Como planejar uma viagem sem ficar no vermelho? Confira dicas para economizar!

Resumo do texto

  • Saiba como planejar uma viagem gastando pouco;
  • Confira dicas para não gastar mais do que deve na viagem;
  • Conheça alguns fatores que podem deixar sua viagem cara.

 

Está pensando em visitar aquele lugar dos sonhos, mas não quer se enrolar com dívidas ou gastar mais do que pode? Calma que a gente te ajuda!

Para planejar uma viagem, que caiba no orçamento e não te deixe no vermelho, é preciso organização e antecipação. Quanto antes você começar a se preparar, mais fácil economizar e escolher opções mais baratas.

Veja como planejar uma viagem gastando pouco e já comece a pensar nas próximas férias!

Veja como Planejar sua Viagem

Como planejar uma viagem sem prejudicar as finanças

A palavrinha mágica aqui é organização! Fazer escolhas com antecedência e planejar como serão os dias de descanso pode ser o segredo para economizar na hora de viajar! Antes de começar a comprar as passagens e reservar hotéis, organize pontos importantes como:

Defina um orçamento para viajar

Tenha em mente quanto você pode gastar com essa aventura! Procure manter o valor dentro do seu orçamento para não adquirir dívidas. A partir desse valor é possível tomar outras decisões que vão influenciar no preço final da viagem.

Anote todos os gastos em uma planilha

Para montar um planejamento, é preciso visualizar os gastos, quanto ainda tem dentro do seu orçamento e o que está levando a maior parte dele. Por isso, crie uma planilha para organizar a viagem. Nela, anote tudo que pesquisou, o que já foi comprado e o valor que está sendo gasto.

Veja qual destino mais combina com seu bolso

É claro que você tem uma lista de lugares que gostaria de conhecer, mas agora é hora de olhar para essa lista e definir quais se encaixam no orçamento das férias!

Escolha o período do ano em que irá viajar

Tenha muita calma na hora de fazer essa escolha! Dependendo da época do ano, alguns destinos ficam mais caros. Se você vai tirar férias do trabalho e pode escolher a data, tente fugir dos períodos de “alta temporada”, quando todo mundo está viajando. 

Decida como será feito o pagamento da viagem

Se tem dinheiro guardado e pode fazer o pagamento à vista, aproveite essa oportunidade para negociar descontos. Entretanto, se for aproveitar o cartão de crédito para parcelar as compras, procure se organizar para deixar tudo pago antes da viagem acontecer, assim, os gastos que tiver no local não se acumulam.

Não esqueça de separar uma quantia para emergências

Não deixe sua conta zerada e o limite do cartão esgotado! É importante separar um valor para eventuais emergências, que podem acabar ultrapassando o que você programou.

6 dicas para economizar durante a viagem

Agora que você já está com o planejamento pronto, é hora de pensar em como poupar ao longo da viagem! É possível gastar menos com algumas escolhas mais eficientes. Veja só:

Compre as passagens com antecedência

Se a sua viagem for depender de uma passagem aérea, pesquise com a maior antecedência possível. Defina as datas, o destino, o orçamento e já comece a procurar o meio de transporte. Quanto antes comprar, maior a chance de economizar significativamente nessa etapa!

Procure por uma hospedagem com boa localização

Não pesquise apenas por hotéis com muitas estrelas! Dê preferência à hospedagem com localização estratégica, assim, você vai economizar no transporte no dia a dia. Atualmente, hostels e hospedagens de Airbnb podem ser mais vantajosas do que os hotéis tradicionais.

Utilize um meio de transporte com bom custo benefício

Antes de pular dentro de um táxi ou carro de aplicativo, pesquise outras formas de se locomover. Lembre-se que, se for possível caminhar, além de economizar, você pode conhecer um pouco mais do local que está visitando! Também considere metrô, ônibus e trem para andar pela região.

Pesquise atrações turísticas gratuitas

Sabe aquelas listas de “x coisas que você não pode deixar de fazer no lugar tal”? Elas estão cheias de opções gratuitas! E ainda é possível dar uma olhada em sites como Trip Advisor para encontrar sugestões de outros viajantes que já estiveram no local. Pode não parecer, mas tem muita coisa gratuita disponível para turistas!

Não ultrapasse o peso permitido das malas

Fique de olho no quanto você está carregando! Se fizer compras na viagem, leve uma pequena balança de bagagens para ter certeza que não extrapolou o peso máximo, assim, não vai precisar pagar para carregar suas malas no avião. 

Faça um seguro viagem de qualidade

Dependendo do destino escolhido, o seguro viagem é obrigatório. Mas na hora de escolher o serviço, opte por uma empresa de confiança que possa, realmente, te ajudar caso seja necessário. Muitos tem cobertura para bagagens perdidas e atraso em voo, problemas que nunca pensamos que vamos passar, mas que podem acontecer!

Conheça alguns fatores que podem deixar sua viagem mais cara

Se existem algumas coisas para te ajudar a economizar durante a viagem, tem outras que podem acabar guardando surpresas desagradáveis:

  • Pular a etapa do planejamento: se você não organizar a viagem com antecedência, pode ser pego de surpresa com decisões que vão encarecer as férias!
  • Passear na alta temporada: se puder definir quando vai tirar férias, dê preferência para os períodos mais tranquilos. Mas se for inevitável, procure por destinos menos disputados e dê mais valor ainda ao planejamento!
  • Gastos com compras aleatórias: faça uma lista com o que pretende comprar e quem vai ganhar um presente. Assim, evita um gasto extra com compras que não foram programadas;
  • Custos de passeios que não estavam planejados: se você pula a etapa de organização da viagem, pode gastar com passeios que não estavam no roteiro!

Está planejando uma viagem? Seus investimentos podem te ajudar nessa etapa!

Se você vai usar esse texto para começar a planejar uma viagem, tem mais uma dica para te ajudar! Enquanto pesquisa o destino e o período escolhido, seu dinheiro vai ficar parado? Nada disso! Ele pode render!

Pegue aquele valor parado na conta e faça um investimento em CDB no super app PagBank. Com Liquidez Diária já no primeiro dia seu dinheiro começa a render! Enquanto isso, você faz todo o planejamento com tranquilidade!

Veja como é simples aplicar o seu dinheiro em um dos CDBs PagBank:

  1. No super app PagBank, clique em “Produtos e Investimentos”;
  2. Em seguida, vá em “Investimentos”;
  3. Escolha “Renda Fixa”;
  4. Escolha a melhor opção de rentabilidade!
  5. Agora, vá em “Investir”.

Comece a investir pelo app PagBank e tire seus sonhos do papel!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”