Entenda o que é um perfil empreendedor e saiba como desenvolver!

Resumo do texto

  • Entenda a importância de ter um perfil empreendedor;
  • Saiba quais são as características de um empreendedor de sucesso;
  • Veja a diferença entre habilidades técnicas e habilidades empreendedoras.

Conta digital PJ PagBank: abra a sua!

 

Na busca pelo sucesso, não existe um único caminho a ser percorrido. Cada pessoa tem sua própria história. Mas, ao analisar a trajetória de empreendedores que se destacaram, é possível rastrear e apontar características que se repetem e que levaram muitos a serem bem sucedidos. É o que chamamos de perfil empreendedor.

Isso não quer dizer que todos os empreendedores que chegaram ao topo, obrigatoriamente, são iguais. Porém, essas atitudes e pensamentos, quando desenvolvidas, ajudam quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso.

Se você quer saber qual é o comportamento empreendedor esperado daqueles que buscam sucesso na vida profissional, confira as principais características destacadas em quem conseguiu chegar lá!

Entenda o que é ter um perfil empreendedor

O perfil empreendedor é uma soma de atitudes e características que ajudam o profissional em sua trajetória. Por isso, os pontos que apresentaremos têm ligação com a forma como o empreendedor lida com o trabalho e seus objetivos profissionais.

Se você está pensando que o perfil de empreendedor é algo que já nasce com a pessoa, está enganado! A boa notícia é que dá para desenvolver as habilidades que mostraremos para trilhar um caminho de sucesso na vida profissional.

Como é a rotina de um empreendedor?

Antes de entrarmos nas habilidades específicas, é importante entender um pouco mais sobre esse universo. Muita gente opta por empreender buscando uma vida sem patrão, mas esquece que, com isso, também vem uma série de responsabilidades que antes não existiam.

Dentro da rotina de um empreendedor, é preciso destacar alguns pontos, como:

  • Organização

Cuidar da própria rotina de trabalho exige planejamento. Só assim, você conseguirá alcançar as metas definidas. 

Por exemplo, caso você acredite que não tem uma gestão do tempo otimizada, é hora de dar atenção a isso!

  • Metas

Sabe aquele ditado “quando não se sabe onde chegar, qualquer lugar serve”? Ele não pode ser o seu guia no empreendimento.

Defina objetivos, prazos e como você pretende alcançá-los. Além deles te ajudarem a definir o caminho, impactarão diretamente no bolso, impedindo que você “desperdice” dinheiro com algo que te afaste do seu propósito.

  • Foco na solução

Problemas vão sempre existir, mas, eles não precisam ser obstáculos impossíveis de superar. 

Como empreendedor, você deve sempre exercitar a capacidade de olhar para uma situação visando sua solução e não os impedimentos que ela pode gerar.

Qual a importância de desenvolver um perfil empreendedor?

Desenvolver um comportamento empreendedor te ajuda a enfrentar os desafios de um mercado competitivo, com foco na conquista do sucesso. As características, que apresentaremos em breve, te ajudarão a seguir sua jornada, mesmo que ela seja difícil.

A quantidade de pessoas que estão empreendendo no Brasil cresce constantemente e para você se diferenciar e se destacar no mercado, é preciso dedicação e persistência. Ou seja, fazer igual a todo mundo não é suficiente!

Você precisa se desenvolver como empreendedor para saber como levar seu negócio a um nível ainda mais alto e alcançar objetivos ambiciosos!

Quais as características encontradas em alguém com perfil de empreendedor?

Sem mais delongas, vamos entender quais são as principais características encontradas em pessoas que possuem um perfil empreendedor:

Visão inovadora

A inovação deve estar em seu sangue. Isso porque, como dissemos acima, o profissional precisa buscar a diferenciação em um mercado tão competitivo. O famoso “pensar fora da caixa” é a busca por algo diferente.

É importante dizer que fazer diferente não precisa, necessariamente, criar algo do zero. Mas, muitas vezes, fazer aquilo que todo mundo faz de uma forma distinta, é inovador e pode te levar ao sucesso.

Criatividade

A inovação e a criatividade andam juntas. Até porque, buscar soluções de problemas que, algumas vezes, vão parecer difíceis demais, exige ser criativo. E, isso não diz respeito apenas à forma como sua empresa lida com os clientes. Mas, também em relação a soluções para problemas internos de logística, por exemplo.

