Tesouro IPCA: entenda como funciona e saiba como investir!

Resumo do texto

  • Entenda o que é o Tesouro IPCA;
  • Conheça as opções de investimento no Tesouro Direto IPCA;
  • Vale a pena investir no Tesouro IPCA? Saiba a resposta!

 

Segurança e rentabilidade real: tudo que um investidor procura em um investimento. Quando vamos ao mercado e vemos o arroz ou o feijão mais caro, sentimos no bolso o efeito da inflação. E às vezes, nem os nossos investimentos acompanham esse susto.

É aqui que entra o Tesouro IPCA+. Os títulos públicos indexados pela inflação são a forma segura e estável de guardar o dinheiro com valorização real garantida. 

Confira aqui tudo sobre o Tesouro IPCA+ e proteja a sua carteira!

O que é o Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título público oferecido pelo Tesouro Direto, programa de investimento do governo federal. Este título tem rentabilidade atrelada à variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o principal indicador de inflação no Brasil, somado a uma taxa de juros prefixada.

Assim, o investidor garante um retorno acima da inflação, protegendo seu poder de compra. A melhor parte é que para investir no Tesouro IPCA, não é necessário ter muito: a partir de R$ 30,00* já é possível começar e diversificar sua carteira.

Como funciona o Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um título híbrido, ou seja, sua rentabilidade é composta por uma parte fixa (juros prefixados) e uma parte variável (IPCA). É importante falar que, caso o IPCA seja negativo, essa “parte” do título também será negativa.

Na prática, isso significa que o investidor recebe a inflação do período mais uma taxa de juros acordada no momento da compra.

Investimento mínimo

O valor mínimo para investir no Tesouro IPCA é bastante acessível, permitindo que mais pessoas possam aproveitar seus benefícios. Atualmente, é possível começar com apenas R$ 30,00*. Uma opção atrativa para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Liquidez

O Tesouro IPCA possui liquidez diária, o que significa que o investidor pode vender seu título antes do vencimento. No entanto, é importante destacar que, ao vender o título antes do prazo, a rentabilidade pode ser diferente da acordada, inclusive negativa.

Além disso, o rendimento terá cobrança de impostos, como o Imposto de Renda, que segue uma tabela regressiva: quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a alíquota cobrada.

Rentabilidade

A rentabilidade do Tesouro IPCA é composta por duas partes: a variação do IPCA e uma taxa de juros prefixada. O ganho real do investidor é garantido pela taxa prefixada, enquanto a variação do IPCA protege o poder de compra do dinheiro contra a inflação. 

É essencial diferenciar o ganho real do ganho nominal: enquanto o ganho real descontada a inflação, mostrando o quanto o investimento efetivamente valorizou, o ganho nominal refere-se à rentabilidade bruta do investimento.

O que é IPCA e qual sua função?

O IPCA, sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o principal indicador de inflação do Brasil. Desenvolvido e divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele reflete a variação de preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras com rendimentos mensais entre 1 e 40 salários mínimos.

Esse índice abrange desde alimentos e bebidas até educação e saúde. Sua principal função é servir como termômetro da economia, indicando o ritmo de crescimento dos preços e ajudando o Banco Central a definir a taxa básica de juros (Selic) para controlar a inflação.

Quais são as opções de investimento no Tesouro Direto IPCA?

Existem duas principais opções de investimento atreladas ao IPCA: o Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título público com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de uma taxa prefixada. Este título não paga juros semestrais, o investidor recebe o valor final apenas no vencimento.

É uma excelente opção para quem busca proteger o dinheiro da inflação. Com uma rentabilidade real no longo prazo é uma alternativa interessante para objetivos mais longos.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)

Diferentemente do NTN-B Principal, o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B) paga o investidor a cada seis meses. É uma renda extra por um intervalo pré-determinado. 

Isso significa que a rentabilidade é paga ao longo do período. No vencimento do título, o investidor recebe a última parte e o valor corrigido pela inflação. Ou seja, uma escolha interessante para reinvestir ou complementar em casa.

Assim como o NTN-B Principal, este título também está atrelado à variação do IPCA. Em outras palavras, o tão esperado ganho real.

