Resumo do texto

  • Planejamento financeiro pessoal é o primeiro passo para controlar os gastos;
  • Entenda o que é foco financeiro e saiba como alcançar suas metas;
  • Saiba como manter o controle de gastos e atingir seus objetivos.

Baixe o super app PagBank!

 

Poupar dinheiro é uma atitude que pode (e deve!) fazer parte da sua rotina. Quem controla os gastos consegue fugir de dívidas, economizar e até investir pensando no futuro. É como diz o ditado: quem poupa sempre tem. 

Se você acha difícil adotar esse hábito, nós vamos te mostrar como pode ser fácil controlar os gastos e tornar a economia algo presente no seu dia a dia.

Entenda a importância do planejamento financeiro pessoal

Ter planejamento financeiro pessoal faz com que você consiga pagar suas contas sempre em dia e fugir de dívidas. Ele também traz clareza para entender quanto você ganha e como são seus gastos.

Junto com tudo isso, surge o principal benefício: dinheiro sobrando no final do mês. Com boa organização financeira, você consegue poupar para realizar seus sonhos e se preparar para o futuro.

Planejamento precisa de foco!

Quantas vezes você definiu uma meta e não cumpriu? De nada adianta esforço para criar um bom planejamento se não houver disciplina com os objetivos.

Para economizar e descobrir quanto você gasta por mês, é necessário manter o foco, lembrar de anotar os gastos e cumprir as metas. Quando o assunto é dinheiro, o controle tem que ser diário. Ficar alguns dias sem anotar pode deixar o acompanhamento confuso e incerto, por isso, tenha disciplina.

Reserve 10 minutinhos diários para essa tarefa. Em pouco tempo você deixa tudo anotado e dorme tranquilo, com a certeza que nenhuma despesa está fora do seu controle.

5 passos para manter o controle de gastos

Para o seu planejamento financeiro funcionar, o controle de gastos é fundamental. Saiba como fazer um bom plano com cinco passos simples.

Estabeleça boas metas

Metas precisam ser claras, objetivas e realistas. Se você quer guardar 10 mil reais em cinco anos, que tal trocar um plano tão grande por algo mais simples, como poupar 150 reais por mês durante cinco anos?

Uma meta complicada não vai te estimular, muito menos se ela estiver fora da sua realidade (como guardar R$20 mil em um ano sendo que você ganha R$2 mil por mês).

Pense no fator motivação. O que é mais interessante? Cumprir uma meta pequena por mês ou fechar todos os meses do ano de olho em uma meta que nunca termina?

Quem alcança resultados tem motivos para ficar empenhado, pense nisso quando for criar suas metas. 

Evite compras por impulso

Comprar sem planejamento é um dos maiores vilões do controle de gastos. Você precisa driblar a vontade de comprar e dar fim às compras por impulso.

Para evitar esses erros, vá ao supermercado com uma lista só de coisas necessárias e evite comprar quando estiver vivendo momentos de ansiedade ou nervosismo.

Reserve uma parte do orçamento para imprevistos

Imprevistos acontecem. Seja um conserto no carro, uma manutenção em casa ou um problema de saúde. Esse tipo de situação costuma tirar o foco e prejudicar o controle de gastos, mas você pode se antecipar a esses acontecimentos inesperados.

Para isso, o segredo é se preparar, portanto, sempre guarde uma reserva para emergências, assim, você não irá se perder ou se desmotivar quando uma situação de emergência mexer com o orçamento.

Mude alguns hábitos

Dentro da rotina sempre existem oportunidades de economizar. Você precisa olhar para o seu dia a dia para identificar como pode enxugar gastos.

Quer alguns exemplos? Então vamos começar com alimentação. 

Sabe aquela pizza da sexta à noite? Por que não economizar um pouco e fazer um pedido a cada 15 dias?

Outra dica interessante: vá ao mercado com a lista pronta, nada de ir lembrando das coisas aos poucos, assim você evita colocar no carrinho produtos desnecessários que só vão engordar a conta.

Percebe como basta mudar alguns detalhes bem pequenos? Nem sempre a economia tem a ver com cortar o pacote de internet ou cancelar a compra de algo que você precisa muito. Um olhar mais atento para a rotina já é o suficiente para encontrar boas possibilidades.

Use planilhas e listas para a organização financeira

Colocando todos os gastos em uma planilha, fica fácil visualizar a situação financeira. Ela ajuda a observar desde os gastos mais pesados até aquele chiclete comprado no caminho de volta para casa.

Não confie na sua mente ou em um pedaço de papel qualquer. Vale muito mais a pena usar uma boa ferramenta, que é simples e mantém tudo salvo no computador ou celular. 

E você nem precisa se preocupar em montar essa planilha. Nós já temos ela prontinha para seu uso. Clique aqui para baixar. 

Economizou? Então é hora do próximo passo: investir!

Se você quer guardar o seu dinheiro com segurança e rendimento, precisa conhecer os CDBs PagBank. 

São investimentos de baixo risco que contam com a garantia adicional do FGC e podem ser uma boa opção para guardar as economias e ver seu dinheiro crescer.

Você aplica direto pelo super app, sem complicações e nem burocracia. Aproveite e conheça nossos CDBs de Liquidez Diária, que permitem o resgate apenas 24h depois da aplicação inicial e com rendimento.

Para aplicar é muito simples. Você só precisa abrir uma conta grátis no PagBank seguindo os seguintes passos:

  1. Abra o super app e clique na opção Produtos e Investimentos do menu inicial;
  2. Clique em Aplicar meu dinheiro;
  3. Agora você precisa escolher entre as opções CDBs PagBank disponíveis no super app;
  4. Em seguida, clique em Investir.

Conheça os CDBs PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”