Resumo do texto
- Saiba o que é o split de pagamento;
- Entenda como esse recurso funciona;
- Conheço os benefícios do split de pagamento para sua empresa.
Você já passou pela situação de comprar itens de uma loja online em um marketplace? Sabia que essa transação envolveu mais de um recebedor e cada um recebeu em sua conta um valor referente a essa transação? Parece mágica, não é mesmo? Mas na verdade, isso é possível graças ao split de pagamento!
Descubra como o split de pagamento funciona, seus benefícios e como ele pode facilitar a divisão do dinheiro entre os recebedores e a plataforma.
O que é split de pagamento?
O split de pagamento é uma solução inteligente que divide automaticamente o dinheiro entre todas as pessoas ou empresas envolvidas em uma transação. Ele é responsável por direcionar os valores corretos para cada plataforma, loja ou prestador de serviços participante.
Os clientes podem realizar pagamentos que envolvem vários recebedores de uma vez só, sem a necessidade de fazer pagamentos separados. Isso proporciona mais comodidade e praticidade nas compras online.
Como funciona o split de pagamento?
Quando a transação é criada, é definido o valor que cada envolvido receberá, seja em percentual ou em valor fixo.
Quando o cliente faz a compra, o sistema recebe o valor total da transação e, com base na divisão estabelecida, realiza a liquidação automática direto na conta de cada participante.
Para qual tipo de negócio o split é indicado?
Essa solução é indicada para qualquer negócio em que o valor das vendas precisa ser dividido por diferentes partes. Com ele, é possível simplificar a gestão financeira e reduzir os riscos de erros na divisão.
Vários tipos de empresas podem ser beneficiadas ao usar o split de pagamento. Desde e-commerces, negócios comissionados, parcerias, entre outros. Quer ver como?
Vamos supor: a Maria entra no site de um marketplace para fazer a compra de um notebook vendido por um lojista X. Ao realizar o pagamento, o valor total é direcionado para os envolvidos na transação: o marketplace, o lojista e o responsável pela entrega daquela compra.
Quando devo considerar um split de pagamento?
Além dos casos em que a venda envolve vários participantes, também é interessante considerar a implementação:
- Se sua empresa faz muitas vendas online que envolvam mais de um recebedor;
- Em marketplaces ou plataformas de serviços, pois costumam funcionar como um “shopping virtual”, em que o cliente pode comprar de várias lojas;
- Se o seu negócio trabalha com modelos de comissões, porque, com o split de pagamento, elas serão divididas de forma justa e transparente.
Quais os benefícios do Split de Pagamento?
Crescimento em vendas
Os compradores não precisam passar por vários checkouts para concluir as compras, o que torna o processo mais fácil e rápido. Isso pode levar a um aumento da taxa de conversão e até do valor do ticket médio.
Redução de custos
Com um processo de divisão de receitas automatizado, não há necessidade de ter uma pessoa realizando a tarefa manualmente. Isso resulta em economia de tempo e dinheiro, além de evitar erros e retrabalho.
Gestão tributária
O split de pagamento faz o repasse das comissões diretamente para os fornecedores. Como o dinheiro não passa pela conta do empreendedor, não há chance de bitributação (quando existe a cobrança feita mais de uma vez por um mesmo tributo).
Maior segurança
É possível ter controle dos produtos que estão vendendo, dos valores das vendas e das datas em que os pagamentos são feitos. Além disso, a automatização do processo diminui o risco de fraudes.
Automatização em vendas
A partir do momento em que o pagamento é feito, até a divisão dos valores, tudo é feito automaticamente. Não é necessário fazer lançamentos ou outro trabalho manual. Isso agiliza o processo da compra, melhorando a experiência do cliente e também tornando a operação de venda mais eficiente.
Como criar um split de pagamento com o PagBank?
Receber e gerenciar seus pagamentos pelo PagBank é muito simples. Quando uma transação é feita, os valores são divididos de acordo com as normas de comissionamento do seu negócio, sem ter que se preocupar com a bitributação.
Acesse nossa documentação pública para entender melhor sobre o processo de integração para começar a transacionar o Split de Pagamentos.