Valor do frete: veja como diminuir o custo e aumentar as vendas

Resumo do texto

  • Entenda a relação entre valor do frete e desistência da compra;
  • Confira dicas de como tornar o frete um aliado na sua loja online;
  • Veja como oferecer um frete econômico e de qualidade no seu negócio.

Conheça o Envio Fácil!

 

Vender online e oferecer frete barato é um grande desafio. O cliente deseja cada vez mais um serviço rápido, de qualidade e baixo custo.

Por isso, lojas que conseguem equilibrar os valores com prazos menores se destacam e garantem mais vendas.

Assim como o valor do frete pode assustar os clientes, ele também pode ser um grande aliado! Confira dicas para transformar este serviço em parceiro do seu negócio.

dicas de como diminuir o valor do frete

Entenda a relação entre valor do frete e abandono de carrinho

O abandono do carrinho é um problema para quem vende online e o alto valor do frete é o motivo de 60% desta desistência.

Imagine que o cliente deseja comprar um fone de ouvido e quer gastar até R$ 80. Ao comparar os preços ele encontra uma promoção por R$ 70, o que o deixa feliz. Mas no momento de fechar a compra tem uma surpresa: o valor do frete é R$ 30!

O custo total ultrapassa o esperado e com isso ele prefere deixar o carrinho de lado, seja pela falta de dinheiro ou por achar que não vale a pena pagar tanto pelo transporte.

7 Dicas para transformar o frete em um aliado do seu negócio

Busque alternativas para diminuir o valor do frete e faça dele parte do marketing do negócio. Veja abaixo 8 dicas para melhorar esse serviço aos seus clientes!

1. Ofereça diversas opções de envio

O cliente gosta de ter o poder de escolha, por isso, oferecer mais de uma opção fará com que ele decida pelo frete que mais agrada. Disponibilize envio rápido para quem não se importa em pagar a mais (Sedex) e o envio mais demorado, no qual o custo é menor (PAC). 

2. Monitore o abandono de carrinho na loja virtual

Fique atento no abandono de carrinho, busque informações sobre os motivos dos clientes desistirem da compra. Você pode entrar em contato por e-mail ou WhatsApp lembrando que a compra não foi finalizada, mostrar outras opções de envio ou até mesmo oferecer um desconto.

3. Negocie com fornecedores

Ao conseguir preços mais em conta com fornecedores você pode repassar essa economia aos clientes no valor do frete, deixar os produtos mais baratos ou até mesmo oferecer o envio grátis.

4. Analise as embalagens

O valor do frete é calculado pelo peso ou medidas da encomenda. Sabendo disso, você pode escolher embalagens menores e mais leves. Avalie como diminuir esse custo sem deixar de lado a segurança do produto. Lembre-se: uma boa apresentação faz a diferença na experiência do consumidor.

5. Ofereça frete por assinatura

O cliente paga uma mensalidade e tem frete gratuito em todas as compras que fizer. Esse valor pago pode incluir outros benefícios escolhidos pelo lojista, como descontos. É uma boa maneira de fidelizar clientes e garantir uma venda mensal.

6.  Ofereça um pequeno mimo

Quem compra online espera ansioso pela chegada da encomenda. Para tornar a experiência ainda mais agradável você pode enviar uma surpresa, como algum brinde ou até mesmo um recado agradecendo pela preferência. 

7. Tenha uma política de devolução descomplicada

Em caso de problema com o produto você deve facilitar a devolução. Se precisar reenviar a encomenda o ideal é o vendedor arcar com os custos do retorno e do novo envio. O cliente já pagou no primeiro momento e agora espera a solução sem ter que gastar novamente.

Envio Fácil, seu aliado para melhorar o frete

Com o Envio Fácil você oferece um frete barato, rápido e de qualidade para seus clientes. Ele está disponível para todos os tipos de negócio, no Brasil inteiro.

Descomplique a rotina da sua loja, conheça o Envio Fácil!