Tesouro IPCA

Qual o melhor Tesouro IPCA?

Definir o “melhor” Tesouro IPCA depende dos objetivos e do perfil do investidor. O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é indicado para quem busca acumular patrimônio a longo prazo, já que o retorno é pago apenas no vencimento.

Por outro lado, o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B) é uma opção atraente para aqueles que desejam uma fonte de renda recorrente. Na prática, tudo se resume a quanto você vai esperar pelo valor.

Quanto rende o Tesouro IPCA?

Como dissemos, o rendimento do Tesouro IPCA é composto por duas partes: uma prefixada e a variação do IPCA. Ou seja, no momento da compra, o investidor sabe qual será a taxa real de retorno do seu investimento, descontada a inflação.

Por exemplo, se um título do Tesouro IPCA+ oferece uma taxa prefixada de 3% ao ano e a inflação acumulada no período foi de 4%, o rendimento total será de aproximadamente 7%. Ou seja, o investidor não perde poder de compra, já que recebe a correção da inflação.

É importante destacar que o rendimento pode variar conforme as expectativas do mercado em relação à taxa de juros e à própria inflação. Caso esta seja negativa, o rendimento vai acompanhar.

Qual a diferença entre Tesouro Selic e Tesouro IPCA?

O Tesouro Selic e o Tesouro IPCA são títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto. Porém, o Tesouro Selic tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia, a Selic. Por outro lado, o Tesouro IPCA tem sua rentabilidade vinculada à variação do IPCA mais uma taxa prefixada.

Enquanto o Tesouro Selic busca proteger o capital contra variações abruptas da taxa de juros, o Tesouro IPCA vai proteger o poder de compra do investidor contra a inflação no longo prazo.

Mas, é importante destacar que eles têm uma correlação.

A taxa Selic é utilizada para controlar a inflação. Assim, é natural ver a taxa Selic subir em resposta ao IPCA. O inverso também é verdade: o IPCA tende a cair com uma Selic alta. Saber disso vai te ajudar no timing da escolha.

Entenda os custos do Tesouro IPCA

Investir no Tesouro IPCA é uma maneira inteligente de proteger seu dinheiro da inflação, mas, como qualquer investimento, há custos que os investidores devem considerar. Veja a tabela com os principais custos associados ao Tesouro IPCA:

Deslize para mais informações
Custo Descrição
Taxa de custódia Cobrada pela guarda do título e calculada sobre o valor investido
Taxa de administração Aplicada por algumas corretoras sobre o valor investido
IOF Incide sobre os rendimentos em resgates com menos de 30 dias
Imposto de Renda Ocorre sobre os rendimentos e varia conforme o prazo do investimento

Afinal, vale a pena investir no Tesouro IPCA?

Investir no Tesouro IPCA pode ser uma jogada inteligente para quem busca segurança e proteção contra a inflação.

Além disso, o título oferece a flexibilidade de escolher entre pagamentos semestrais de juros ou acumulação total até o vencimento. Assim, adapta-se a diferentes necessidades e planos financeiros.

O único cuidado que precisa ter ao investir no Tesouro IPCA é a curva de juros e a marcação a mercado. Esses são os fatores que podem impactar o poder de compra de um Tesouro IPCA no curto prazo.

Por isso, é essencial avaliar sua capacidade de manter o investimento a longo prazo e considerar sua posição em uma estratégia de diversificação de carteira. O Tesouro IPCA é mais adequado para aqueles que não precisarão do capital investido no curto prazo e estão buscando uma proteção contra a inflação.

Como investir no Tesouro IPCA com o PagBank?

Agora que você já conhece o Tesouro IPCA e suas principais características, saiba que investir neste ativo é mais simples do que parece. Com o PagBank, em poucos cliques, você aplica o dinheiro. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o app PagBank;
  2. Clique na aba Investimentos;
  3. Agora, vá em Aplicar meu dinheiro;
  4. Selecione Tesouro Direto;
  5. Role a tela até chegar ao Tesouro IPCA.

Agora é só optar por aquele que melhor se encaixa nos seus objetivos. 

Invista no Tesouro IPCA com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

*os valores mencionados podem alterar conforme as condições de mercado