Frente de Caixa: o sistema que pode ajudar seu negócio no caminho para o sucesso

Resumo do texto

  • Entenda o que é frente de caixa;
  • Veja os benefícios de ter um sistema integrado;
  • Saiba como estruturar o sistema de frente de caixa no seu negócio!

Conheça as vantagens das maquininhas PagBank!

 

Você, empreendedor, sabe que para o sucesso do negócio é preciso mais do que produtos de qualidade, promoções e redução de preços. Não quer dizer que essas coisas não sejam importantes, mas sozinhas, elas não seguram tudo!

É preciso ir além e oferecer atendimento ágil, gestão de estoque, controle das obrigações fiscais e um processo financeiro claro. Realmente é muita coisa. Mas, você pode simplificar e otimizar várias etapas com um sistema de Frente de Caixa.

Esse mecanismo é responsável pelo momento mais importante da experiência do cliente, a hora da conclusão da compra. Porém, não é tão simples quanto parece, ele tem um impacto maior do que se imagina na fidelização do público e no sucesso da empresa!

Frente de Caixa

Frente de Caixa: conheça 5 benefícios que ela traz para seu negócio

Afinal, na prática, como funciona o sistema de frente de caixa? 

Pense em um caixa de supermercado. Você passa o produto na esteira e ele é registrado na tela, em seguida, o computador soma todos os valores, então você realiza o pagamento inserindo o cartão na maquininha ou fazendo o Pix. Por fim, recebe a nota fiscal com as informações da compra.

Todas essas etapas são facilitadas por um sistema de frente de caixa! Desde o registro do produto até a emissão da nota! E ter esse processo todo automatizado garante ao seu negócio vantagens como:

1. Maior satisfação dos clientes

A etapa de Frente de Caixa, que vai cuidar da finalização do processo de compra, é aquele momento que o cliente quer ter a melhor experiência possível! 

Se você não aceita meios de pagamento diversos ou não emite nota fiscal, o cliente não vai se sentir seguro para voltar e realizar uma segunda compra! Todos esses problemas podem ser evitados com um sistema de caixa.

2. Eficiência na emissão de notas fiscais

A nota fiscal não serve apenas para permitir a troca do item. Ela também comprova que aquele dinheiro entrou na conta da empresa e, especialmente, que você está cumprindo com suas obrigações tributárias.

Se seu negócio não tem um sistema de entrada e saída, pode acabar se perdendo em meio ao fluxo do dinheiro e não pagando os impostos necessários. Olha só o problemão que pode ser evitado!

3. Processos mais ágeis

Seu cliente já “perdeu” tempo escolhendo o item que quer levar. Agora, ele quer agilidade. Chegar no caixa, entender as formas de pagamento disponíveis, escolher a que mais lhe agrada, pagar e pronto!

Se precisar fazer todo esse processo manualmente e só trabalhar com métodos mais antigos (dinheiro ou cheque), seu cliente pode ficar cansado da espera e até desistir da compra. A agilidade que o sistema de frente de caixa proporciona impacta diretamente na satisfação do usuário e nos resultados financeiros!

4. Redução de custos

O dinheiro do seu negócio é tão importante que deve ser tratado com todo cuidado. Com o uso de uma tecnologia que não só registra as vendas, mas também as despesas, você sabe exatamente onde foi parar cada centavo.

Se o seu controle ainda é feito no caderninho e caneta, sem dúvidas, vão ter momentos que a conta final não vai bater! Podem ser apenas centavos de diferença, mas esse é só o primeiro indício de que você está perdendo dinheiro!

5. Melhor controle de estoque

Você, empreendedor, que não usa um sistema de frente de caixa, já ficou sem estoque de um determinado item porque não viu que tava acabando? Ou, por outro lado, comprou coisas demais?

Dois problemas que podem ser minimizados com um controle de estoque integrado à frente de caixa. O que isso quer dizer? É possível registrar quantos itens tem no estoque de determinado produto. A cada venda dele, essa quantidade é atualizada automaticamente.

Viu só? O sistema de frente de caixa afeta diretamente seu bolso, sua reputação e seu sucesso!

Como estruturar a frente de caixa em seu negócio?

Ficou claro que seu negócio precisa de um sistema de frente de caixa para oferecer um serviço de qualidade. Mas como começar a pensar nisso? Bom, a boa notícia é que existem sistemas seguros e completos no mercado.

Com as maquininhas PagBank, por exemplo, você pode manter o controle financeiro do seu negócio gratuitamente! E associado ao PagVendas, o sistema completo de gestão do negócio, as informações ficam ainda mais ricas e assertivas! Suas próximas decisões serão tomadas com base em números e informações reais e não achismos.

Agora veja outras dicas para montar a frente de caixa do seu negócio! 

Procure diminuir ao máximo o tempo de atendimento

A primeira coisa a se ter em mente quando começar o uso de frente de caixa é que o foco deve ser o cliente! Se, atualmente, o usuário precisa esperar você anotar quais produtos está levando e depois calcular o total de forma manual, o foco é reduzir esse tempo.

Após a implementação, será mais rápido registrar os produtos, fazer o total da venda e receber o pagamento por eles. Mais eficiente e com redução de erros no caminho. Seu negócio ganha e seu cliente também!

Conte com um sistema de gestão robusto

Não é só fazer contas e passar cartão que a frente de caixa vai te ajudar. Com um sistema de gestão competente, como o PagVendas, você ganha muito mais! 

O PagVendas é uma solução tudo em um que te ajuda na gestão completa do negócio. Com ele, você consegue acompanhar as informações em tempo real, emitir notas fiscais, fazer gestão de estoque e clientes e até das compras fiadas!

Além disso, o programa agora tem mais duas funcionalidades:

  • Agendador PagVendas: permite o agendar os horários de atendimento dos seus clientes;
  • Simulador: é possível saber o quanto vai receber por cada venda em crédito ou débito.

O PagVendas já vem instalado nas Moderninhas, mas também pode ser usado pelo computador, caso use outros modelos de maquininhas.

Amplie as formas de pagamento aceitas

E se o objetivo é facilitar a vida do cliente e tornar o processo mais ágil e seguro, as formas de pagamento também precisam ser pensadas. Não dá mais para trabalhar apenas com dinheiro vivo! O negócio que não aceita cartão ou, até mesmo, Pix, acaba ficando pra trás!

Não deixe seus concorrentes passarem na sua frente. Otimize a frente de caixa aumentando as possibilidades de pagamento! Não sabe por onde começar a fazer isso? O primeiro passo é descobrir qual maquininha PagBank melhor se encaixa nas características do seu negócio.

Com as maquininhas do PagBank você oferece as melhores condições de pagamento para os seus clientes e transforma o atendimento do seu negócio!

Conheça as vantagens das maquininhas PagBank!