Resumo do texto

  • Confira as vantagens do Pix para pequenos empreendedores;
  • Veja como criar as chaves Pix e divulgar este método de pagamento para os seus clientes;
  • Saiba como receber transferências Pix com o PagBank.

Baixe já o super app PagBank!

 

O Pix atua como pagamento instantâneo e trouxe diversas facilidades, principalmente para quem executa vendas e serviços de forma rápida, oferecendo agilidade e segurança, não somente para os vendedores, mas também para os clientes.

Se você ainda não usa o Pix para fazer e receber pagamentos, este é um bom momento para começar. Conheça as vantagens do Pix para o pequeno empreendedor!

Vantagens do Pix para o pequeno empreendedor

O Pix tem como diferencial o funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana. Ele pode ser usado para vendas e pagamentos a qualquer momento e representa uma alternativa importante para os vendedores que não querem depender das transferências em dias úteis. Mas essa não é o único benefício, confira outras 7 vantagens:

1. Agilidade nas vendas

Esqueça aqueles inconvenientes onde você não tem troco para dar ao seu cliente, com o Pix o pagamento vai ser feito de forma rápida e você terá mais agilidade nas vendas.  O pagamento é recebido através das chaves Pix ou disponibilizando um QR Code, e pronto, em questão de segundos o dinheiro estará disponível na conta.

2. Dinheiro em caixa na hora (Fluxo de Caixa)

Como o pagamento cai na hora e as transferências Pix funcionam 24h por dia, 7 dias por semana, você vai ter sempre dinheiro em caixa, inclusive durante os finais de semana. Ter capital de giro disponível é muito importante para o pequeno negócio, sem falar que isso também ajuda a controlar as entradas e saídas, já que você terá tudo registrado eletronicamente.

3. Segurança nas transações

O sistema Pix é muito seguro e confiável, ele utiliza as mesmas medidas de sites e aplicativos de banco, com autenticação e dados criptografados. Deixar de andar com dinheiro vivo também traz mais segurança para todos e uma outra vantagem do Pix é que você não vai precisar passar nenhum dado bancário para ninguém.

Mas lembre-se: estamos falando do meio eletrônico, por isso, sempre cheque tudo para aumentar ainda mais a sua segurança e utilize o Pix para pagar ou receber apenas através de sites e aplicativos do seu banco.

4. Facilidade para pagamento de contas

Mais uma vantagem do Pix é de pagar contas, veja como é simples pagar sua conta de energia. Agora você não precisa mais se preocupar com o vencimento de um boleto, ou esperar ele ser validado, o pagamento é imediato. Faça tudo na tela do seu celular com tranquilidade.

5. Redução de custos com transações

As transferências entre pessoas físicas são todas gratuitas e ilimitadas. Se o seu negócio quer oferecer o Pix como forma de pagamento saiba que existe uma taxa para as vendas feitas no checkout da sua loja virtual (para quem usa os Checkouts PagSeguro) e também no QR Code Pix, que é uma das opções de vendas dentro das nossas maquininhas.

6. Gestão de Estoque

Trabalhar com vendas online ficou muito mais fácil, com o Pix você não precisa segurar o seu produto esperando o dinheiro do seu cliente cair para realizar o envio. Com isso, é possível ter uma visão em tempo real do seu estoque e das necessidades de reposição dos produtos.

7. Satisfação dos clientes

Adaptar o seu negócio às tecnologias do mercado e às necessidades dos compradores é sempre bom para o relacionamento com os clientes. O pagamento instantâneo traz mais comodidade a quem compra e para quem vende.

Como fazer o meu Pix?

Criar uma chave Pix é muito fácil, rápido e gratuito. Para isso, basta você possuir uma conta em uma instituição bancária (o processo é o mesmo tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas).

Confira o passo a passo para cadastrar uma chave Pix na conta PagBank utilizando o super app:

  1. Acesse o super app PagBank e clique em Pix;
  2. Agora selecione a chave que você quer cadastrar e clique em Começar Cadastro (esta chave será a informação que o seu cliente irá utilizar para realizar o pagamento, caso ele não seja feito por QR Code);
  3. Pronto! Agora é só aguardar a confirmação e, após isso, você já pode começar a vender através dele.

Atenção: você pode cadastrar até 4 chaves Pix e todas elas funcionarão da mesma forma. As contas PJ podem cadastrar até 20 chaves.

Como divulgar o Pix para meus clientes?

É preciso que os clientes saibam que você aceita pagamentos através de Pix e a melhor maneira de fazer isso, se você tiver um negócio ou loja física, é disponibilizando o QR Code. Imprima o código e cole em um local atrativo onde eles irão enxergar.

Caso você tenha uma loja online, você também pode disponibilizar o QR Code Pix como destaque da página. Veja aqui mais detalhes de como vender com Pix no e-commerce.

Outra maneira de divulgar é o famoso boca a boca, comunique as vantagens de realizar este tipo de pagamento.

A estratégia é simples, mas a dica é de ouro: crie uma chave Pix com o número do celular do seu negócio, desta forma facilita o pagamento de quem já possui o seu contato e também o oposto, quem pagar por esta chave presencialmente, já terá o número para realizar uma próxima compra online, por exemplo.

Receba transferências Pix com o PagBank

Agora que você viu como é fácil criar uma chave com o PagBank, você pode ficar tranquilo e aproveitar todas as vantagens do Pix.

Veja alguns benefícios:

Baixe grátis o super app e comece a usar o Pix agora!