Resumo do texto
- Entenda o que é e como fazer o Certificado Digital MEI;
- Saiba os benefícios desse documento eletrônico;
- Veja como facilitar a gestão do seu negócio com o PagBank.
Você sabia que o Microempreendedor Individual (MEI) tem a tecnologia como parceira para facilitar a rotina do seu trabalho?
O Certificado Digital MEI é uma ferramenta que pode trazer vários benefícios ao seu negócio, principalmente se o seu trabalho é online e realiza muitas movimentações pela internet.
Entenda a importância deste documento eletrônico, como ele funciona e saiba como solicitar o seu!
O que é Certificado Digital MEI?
É um documento eletrônico que funciona como uma assinatura digital. Ele permite que pessoas jurídicas (PJ) façam transações fiscais de forma segura e prática pela internet.
Com isso, você pode garantir a regularidade do seu negócio no meio online, ou seja, ele funciona como uma identidade digital.
O Certificado Digital MEI não é obrigatório, mas para quem é MEI e presta serviços para outra empresa, ele pode ser uma boa opção. Assim, você irá emitir notas fiscais de forma eletrônica (NF-e), com mais facilidade.
Lembrando: não é obrigatório fornecer nota fiscal quando vender um produto ou realizar serviços para pessoas jurídicas.
Confira os principais benefícios da certificação
O Certificado possui diversas vantagens, ele é uma assinatura eletrônica com autenticidade, onde você pode usar para diversas finalidades, principalmente nas suas vendas e prestações de serviços online.
Esta tecnologia é toda virtual, garantindo proteção dos seus dados, além de permitir que você receba informações de forma segura, transmitidas pela Receita Federal.
Contudo o Certificado Digital para MEI é muito utilizado para o fornecimento de notas fiscais, confira as que exigem autenticação virtual:
- NF-e: nota fiscal comum eletrônica, relacionada ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- NFC-e: nota fiscal do consumidor eletrônica, oferecida ao cliente após a venda de algum produto;
- CT-e: documento de conhecimento de transporte eletrônico que permite a movimentação de cargas;
- NF-e Avulsa: nota fiscal eletrônica avulsa, serve como comprovante de uma transação comercial;
- NFS-e: nota fiscal de serviços eletrônica, é um documento que substitui a Declaração de Serviços na prefeitura.
Como fazer meu Certificado Digital MEI?
O microempreendedor individual pode solicitar seu Certificado Digital MEI para uma Autoridade Certificadora habilitada pelo ICP-Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Este documento é pago e os preços podem variar de acordo com a empresa e modelo do documento. Lembre que, ao fazer sua solicitação, você vai precisar do seu CNPJ, RG e CPF. Por isso, é importante realizar uma pesquisa antes de criar seu certificado.
Em seguida é preciso ir até uma Autoridade de Registro para validar todos os seus dados e registrar a senha de acesso. Feito isso, estará pronto para usar o seu documento digital.
Facilite a gestão do seu microempreendimento com o PagBank
Agora que você já sabe como funciona o Certificado Digital MEI, que tal utilizar um banco 100% digital que irá ajudar na gestão do seu negócio?
O PagBank é gratuito e oferece acesso através do super app. É possível abrir uma conta com o CNPJ e fazer tudo pela tela do celular, é simples, prático e rápido.
Aqui estão à sua disposição:
- TEDs grátis e ilimitadas;
- PagBank Saúde para cuidar de você e da família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
- Cartões internacionais gratuitos para usar em compras e pagamentos;
- CDBs PagBank e Fundos de Investimento disponíveis no super app para fazer seu dinheiro render mais que o dobro da poupança;
- Cashback nas compras feitas no Shopping PagBank;
- Recarga de celular pelo super app com cashback.