tivesse se arriscado a encontrar uma brecha no site do portal de alunos de Harvard, talvez o Facebook não tivesse nascido.

Para ele, a falta de sucesso é a consequência de não agir com coragem, como disse e está registrado na internet: “O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que certamente vai falhar é não correr riscos”. 

De acordo com ele, para começar não é preciso estar preparado, o importante é tentar.

Que tal colocar em prática o seu perfil empreendedor com a ajuda de um banco completo, digital e gratuito? No super app PagBank você cuida das suas finanças pessoais e da rotina financeira do seu negócio, em poucos cliques e na palma da mão.

Aqui você realiza transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco, além de receber os pagamentos das vendas com praticidade e organização, tudo sem burocracia e taxas surpresas.

Baixe já o super app PagBank e abra uma conta!