Empreendedorismo: saiba o que é e quais os principais tipos no mercado

Resumo do texto

  • O que é empreendedorismo? 
  • Descubra quais são os principais tipos;
  • Veja quais nichos de negócio estão em alta em 2023!

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O empreendedorismo pode ser definido como a iniciativa de lançar um negócio próprio, mas vai muito além do significado prático: para muitas pessoas, empreender pode ser o caminho para gerar renda extra, alcançar independência financeira e até realizar um sonho.

Saiba mais sobre o que é empreendedorismo, quais seus principais tipos e o que é preciso para começar a explorar o mercado em busca das melhores oportunidades para a sua empresa.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o processo de criar e administrar novos negócios no mercado. Empreender também envolve melhorar o que já existe, seja por meio da inovação de produtos ou processos.

O objetivo principal do empreendedorismo é atender às necessidades de um mercado específico gerando valor econômico, social e ambiental. Existem muitas razões pelas quais uma pessoa resolve empreender, como:

  • Conquistar a independência financeira;
  • Colocar sonhos e metas pessoais em prática;
  • Desenvolver um produto novo ou melhor do que os disponíveis;
  • Fazer a diferença na sua comunidade e na sociedade;
  • Ter mais flexibilidade de horários e mais oportunidades de geração de renda.

A cada dia mais nascem empreendedores no Brasil. Só em 2023 o país viu o surgimento de 2,7 milhões de empresas, conforme dados do Governo Federal, elevando o total de negócios ativos para 21,8 milhões.

Porém, numa população total de 213 milhões de pessoas, ainda há muito espaço para crescimento e, para isso, é importante que você conheça os tipos de empreendedorismo.

Tipos de empreendedorismo

Existem diferentes formas de empreender. Separamos as três principais para você entender o que são e como funcionam. Confira!

Empreendedorismo individual

O empreendedor individual é aquele que cria sua empresa sozinho, sem nenhum sócio. A forma mais popular é o MEI, aprovado por lei em 2008 e criado para que os trabalhadores autônomos formalizem seus negócios.

Para se enquadrar nessa categoria, é necessário que o negócio tenha um faturamento anual abaixo dos R$81 mil, sem sócios e com a possibilidade de ter no máximo um funcionário.

É possível se registrar como MEI em mais de 500 especialidades e ainda contar com benefícios como:

  • Impostos mensais fixos e baixos;
  • Contribuição com a Previdência Social para ter direito à aposentadoria, licença-maternidade e auxílio-doença;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Isenção de alguns tributos federais;
  • Acesso a crédito por meio de programas do governo.

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social representa uma série de ações e iniciativas com foco em resolver desafios sociais, como a fome, doenças, falta de saneamento básico, entre outros. 

Mesmo que a missão central desses empreendimentos seja causar impacto social positivo, isso não impede que sejam financeiramente sustentáveis ou até lucrativos. Um filtro caseiro de água do mar pode ajudar muitas populações a terem acesso a água potável enquanto pode render um bom dinheiro.

Empreendedorismo digital

Uma das formas mais populares de empreendedorismo atualmente é criar negócios digitais. Podem ser infoprodutos, como cursos online, por exemplo, ou softwares, como ferramentas de automação de marketing digital. Entre as principais iniciativas, destacam-se:

  • Venda de e-books;
  • Podcasts;
  • Cursos e videoaulas;
  • Criação de aplicativos;
  • Softwares diversos;
  • Jogos online.

A crescente tendência do digital é evidenciada pelos números: uma pesquisa aponta que no primeiro trimestre de 2023 pequenas e médias empresas de e-commerce movimentaram R$703 milhões, um aumento de 22% com relação ao mesmo período em 2022.O que preciso saber para começar a empreender?

Iniciar um empreendimento requer planejamento e estratégia. O primeiro passo é definir o segmento ou área em que você deseja atuar. Com isso em mente, considere as seguintes etapas:

  1. Preparação: levante as necessidades iniciais, desde recursos materiais, como equipamentos e espaço, até serviços essenciais, como acesso à internet;
  2. Análise de mercado: avalie os pontos fortes e fracos de potenciais concorrentes para identificar oportunidades;
  3. Conhecendo o público: entenda as preferências e comportamentos do seu público-alvo;
  4. Formalização: registre sua empresa, começando pelo CNPJ;
  5. Marketing: promova sua marca e serviços nas redes sociais e em outras plataformas relevantes para o seu público-alvo.

Com todas essas informações você terá a base para começar a pensar no seu empreendimento. Mas antes é importante definir qual será o seu nicho de atuação.

O que é Empreendedorismo

O que devo saber antes de definir o meu nicho?

Essa escolha deve ser feita com calma, para garantir que você estará investindo tempo e recursos em algo que associe rentabilidade e afinidade. Sendo assim, confira três pontos principais para avaliar:

A importância da pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado é fundamental para entender o que seus clientes desejam e como sua empresa pode atendê-los melhor. Ela ajuda a tomar decisões mais esclarecidas, como por exemplo alocar o dinheiro nas estratégias que fazem mais sentido.

Na etapa de pesquisa você já vai começar a ter uma noção de rentabilidade do negócio que pretende lançar. Fique atento aos sinais, pois nem todo nicho é um mar de rosas.

Aprenda a identificar oportunidades de negócio

Observe as tendências de mercado: o que as pessoas sentem falta? A sua ideia de negócio resolve o problema de alguém? Foque seus esforços iniciais para responder essas perguntas e procure identificar oportunidades que se encaixam às suas ideias.

