Vantagens do PIX para pequenos negócios: descubra!

Resumo do texto

  • Confira as vantagens do Pix para pequenos empreendedores;
  • Veja como criar as chaves Pix e divulgar este método de pagamento para os seus clientes;
  • Saiba como vender com Pix nas maquininhas do PagBank.

Baixe já o super app PagBank!

 

O Pix atua como pagamento instantâneo e trouxe diversas facilidades, principalmente para quem executa vendas e serviços de forma rápida, oferecendo agilidade e segurança, não somente para os vendedores, mas também para os clientes.

Se você ainda não usa o Pix para fazer e receber pagamentos, este é um bom momento para começar. Conheça as vantagens do Pix para o pequeno empreendedor!

vantagens do pix para pequeno empreendedor

Vantagens do Pix para o pequeno empreendedor

O Pix tem como diferencial o funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana. Ele pode ser usado para vendas e pagamentos a qualquer momento e representa uma alternativa importante para os vendedores que não querem depender das transferências em dias úteis. Mas essa não é o único benefício, confira outras 6 vantagens:

1. Agilidade nas vendas

Esqueça aqueles inconvenientes onde você não tem troco para dar ao seu cliente, com o Pix o pagamento vai ser feito de forma rápida e você terá mais agilidade nas vendas.  Em poucos minutos o pagamento estará disponível na conta do seu negócio.

2. Dinheiro em caixa na hora (Fluxo de Caixa)

Como o pagamento cai na hora e as transferências Pix funcionam 24h por dia, 7 dias por semana, você vai ter sempre dinheiro em caixa, inclusive durante os finais de semana. Ter capital de giro disponível é muito importante para o pequeno negócio, sem falar que isso também ajuda a controlar as entradas e saídas, já que você terá tudo registrado eletronicamente.

3. Segurança nas transações

O sistema Pix é muito seguro e confiável, ele utiliza as mesmas medidas de sites e aplicativos de banco, com autenticação e dados criptografados. Deixar de andar com dinheiro vivo também traz mais segurança para todos e uma outra vantagem do Pix é que você não vai precisar passar nenhum dado bancário para ninguém.

4. Redução de custos com transações

Se o seu negócio quer oferecer o Pix como forma de pagamento saiba que no PagBank ele pode oferecer via Checkouts Pagbank, Maquininhas e também no QR Code Pix, que é uma das opções de vendas dentro das nossas maquininhas.

5. Gestão de Estoque

Trabalhar com vendas online ficou muito mais fácil, com o Pix você não precisa segurar o seu produto esperando o dinheiro do seu cliente cair para realizar o envio. Com isso, é possível ter uma visão em tempo real do seu estoque e das necessidades de reposição dos produtos.

6. Satisfação dos clientes

Adaptar o seu negócio às tecnologias do mercado e às necessidades dos compradores é sempre bom para o relacionamento com os clientes. O pagamento instantâneo traz mais comodidade a quem compra e para quem vende.

Como fazer o meu Pix?

Criar uma chave Pix é muito fácil, rápido e gratuito. Para isso, basta você possuir uma conta em uma instituição bancária (o processo é o mesmo tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas).

Confira o passo a passo para cadastrar uma chave Pix na conta PagBank utilizando o super app:

  1. Acesse o super app PagBank e clique em Pix;
  2. Agora selecione a chave que você quer cadastrar e clique em Começar Cadastro (esta chave será a informação que o seu cliente irá utilizar para realizar o pagamento, caso ele não seja feito por QR Code);
  3. Pronto! Agora é só aguardar a confirmação e, após isso, você já pode começar a vender através dele.

Atenção: você pode cadastrar até 4 chaves Pix e todas elas funcionarão da mesma forma. As contas PJ podem cadastrar até 20 chaves.

Como divulgar o Pix para meus clientes?

É preciso que os clientes saibam que você aceita pagamentos através de Pix e a melhor maneira de fazer isso, se você tiver um negócio ou loja física, é disponibilizando o QR Code. Imprima o código e cole em um local atrativo onde eles irão enxergar.

Caso você tenha uma loja online, você também pode disponibilizar o QR Code Pix como destaque da página. Veja aqui mais detalhes de como vender com Pix no e-commerce.

Como vender com Pix?

Para vender com o Pix usando as maquininhas PagBank é preciso primeiro cadastrar uma chave aleatória no super app PagBank e atualizar a maquininha.

  1. Clique aqui e veja como cadastrar uma chave aleatória no super app e também no site do PagBank;
  2. Clique aqui para conferir como atualizar cada modelo da maquininha.

Feito o cadastro da chave e atualização, siga o passo a passo para começar a vender com Pix direto nas Moderninhas e nas Minizinhas (com a ajuda do app PagVendas).

Passo a passo para vender com Pix nas Moderninhas do PagBank

As maquininhas Moderninha Pro 2, Moderninha Plus, Moderninha Smart e Moderninha X permitem gerar o QR Code Pix direto na tela. Veja como é fácil:

  1. Digite o valor da venda normalmente na maquininha;
  2. Na tela Escolha como Pagar, selecione a opção 4 Pix/QR Code;
  3. No menu Escolha o tipo de QR Code, escolha a opção 1 Pix;
  4. Agora um QR Code Pix será gerado para o pagamento;
  5. O cliente só precisa ler o QR Code usando a câmera do celular ou com o app do banco onde ele cadastrou a chave Pix dele;
  6. Pronto, o pagamento já foi feito.

Passo a passo para vender com Pix nas Minizinhas do PagBank

Para gerar o QR Code Pix na Minizinha, Minizinha Chip 2 e Minizinha NFC é preciso usar o aplicativo PagVendas, veja o passo a passo:

  1. Baixe o app PagVendas em seu celular;
  2. Ligue a maquininha para fazer o pareamento;
  3. Clique em Meus Leitores, no app;
  4. Selecione o modelo da sua Minizinha e siga os passos que aparecem na tela;
  5. No app PagVendas, digite o valor da venda;
  6. Clique em Cobrar e selecione Pix/QR Code;
  7. Apresente o QR Code gerado para que seu cliente escaneie.

Aproveite e venda com taxa zero no Pix*. As vendas são feitas em alguns segundos e o valor cai direto na sua conta PagBank, da mesma forma que já acontece com as demais vendas.

O Pix com o PagBank facilita suas vendas

Agora que você viu como é fácil criar uma chave com o PagBank, você pode ficar tranquilo e aproveitar todas as vantagens do Pix.

Veja alguns benefícios:

Baixe grátis o super app e comece a usar o Pix agora!