Resumo do texto
- Entenda como a taxa de entrega funciona;
- Saiba o que considerar na hora do cálculo;
- Descubra como fazer uma gestão das entregas de forma eficaz.
De cozinha você entende, mas e de fazer a sua comida chegar na melhor qualidade ao seu cliente? Empreender pede que você conheça bem a sua atividade principal, mas também demanda que haja controle em diferentes aspectos do negócio.
E para um negócio que faz entregas, o delivery vem logo depois da cozinha. Seus clientes esperam que seja rápido e que a comida chegue quente e você quer achar tudo isso pelo menor custo possível. É nesse ponto que bate a dúvida: como calcular a taxa de entrega?
Mais comum do que você imagina, essa dúvida vai ser respondida bem aqui! Confira o conteúdo onde a gente te explica tudo que precisa entrar na balança para, com a taxa certa, não afugentar o cliente e nem ter prejuízo!
O que é taxa de entrega?
A taxa de entrega é um valor adicional cobrado pelas empresas para cobrir os custos relacionados à entrega de produtos ou serviços aos clientes. Essa taxa pode variar de acordo com a distância, o tipo de produto ou serviço, e o tempo de entrega desejado.
Em muitos casos, a taxa de entrega é essencial para a sustentabilidade financeira das empresas, pois auxilia na cobertura de despesas logísticas e de transporte.
Como calcular o valor da taxa de entrega delivery?
Para calcular o valor da taxa de entrega delivery, considere diversos elementos importantes: modalidade de transporte; distância percorrida; custos fixos e variáveis; peso e volume da carga. Veja cada um deles com mais detalhes a seguir para entender como considerá-los no cálculo.
Contabilize os custos
Primeiro, contabilize os custos fixos e variáveis associados à entrega. Por exemplo, se você opera uma pizzaria, inclua custos como combustível (uma média do que é gasto por mês), manutenção de veículos (se forem próprios), e os salários dos entregadores. Some esses valores e divida pelo número de entregas mensais para obter um custo médio por entrega.
Escolha o aplicativo ideal
Escolher o aplicativo ideal pode otimizar o processo de cálculo da taxa de entrega. Por exemplo, o iFood realiza cobranças diferenciadas dependendo do plano que você se inscreve.
No plano básico, o custo de entrega é só seu (e é onde você pode otimizar), mas em planos mais elevados você “troca” uma taxa para o app por maior comodidade na entrega.
Defina o meio de transporte
Defina o meio de transporte conforme o tipo de produto a ser entregue. Diferentes volumes, temperaturas e proximidades vão pedir veículos diferentes:
- Bicicletas são ideais para entregas de pequenos volumes em áreas urbanas, sobretudo se elas tiverem infraestrutura como ciclovias;
- Motos são eficientes para entregas rápidas de pequenos alimentos, assim como permitem mais entregas, sendo fáceis de estacionar e manobrar no perímetro urbano;
- Carros ou vans já funcionam melhor para entregas de maior volume ou distância, como compras de supermercado ou grandes porções para eventos.
Entregador próprio ou terceirizado
Verificar se compensa mais o entregador próprio ou terceirizado é importante para a decisão de custos. Com entregador próprio, você tem controle direto sobre o serviço, mas assume todos os custos fixos como salário e manutenção do veículo. Isso pode garantir maior consistência e qualidade nas entregas.
Por outro lado, contratar um serviço terceirizado ou parcerias com aplicativos de entrega pode reduzir os custos fixos, transferindo parte da responsabilidade para a empresa terceirizada.
No entanto, isso pode significar menor controle sobre a qualidade do serviço e maior variabilidade nos custos. Avalie as necessidades do seu negócio para tomar a melhor decisão.
Saiba qual é a área de entrega
Determine a área de entrega da sua empresa para calcular a taxa de entrega de forma precisa. Considere a distância máxima que seus entregadores podem percorrer sem comprometer a qualidade do serviço e os custos operacionais.
Quanto maior o raio, mais clientes você pode mirar, mas isso vai cobrar mais eficiência da sua cozinha e rotas mais planejadas. Defina um raio de entrega que equilibre eficiência e cobertura, garantindo que seus clientes recebam os pedidos rapidamente e em boas condições.
Peso e volume da carga
Considere o peso e o volume da carga ao calcular a taxa de entrega. Produtos mais pesados ou volumosos exigem mais espaço no veículo e podem precisar de veículos maiores, aumentando os custos de transporte.
Se o seu delivery incluir entregas semanais, por exemplo, isso te ajuda a facilitar a rota e a carga, e consequentemente você consegue oferecer um menor custo.
Encontre um preço equilibrado
Desenvolva uma taxa de entrega que cubra os custos operacionais sem afastar os clientes. Analise os valores envolvidos e ajuste a taxa conforme necessário para manter a competitividade do seu negócio.
Sempre vale a pena fazer um benchmarking do que os seus concorrentes estão fazendo: ligue para eles e simule uma compra para diferentes raios e veja quais taxas eles estão cobrando.
Receba sem taxas com o PagBank!
Uma coisa que você já pode tirar da sua conta na hora de fazer entregas é a taxa da maquininha. É fato que a maioria das suas vendas será com cartões de crédito ou PIX, e ter a maquininha certa faz toda a diferença na experiência de pagamento. É aqui que as maquininhas do PagBank entram para te ajudar.
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