Facilite as transações do seu negócio com o Split de Pagamento!

Resumo do texto

  • Saiba o que é o split de pagamento;
  • Entenda como esse recurso funciona;
  • Conheço os benefícios do split de pagamento para sua empresa.

Split de pagamento: solução completa para seu negócio

 

Você já passou pela situação de comprar itens de uma loja online em um marketplace? Sabia que essa transação envolveu mais de um recebedor e cada um recebeu em sua conta um valor referente a essa transação? Parece mágica, não é mesmo? Mas na verdade, isso é possível graças ao split de pagamento!

Descubra como o split de pagamento funciona, seus benefícios e como ele pode facilitar a divisão do dinheiro entre os recebedores e a plataforma.

O que é split de pagamento?

O split de pagamento é uma solução inteligente que divide automaticamente o dinheiro entre todas as pessoas ou empresas envolvidas em uma transação. Ele é responsável por direcionar os valores corretos para cada plataforma, loja ou prestador de serviços participante.

Os clientes podem realizar pagamentos que envolvem vários recebedores de uma vez só, sem a necessidade de fazer pagamentos separados. Isso proporciona mais comodidade e praticidade nas compras online.

Como funciona o split de pagamento?

Quando a transação é criada, é definido o valor que cada envolvido receberá, seja em percentual ou em valor fixo.

Quando o cliente faz a compra, o sistema recebe o valor total da transação e, com base na divisão estabelecida, realiza a liquidação automática direto na conta de cada participante.

Para qual tipo de negócio o split é indicado?

Essa solução é indicada para qualquer negócio em que o valor das vendas precisa ser dividido por diferentes partes. Com ele, é possível simplificar a gestão financeira e reduzir os riscos de erros na divisão.

Vários tipos de empresas podem ser beneficiadas ao usar o split de pagamento. Desde e-commerces, negócios comissionados, parcerias, entre outros. Quer ver como?

Vamos supor: a Maria entra no site de um marketplace para fazer a compra de um notebook vendido por um lojista X. Ao realizar o pagamento, o valor total é direcionado para os envolvidos na transação: o marketplace, o lojista e o responsável pela entrega daquela compra.

split de pagamento

Quando devo considerar um split de pagamento?

Além dos casos em que a venda envolve vários participantes, também é interessante considerar a implementação:

  • Se sua empresa faz muitas vendas online que envolvam mais de um recebedor;
  • Em marketplaces ou plataformas de serviços, pois costumam funcionar como um “shopping virtual”, em que o cliente pode comprar de várias lojas;
  • Se o seu negócio trabalha com modelos de comissões, porque, com o split de pagamento, elas serão divididas de forma justa e transparente.

Quais os benefícios do Split de Pagamento?

Crescimento em vendas

Os compradores não precisam passar por vários checkouts para concluir as compras, o que torna o processo mais fácil e rápido. Isso pode levar a um aumento da taxa de conversão e até do valor do ticket médio.

Redução de custos

Com um processo de divisão de receitas automatizado, não há necessidade de ter uma pessoa realizando a tarefa manualmente. Isso resulta em economia de tempo e dinheiro, além de evitar erros e retrabalho.

Gestão tributária

O split de pagamento faz o repasse das comissões diretamente para os fornecedores. Como o dinheiro não passa pela conta do empreendedor, não há chance de bitributação (quando existe a cobrança feita mais de uma vez por um mesmo tributo).

Maior segurança

É possível ter controle dos produtos que estão vendendo, dos valores das vendas e das datas em que os pagamentos são feitos. Além disso, a automatização do processo diminui o risco de fraudes.

Automatização em vendas

A partir do momento em que o pagamento é feito, até a divisão dos valores, tudo é feito automaticamente. Não é necessário fazer lançamentos ou outro trabalho manual. Isso agiliza o processo da compra, melhorando a experiência do cliente e também tornando a operação de venda mais eficiente.

Como criar um split de pagamento com o PagBank?

Receber e gerenciar seus pagamentos pelo PagBank é muito simples. Quando uma transação é feita, os valores são divididos de acordo com as normas de comissionamento do seu negócio, sem ter que se preocupar com a bitributação.

Acesse nossa documentação pública para entender melhor sobre o processo de integração para começar a transacionar o Split de Pagamentos.

Split de pagamento: solução completa para seu negócio