Resumo do texto

  • Planejar uma viagem é uma tarefa que precisa de muita organização financeira;
  • Saiba quais são os principais gastos que envolvem viajar;
  • Descubra como planejar uma viagem em 7 passos.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Sonha em pegar a estrada – ou o avião – mas não tem ideia de como planejar uma viagem? Aperte os cintos que a gente te ajuda!

É preciso organização e paciência. Planejar para conhecer novos lugares é simples, mas vai além de apenas guardar dinheiro, é necessário um plano para saber quais são as coisas mais importantes a se fazer e, claro, planejamento financeiro.

Para te ajudar nessa missão, separamos 7 passos essenciais para organizar sua viagem e uma forma de fazer o dinheiro que você vai juntar render ainda mais. Confira!

Entenda porque o planejamento financeiro é importante para programar uma viagem

Tudo na vida que envolve dinheiro precisa de planejamento e viajar não é diferente. Você precisa organizar as finanças para fazer a viagem sem preocupações.

É muito importante definir quanto vai gastar e então guardar dinheiro aos poucos até chegar no valor total. Essa é a primeira parada para saber como planejar uma viagem.

A seguir, confira alguns custos que envolvem sair de casa.

Confira os principais gastos de uma viagem

Passagens e transporte

Tudo começa com o meio de transporte, certo? Não importa se vai viajar de ônibus, carro ou avião, precisa pesquisar muito e um tempo antes.

No caso das passagens de avião, comece a pesquisar os preços 90 dias antes da data da viagem para encontrar as opções mais baratas. Ficar de olho no preço das passagens será parte da rotina, pois os preços podem mudar a cada dia.

No caso dos ônibus as passagens costumam manter o preço, mas é importante pesquisar quais companhias fazem o trajeto que você busca e conferir quais valores se encaixam mais com o que está procurando.

E se a viagem for de carro, pense nos gastos com combustível, calcule as melhores rotas e, para evitar gastar em restaurantes na estrada, leve lanchinhos feitos em casa, assim a economia é maior.

Acomodação

Nem só de hotel se faz a acomodação de uma viagem. Opções como hostels e quartos no Airbnb podem tornar o gasto com hospedagem muito mais em conta.

Nos hostels é possível reservar quartos compartilhados com banheiro coletivo. Na maioria das acomodações desse estilo, existem quartos mistos, femininos ou masculinos.

O Airbnb é uma plataforma de aluguel de hospedagens onde as pessoas disponibilizam imóveis inteiros ou somente um quarto para reserva de diárias. Assim como os hostels, é uma opção mais em conta que hotéis tradicionais.

Alimentação

Se a ideia é economizar, pense em comer menos em restaurantes. Opte por comida de rua e lanchonetes e, se o seu hostel ou Airbnb tiver cozinha, que tal cozinhar a própria comida? Você pode ir a supermercados e garantir várias refeições por um preço mais baixo.

Outra ideia é escolher acomodações que oferecem café da manhã como parte da diária, assim você faz essa refeição mais reforçada pela manhã e garante energia para o restante do dia.

Passeios e lazer

Pesquise os preços das entradas de passeios, museus, parques e todos os lugares que gostaria de conhecer na cidade.

Para aproveitar sem gastar pesquise lugares que não cobram entrada e por passeios gratuitos na cidade.

Veja como organizar uma viagem em 7 passos

Faça uma análise dos custos da viagem

Pesquise de maneira detalhada todas as despesas da viagem. Comece pelos básicos como passagem, hospedagem e transporte para os passeios.

É a partir da anotação desses custos que você vai ter noção de quanto irá gastar com toda a viagem.

Estabeleça o orçamento ideal

Converse com outras pessoas que já viajaram para o lugar e pergunte quanto elas gastaram. Pesquise em blogs sobre como planejar uma viagem e saiba quanto geralmente se gasta em um passeio como o que escolheu.

Faça uma reserva mensal

Orçamento feito, é a hora de começar a guardar dinheiro! Vá juntando a reserva da viagem para conseguir o valor total. Estabeleça uma quantia mensal para guardar e não gaste com outras coisas.

Corte os gastos extras

Sabemos que para economizar é preciso muita disciplina. Comece mudando hábitos e corte todo gasto que puder, como lanche na rua, aparelhos na tomada sem necessidade, serviços pouco usados e compras por impulso.

Crie um calendário para organizar a viagem

Coloque no calendário tudo o que quer fazer durante a viagem, junto com os dias e horários. Esse calendário pode ser feito com papel e caneta ou então em uma planilha.

Antes de colocar no calendário, confira se alguma das atividades só pode ser realizada em datas específicas ou se necessitam de reserva.

Pesquise passagens aéreas todos os dias

As companhias aéreas costumam fazer promoções em vários horários (inclusive de madrugada), então, você deverá pesquisar todos os dias até encontrar o melhor preço.

Utilize suas milhas

Considere usar as milhas para comprar as passagens. E se você usa bastante o cartão de crédito vale a pena se cadastrar nos programas de fidelidade da operadora do cartão. Esses programas dão pontos por compras feitas que podem ser trocadas por milhas.

PagBank: o melhor destino para suas economias

No super app PagBank, você encontra um banco completo e grátis, que está na palma da mão e que vai ser seu companheiro de viagem. Com ele você guarda as economias em uma conta que rende mais que a poupança e pode, inclusive, aplicar esse valor para ter ainda mais rentabilidade, como o CDB PagBank 200% do CDI com liquidez diária. Ele é o destino ideal para guardar suas economias para viajar, além de ter fácil acesso, bom rendimento e garantia do FGC.

Junto às opções de investimento você também encontra:

Se ainda não é nosso cliente, conheça agora mesmo o super app e confira as opções de investimentos que colocamos à sua disposição!

Baixe grátis o super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”