Taxa de entrega de delivery: veja como cobrar o valor ideal para o envio de pedidos

Resumo do texto

  • Confira como calcular a taxa de entrega ideal para o seu negócio;
  • Entenda como funciona o pagamento do entregador;
  • Veja como fazer cobranças pelas redes sociais e WhatsApp.

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Antes de adotar um sistema de entregas na sua loja é importante saber como calcular a taxa de entrega delivery.

O delivery se tornou cada vez mais popular, já que une agilidade, conforto e praticidade em um único serviço.

Altas taxas podem espantar os clientes, por isso é preciso balancear os custos do produto e do transporte. Veja como encontrar a medida certa com as dicas que separamos para você, confira!

Saiba como estabelecer a taxa de entrega do seu delivery

Mesmo com os deliverys gratuitos, nenhuma entrega é livre de custos. Sabendo disso, é preciso entender como calcular a taxa de entrega do delivery para que o preço seja justo para os clientes, entregadores, e claro, para o seu negócio.

Confira algumas dicas a seguir.

Contabilize os custos

Sempre que um produto é transportado até a casa de um cliente o valor da taxa de entrega do delivery deve ser considerado no custo final do pedido.

Para isso é necessário contabilizar tudo, veja o que somar no momento de avaliar os gastos:

  • taxa de entrega do app de delivery;
  • remuneração do entregador;
  • formato de transporte escolhido;
  • distância percorrida;
  • embalagens para entrega;
  • gastos extras com imprevistos nos pedidos.

Escolha o aplicativo ideal

Os aplicativos de delivery cobram taxas dos estabelecimentos ou percentuais sobre as vendas feitas. Este valor acaba entrando no preço dos produtos, além disso, os próprios apps criam promoções aos usuários que acabam impactando no lucro dos restaurantes.

Confira algumas dicas de como escolher o aplicativo ideal e conseguir a melhor taxa de entrega de delivery:

  • opte por um app onde as entregas vão além de refeições;
  • confira se o aplicativo está disponível na sua região;
  • veja se ele é compatível com os sistemas Android e iOS;
  • saiba a opinião de quem já é usuário;
  • escolha um app com bom alcance de público, assim você tem mais chances de vender.

Defina o veículo

O modo de transporte dos pedidos reflete na taxa de entrega do delivery. É importante que o negócio defina qual, ou quais, serão os veículos usados para o serviço, veja as principais formas de entrega dos pedidos:

  • moto: é o meio mais comum de fazer entregas, as motos são ágeis e consomem menos combustível se comparadas ao carro;
  • bicicleta: este formato de delivery é mais sustentável e possui menos gastos com manutenção, ideal para entregas de curta distância;
  • carro: apesar de ter mais gastos, um carro pode levar um maior número de pedidos, inclusive itens grandes e pesados.

Saiba qual é a área de entrega

Outro fator que influencia (e muito) na taxa de entrega do delivery é a área de atendimento. Nem sempre é possível realizar o serviço em toda a cidade e a grande distância pode interferir na qualidade do produto no momento da entrega.

Portanto, delimitar a região é uma estratégia importante para reduzir as taxas e não ter prejuízos no seu negócio. Veja uma relação entre quilometragem e custo médio que pode ser adotada:

  • de 1 km até 2 km: R$ 5,00;
  • de 3 km até 5 km: R$ 8,00;
  • de 5 km até 7 km: R$ 10,00.

Tenha em mente o tipo de veículo que será utilizado e o valor do combustível.

Determine a porcentagem do entregador

A porcentagem para quem faz as entregas gira em torno dos 25% do valor do pedido. Negocie com o profissional e defina  um valor justo pelo trabalho e que esteja dentro da sua margem de lucro.

Você pode escolher entre um preço fixo ou por distância, como mostrado acima. A taxa de entrega do delivery também pode ter um valor mínimo, que irá depender do próprio aplicativo escolhido.

Encontre um preço equilibrado

Agora, após fazer as contas e tabelar os custos é o momento de pensar qual será o preço cobrado do cliente.

É preciso encontrar uma maneira de manter equilibrado o valor da taxa de entrega do delivery, assim, esta cobrança não irá impactar nas suas vendas e nem na experiência do cliente.

Utilize estratégias como incluir o preço da entrega no valor final dos produtos, ou arcar com os custos do envio do pedido, oferecendo taxa gratuita a partir de um valor mínimo de compra.

O importante é ser justo no momento de pagar os entregadores, oferecer um valor acessível aos clientes e ainda assim evitar prejuízos para o negócio.

Conheça um jeito rápido e fácil de vender pelas redes sociais

Se você prefere trabalhar por conta própria, sem depender de aplicativos nem contratar entregadores fixos para o seu negócio, temos uma dica!

Você pode vender pela internet via redes sociais ou pelo WhatsApp utilizando o Link de Pagamento.

Com ele, os clientes poderão pagar através de um link que você envia. É muito rápido, fácil e independente, confira mais vantagens:

  • crie links de pagamento com apenas alguns cliques;
  • compartilhe de forma ilimitada;
  • venda com segurança nas redes sociais;
  • ganhe a confiança dos clientes com um meio seguro de cobrança.

Conheça mais sobre o Link de Pagamento!