Desta maneira você começa unindo paixão pelo negócio com alta rentabilidade.

Avaliando a concorrência

Uma vez que você pesquisou o mercado e identificou oportunidades de negócio, comece então a estudar os seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem produtos parecidos com os que você vai oferecer. Analise a qualidade de cada item, preços, estratégias de marketing, como se posicionam no mercado e a opinião dos clientes que já compraram deles. 

Atenção: a avaliação da concorrência também envolve a análise minuciosa da quantidade de empreendimentos que estão vendendo a mesma solução. Ao mesmo tempo que o nicho tem mais público, também traz uma concorrência mais acirrada. É crucial equilibrar esses dois fatores antes de tomar a sua decisão final.

Negócios promissores: quais setores estão em alta?

Por mais que existam inúmeras possibilidades em diferentes nichos, você precisa entender quais estão em alta se quiser aumentar suas chances de faturar mais. Por isso, separamos os segmentos com mais destaque atualmente.

Os segmentos de mercado que mais crescem atualmente são :

  • Personalização: numa pesquisa sobre consumo de beleza, cosméticos e cuidados pessoais divulgada pela The Future Of Beauty E-commerce 2023, 73% dos entrevistados afirmaram que pagariam mais por itens personalizados;
  • Alimentação saudável: o setor que prevê maior expansão é o de comida saudável. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, 72% dos brasileiros passaram a cuidar mais da alimentação nos últimos anos;
  • Veganismo: o faturamento de produtos veganos pode chegar a U$34 bilhões até 2028, de acordo com a consultoria SkyQuest;
  • Aromaterapia: estima-se que o mercado mundial de óleos essenciais cresça 7,5% anualmente até 2027, podendo chegar a U$33,3 bilhões em faturamento;
  • Dermocosméticos: um estudo da TCP Partners indica que o setor de cosméticos e higiene pessoal gerou R$54 bilhões em receita para os fabricantes e deve ter um crescimento anual médio de 5,7% até 2025;
  • Inclusão de PCDs: um estudo feito pelo Google aponta que aproximadamente 45 milhões de brasileiros têm alguma deficiência e 51% dos entrevistados dizem que não se sentem representados na publicidade. Há um mar de oportunidades nesse nicho, e atender as necessidades desse público pode trazer um aumento significativo para o faturamento do seu negócio.
  • Idosos: dados da agência FleishmanHillard apontam que os idosos movimentam R$ 1,6 trilhão por ano, o que representa quase 20% de todo o consumo brasileiro. E ainda assim, 52% afirmam ter dificuldades de encontrar produtos que atendam às suas necessidades.

Encarando a realidade: os maiores desafios do mundo do empreendedorismo

Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. Você precisa se preparar para lidar com dificuldades como cenário econômico instável, dificuldade de acesso a crédito, falta de tempo hábil para se organizar e se dedicar ao empreendimento, entre outros.

Mas não se desespere: é possível organizar a sua vida de empreendedor dando atenção a três aspectos:

Gestão financeira para empreendedores

Lidar com as finanças do negócio exige tempo e conhecimento. É sobre planejar, controlar e analisar tudo o que envolve a movimentação de dinheiro para garantir que o saldo termine positivo no final do mês.

Para fazer a gestão financeira da sua empresa é essencial:

  • Registrar todas as entradas e saídas do caixa;
  • Estabelecer um orçamento mensal;
  • Controlar os custos para a produção da mercadoria, incluindo matéria-prima, fornecimento e transporte;
  • Criar limites bem definidos entre as contas pessoais e da empresa.

Como lidar com a incerteza e o risco

Ter alguns receios ao criar um negócio é comum, mas nada que um bom planejamento não resolva. Identifique os riscos potenciais, como a concorrência e as mudanças no mercado, e crie estratégias para prever eventualidades e reduzir danos no caso de imprevistos. 

Lembre-se de criar uma reserva financeira para enfrentar as adversidades e esteja disposto a se adaptar às mudanças. É importante manter um equilíbrio entre cautela e ousadia.

A importância do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é essencial para guiar o sucesso do seu negócio. Ele ajuda a definir metas claras, identificar oportunidades e ameaças, direcionar recursos de forma eficiente e manter o foco nos objetivos.

Acelere o seu empreendimento com o PagBank!

O PagBank tem as melhores soluções para você acelerar o seu empreendimento e aumentar o faturamento. Uma delas é o PagVendas, uma ferramenta de automação comercial com funções como:

  • Controlar a frente de caixa em tempo real;
  • Gerenciar produtos e estoque de forma eficiente;
  • Agendar horários para atendimento ao consumidor;
  • Organizar suas vendas e contatos de clientes;
  • Criar sua loja online;
  • Emitir notas fiscais facilmente;
  • Atrair e fidelizar clientes com o ClubePag;
  • Extrair relatórios detalhados de vendas e muito mais.

Além disso, para organizar as finanças do seu empreendimento é só usar a conta PJ do PagBank. Ela é gratuita, 100% digital e ainda rende 100% do CDI. Conte ainda com outras vantagens úteis para o seu negócio, como:

  • TED e Pix gratuitos e ilimitados;
  • Cartão de crédito grátis com o limite que você quiser;
  • Emissão de boletos via app;
  • Folha de Pagamento;
  • Poupar Automático com o valor das vendas;
  • Plataforma completa de investimentos.

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