Tesouro IPCA: entenda o funcionamento e saiba como investir

Resumo do texto

  • O Tesouro IPCA é um investimento em renda fixa criado pelo Governo Federal;
  • Confira as diversas características e prazos de títulos do Tesouro IPCA;
  • Conheça mais sobre esse investimento e saiba como escolher o ideal.

 

O Tesouro IPCA é um investimento em renda fixa oferecido pelo Tesouro Direto. A rentabilidade desse título está atrelada ao principal índice de inflação do país, o IPCA.

Essa aplicação pode ser uma boa escolha para proteger o dinheiro da desvalorização causada pela inflação. Isso porque os mesmos R$ 50 de hoje valem bem menos do que dez anos atrás, não é? 

Por isso, evitar a perda de valor é uma excelente opção para manter o poder de compra.

Mas, antes, é necessário entender mais sobre como esse investimento funciona e descobrir qual o melhor para você.

Para te ajudar, preparamos esse artigo com diversas informações importantes sobre o Tesouro IPCA.

Saiba como Investir no Tesouro IPCA

O que é e como funciona o Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título do Tesouro Direto que tem como objetivo captar recursos para que o Governo Federal faça investimentos em áreas como saúde e infraestrutura.

Ao adquirir um título desses, o investidor está emprestando dinheiro ao poder público que, em troca, devolve o valor com uma taxa de juros, a rentabilidade.

No caso do Tesouro IPCA, a rentabilidade é uma combinação de uma taxa prefixada, por exemplo 4%, mais um indicador financeiro, que neste caso é o IPCA.

Porém, para garantir a rentabilidade, o ideal é manter o dinheiro investido no título até o dia do vencimento.

O que é IPCA e qual sua função?

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), é um índice econômico desenvolvido pelo IBGE. Ele é considerado um termômetro da inflação brasileira e facilita a identificação das variações de preço no mercado.

O indicador é medido uma vez por mês, com objetivo de verificar aumentos ou reduções no preço de itens, como alimentação, transporte, moradia e despesas pessoais. São as despesas consideradas essenciais para as famílias que recebem entre 1 a 40 salários mínimos.

Com base nesta análise, é possível determinar se houve alguma mudança no poder de compra da população. É muito importante entender o conceito desse índice, já que a inflação afeta o bolso de todos e pode gerar mudanças no rendimento das aplicações financeiras.

O IPCA também é utilizado como indexador pós-fixado de investimentos em renda fixa, por isso, o valor dele é acompanhado pelo mercado financeiro.

Quais são as opções de investimento no Tesouro Direto IPCA?

O Tesouro IPCA oferece duas modalidades disponíveis para os investidores. Ambos os títulos contam com a rentabilidade híbrida, que é a taxa prefixada + taxa pós-fixada.

Porém, enquanto uma paga os rendimentos somente no prazo de vencimento, outra entrega a lucratividade a cada seis meses.

Conheça as características de cada um:

Tesouro IPCA+

Essa modalidade é caracterizada pelo fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor recebe todo o dinheiro investido mais a rentabilidade somente no dia do resgate ou prazo de vencimento. 

Desta forma, o título do Tesouro IPCA+ é uma boa opção para aqueles que podem esperar até a data de vencimento para ter o dinheiro de volta, já que, resgatando somente no prazo, a rentabilidade será sempre acima da inflação.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

A diferença está na forma de remuneração. Enquanto o IPCA+ paga somente no vencimento, o IPCA+ com Juros Semestrais faz isso duas vezes por ano em forma de cupom.

Significa que o investidor recebe os juros acumulados da aplicação semestralmente. O que é bem interessante para objetivos de curto e médio prazo, já que não é preciso esperar o vencimento do título para receber os rendimentos.

Mas, é preciso ficar atento a um detalhe: quando você recebe o cupom, é descontado o valor do Imposto de Renda conforme a alíquota regressiva de tributação. Veja na tabela abaixo:

Deslize para mais informações
Cupom Meses Imposto de Renda
1 6 22,5%
2 12 20%
3 18 17,5%
4 24 17,5%
5 acima de 24 meses 15%

Confira mais detalhes sobre as datas de pagamentos dos cupons no site do Tesouro Direto.

Investimentos do Tesouro Direto: qual a diferença entre Tesouro Selic e Tesouro IPCA?

Esses títulos contam com duas diferenças básicas que impactam diretamente no funcionamento de cada um:

  • Rentabilidade: o Tesouro Selic é um investimento pós-fixado com rentabilidade atrelada à taxa Selic. Então, para saber qual será o retorno da aplicação, basta acompanhar a taxa. Já o Tesouro IPCA é um investimento híbrido, ou seja, conta com uma taxa prefixada mais a variação da inflação, a parte pós-fixada do título;
  • Prazos: existem dois títulos do Tesouro Selic disponíveis para investimento: um com vencimento em 2024 e outro em 2027. O Tesouro IPCA+ conta com seis títulos à disposição. Cinco deles possuem vencimento a partir de 2026 até 2040, e o Tesouro IPCA+, com juros semestrais e vencimento em 2055.

Conheça todos os investimentos disponíveis no super app!

No PagBank, além do Tesouro IPCA, você encontra diversas opções de investimentos para dar mais rentabilidade ao seu dinheiro.

Os CDBs PagBank são o melhor caminho para quem deseja um retorno garantido, além da garantia oferecida pelo do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). 

Você pode também diversificar seus investimentos com nossas opções de Fundos de Investimentos. E, para atrelar segurança e bons rendimentos, você pode investir no Tesouro Direto!

Para aplicar com o super app basta seguir alguns passos:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de CDB, Fundos de Investimento ou Tesouro Direto;
  4. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! O valor será transferido do seu saldo para a opção escolhida, você acompanha a aplicação pelo celular.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

O Tesouro Direto está disponível apenas para pessoas físicas.