Desenvolva sua criatividade adquirindo referências novas. Leia livros de outros empreendedores de sucesso, assista filmes que falem sobre a temática e aproveite os momentos de folga para estudar!

Resiliência e persistência

Se adaptar às situações adversas e nunca desistir! Se você quer ter um perfil empreendedor, sugerimos fixar essa frase na sua mente. 

Você já sabe que os problemas vão aparecer, mas enfrentá-los de cabeça erguida, buscando constantemente a solução, é um grande diferencial para se destacar.

Flexibilidade

Os imprevistos do dia a dia demandam certa flexibilidade do empreendedor. Como ele é o responsável por gerir diferentes áreas do negócio, precisa estar pronto para entender que, nem sempre, será possível fazer da forma que foi programada. Muitas vezes, o inesperado se faz presente e precisa ser levado em conta.

Pratique essa habilidade nas pequenas coisas. Por exemplo, ao planejar seu dia, deixe um espaço na agenda para atividades não programadas. Acredite, elas acontecem mais do que você imagina!

Planejamento

Essa característica não é surpresa para ninguém, certo? Um empreendedor, que cuida de tudo sozinho, precisa ser organizado e planejado. Afinal de contas, como ele vai conseguir fazer a gestão de todas as áreas se não exercitar seu poder de planejamento?

Aprendizado contínuo

O mundo muda rápido e, com ele, também as tecnologias, as possibilidades e a forma de trabalhar. Por isso, para que o negócio acompanhe a velocidade com que as coisas acontecem, é preciso estar em constante aprendizado.

Isso vale tanto para o lado prático, como o conhecimento de técnicas mais modernas, até o desenvolvimento profissional-pessoal, como cursos de gestão de tempo, liderança e planejamento.

Liderança

Um líder não é um chefe. A frase pode parecer clichê, mas ela deve estar te acompanhando em toda sua trajetória como empreendedor. Por mais que no início, você trabalhe sozinho, em algum momento pode começar a crescer e adicionar uma equipe ao negócio. 

Neste momento, mais do que um simples dono do local ou chefe, é hora de ser um líder e guiar o seu time ao sucesso.

Para se tornar um bom líder, é preciso conseguir dividir as funções entre os funcionários e ajudá-los no desenvolvimento de funções para que se mantenham motivados. Afinal de contas, um time que conquista impacta diretamente no sucesso da empresa.

Networking

Networking nada mais é do que a capacidade de se relacionar com pessoas do mesmo meio profissional que você. Ou seja, trocar informações, experiências e dicas! Nem sempre aquele negócio que está ao seu lado é apenas um concorrente, ele pode ser um grande parceiro que te ajuda a chegar mais longe.

Por isso, não corte relações com as pessoas que atuam no mesmo ramo, valorize esses contatos e lembre-se que eles podem ser muito úteis lá na frente!

Habilidade técnica e Habilidade empreendedora: tem diferença?

Sim! Quando falamos de habilidades técnicas, nos referimos ao conhecimento que impacta diretamente no fazer profissional. Por exemplo, um contador precisa ter como habilidade técnica, a matemática, assim como o advogado, o conhecimento das leis.

Mas, quando estamos apontando para habilidade empreendedora, falamos das características mais amplas, que não têm relação direta com a profissão. Por exemplo, um advogado e um contador podem apresentar características empreendedoras e começarem um negócio próprio, cada um em sua área.

Conte com o PagBank PagSeguro para cuidar do seu negócio!

Desenvolver um perfil de empreendedor não é fácil, mas é possível! Se esse é o seu sonho, já mostramos alguns pontos que é preciso desenvolver desde o início. 

Assim como o seu crescimento e aprendizado são importantes, o cuidado e a segurança também. Especialmente, quando envolve dinheiro! Por isso, ter uma conta digital gratuita PJ te deixará com mais tempo livre para se dedicar ao que importa!

A Conta PJ PagBank cuida não só do dinheiro da sua empresa, mas do seu futuro também. Gostaria de saber como? Confira nossos diferenciais:

Conta digital PJ PagBank: abra a sua!