Resumo do texto

  • Descubra o que são as modalidades de frete CIF e FOB;
  • Fique por dentro das diferenças entre as duas e as formas de cobrança utilizadas;
  • Confira as vantagens de cada uma delas e veja qual é a melhor para seu negócio.

Simplifique o seu frete como Envio Fácil!

 

O frete é fator decisivo para qualquer compra feita à distância. A qualidade da entrega e o valor são determinantes para a experiência do consumidor.

Para oferecer o serviço é preciso conhecer os tipos de frete, assim você foge das más escolhas e aumenta as chances de encantar o cliente.

O primeiro passo é conhecer as diferenças entre CIF e FOB, que são duas modalidades usadas no comércio eletrônico. Entenda o funcionamento delas e acabe de vez com suas dúvidas.

O que é CIF?

No frete CIF o vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário. Em caso de problemas, toda a responsabilidade é da loja e não do cliente.

Esta é a modalidade mais usada quando se trata de venda direta entre clientes e pessoas físicas. Mas essa responsabilidade não significa que o lojista arca pelo valor total dos serviços. Os custos geralmente estão no preço do produto.

A cobrança do frete CIF

O valor já consta no preço da mercadoria vendida ao cliente. O próprio fornecedor informa na nota fiscal que o modelo de frete é o CIF, desta forma o consumidor não terá que pagar nenhum custo adicional para a entrega da sua compra.

Como dar segurança ao cliente?

Neste tipo de frete é importante que a empresa disponibilize o código de rastreamento da mercadoria para manter o cliente informado sobre o andamento da entrega. Isso dá transparência ao processo e dá tranquilidade para quem está esperando. Não se esqueça de ressaltar que você é o responsável pelo envio e garante a resolução dos problemas.

Quando devo usar frete CIF?

Esta modalidade é recomendada para quem vende ao consumidor final. Mesmo que o custo do produto fique um pouco mais alto por conta da cobrança do transporte, ele é vantajoso para o cliente, que não precisa se preocupar com nada.

Vantagens deste tipo de frete

  • logística simples: o cliente não se encarrega de nada para garantir que a encomenda seja entregue;
  • praticidade: possibilidade de acompanhar a entrega sem preocupações, uma vez que ela está sob responsabilidade do vendedor;
  • aceitação dos clientes: esta modalidade é mais popular, pois os clientes não querem ter preocupações ao comprar, mesmo que isso gere um aumento no valor final do produto.

O que é FOB?

Neste tipo de frete o vendedor está livre da responsabilidade com a entrega do produto. Ao contrário do CIF, aqui é o comprador quem assume os custos e riscos do transporte. Quando a compra é concluída o vendedor finaliza o seu trabalho.

A modalidade é muito utilizada entre empresas, já que em casos como esses é comum que o comprador conheça uma transportadora de confiança ou tenha parceria com algum fornecedor, o que permite que a entrega seja agilizada sem depender do vendedor.

Como funciona a cobrança do frete FOB?

A cobrança não está incluída no preço do produto e não há um valor especificado na nota fiscal. O preço indicado na NF surge do cálculo de tributos como PIS, IPI, COFINS E ICMS.

Como dar segurança ao cliente?

Se você vende usando frete FOB, certifique-se que seu parceiro é de total confiança. A responsabilidade financeira não é sua, mas isso não significa que você vai abrir mão de zelar pelo envio.

Faça uma pesquisa entre os melhores fornecedores, analisando preço, prazos e qualidade do serviço. Seu cliente vai pagar por esse custo, portanto, é importante encontrar uma empresa que não decepcione, caso contrário, as chances de perder a confiança do consumidor é grande.

Quando usar frete FOB?

FOB é o tipo de frete mais indicado para negócios entre empresas. Normalmente o pagamento só é feito mediante o recebimento das mercadorias e as transportadoras que operam nesse sistema costumam trabalhar com envios de grandes proporções, como transporte de matéria-prima ou de lotes de produtos.

Vantagens deste tipo de frete

  • autonomia para quem compra: o cliente pode escolher as melhores condições e prazos com logísticas que já conhece;
  • tranquilidade para quem vende: o trabalho do vendedor termina quando a compra é finalizada, deixando as obrigações do frete para o comprador;
  • produtos mais acessíveis: como não é necessário incluir o valor do frete no produto, os preços ficam mais em conta e se tornam mais atrativos.

Garanta um frete eficiente com o Envio Fácil

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de frete CIF e FOB, fica mais fácil contratar sem erros. Independente da categoria do seu negócio, o importante é atender as necessidades dos clientes para que eles possam desfrutar da compra sem imprevistos.

E se você ainda não sabe onde encontrar um serviço que se encaixa às expectativas dos consumidores, que tal conhecer o Envio Fácil?

Ele irá simplificar o cálculo do valor de frete, além de oferecer um preço mais em conta para todas as suas encomendas. Aumente as vendas do seu negócio, aproveitando vantagens como:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo o território nacional.

Conheça mais sobre o Envio Fácil!