Vendas de Natal nas lojas físicas: conquiste seu cliente com uma boa experiência!

Resumo do texto

  • Para conquistar seu cliente e melhorar os resultados é preciso focar na experiência do cliente;
  • Veja dicas para melhorar a experiência dos clientes na sua loja;
  • Confira como dar segurança para quem compra no seu estabelecimento.

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A pandemia trouxe grandes desafios para as lojas físicas. Primeiro, foi preciso adaptar a forma de trabalho para seguir com as vendas e com as portas fechadas durante alguns meses, o jeito foi fazer vendas online e apostar no delivery para não perder a clientela.

Depois, a reabertura do comércio trouxe outros desafios. Foi preciso reduzir a circulação de clientes, mudar o horário de trabalho, fazer algumas adaptações na estrutura da loja para respeitar o distanciamento e oferecer aquele kit básico de proteção (com álcool em gel, medição de temperatura na entrada e o uso de carpetes sanitizantes).

Para muitos lojistas, a reabertura tem sido um momento de recuperação das contas. E agora que o Natal se aproxima, surge uma ótima oportunidade para vender mais e melhorar os resultados de 2020. E sabe quais são os fatores mais importantes para seu negócio vender bem neste final de ano? A segurança dos clientes e a experiência que eles encontram ao comprar na sua loja.

Este post vai te ajudar a entender mais sobre a experiência de compra na loja física e como melhorá-la, tudo isso sem esquecer da parte mais importante para o momento, que é justamente a segurança de todos. Acompanhe!

Experiência na loja física: por que ela é tão importante para as vendas de Natal?

Pense bem: as pessoas estão dando preferência para as compras online. Para que elas troquem a comodidade das compras pela internet por uma loja física, é preciso oferecer mais do que os produtos certos.

Você precisa pensar como cliente e oferecer em seu estabelecimento simplicidade para comprar, atenção com o cliente, facilidade para pagamento e muito mais. Veja agora quais são os pontos mais importantes:

Atendimento de qualidade

Uma das diferenças entre loja física e loja online é o atendimento. Em lojas físicas você tem a oportunidade de se aproximar do cliente e ajudá-lo com as compras. Esse contato entre as pessoas e seu negócio precisa ser positivo para conquistar o cliente.

O caminho para conseguir boas vendas de Natal é oferecer uma boa experiência para o cliente e não há como oferecer uma experiência positiva sem um atendimento de qualidade.

Variedade de opções de pagamento

Mais opções de pagamento significa menos vendas perdidas. Os clientes entram nas lojas contando que elas oferecem diversas opções de pagamento, por isso, é preciso preparar seu negócio para não perder vendas. E aqui vai nossa dica: vá além do combo básico dinheiro, crédito e débito.

Aposte em novidades como os pagamentos por aproximação usando QR Codes e as vendas com Pix. Essas opções agregam valor à experiência do cliente, ainda mais neste momento onde é preciso evitar contato com dinheiro e até mesmo com os cartões.

Por isso, vale a pena investir em uma maquininha de cartão moderna (e com valor que cabe no bolso) que permita pagamentos sem contato físico. As maquininhas do PagSeguro, por exemplo, possuem NFC para e QR Code, assim seu cliente efetua o pagamento sem encostar no equipamento. E nossa dica para facilitar é: imprima um QR Code Pix e cole no seu caixa para facilitar e agilizar ainda mais os pagamentos das vendas, evitando filas e aglomerações!

Agilidade para resolver problemas

Esse é outro diferencial das lojas físicas. É muito mais fácil resolver qualquer problema do cliente quando você está próximo fisicamente dele. No mundo online, tudo envolve trocas de e-mails, o retorno pode ser um pouco mais demorado e em alguns casos há a necessidade do reenvio do produto. Isso toma tempo e deixa o cliente insatisfeito.

Você precisa de agilidade para resolver problemas. O produto tem defeito? Faça a troca na hora. O cliente não gostou do produto? Aproveite a oportunidade para oferecer mais opções e solucionar o problema.

Pós-venda

Esquecer o cliente depois que ele fizer uma compra é um grande pecado. Você precisa aproveitar da proximidade que só as lojas físicas têm para manter um bom relacionamento com as pessoas.

Lembre-se de conseguir pelo menos o telefone dos seus clientes para manter contato, divulgar novidades e oferecer um desconto para uma nova compra. Tudo isso faz parte do relacionamento pós-venda e faz muita diferença na hora de conquistar o cliente.

Para ajudar você nesse sentido, o PagVendas é seu braço direito. Com ele, você tem a gestão de produtos, estoque e clientes sempre à mão. Clique aqui e conheça melhor a ferramenta!

Outros pontos importantes para ficar de olho

Além dos cuidados listados acima, você também precisa cuidar de outros aspectos:

  1. A qualidade das embalagens dos produtos (incluindo embalagens de presente);
  2. A capacidade de surpreender o cliente — seja garantindo um brinde, um bom atendimento ou um bilhete agradecendo a compra;
  3. A possibilidade de criar um delivery para agradar quem não quer sair de casa para fazer as compras de Natal.

Quer entender mais sobre esses e outros pontos importantes da experiência do cliente? Então, confira este texto!

Experiência do cliente durante o Natal

Acima listamos alguns pontos básicos e indispensáveis para criar uma boa experiência para os seus clientes em qualquer época do ano, mas acontece que o Natal é uma data diferente. O clima de Natal traz novas oportunidades para melhorar a experiência. Veja algumas dicas.

Capriche na decoração

A decoração de Natal serve para atrair olhares e a atenção das pessoas. Uma vitrine bem decorada e uma loja bonita fazem a diferença para conquistar o cliente, ainda mais se a decoração vier acompanhada de um bom atendimento e produtos de qualidade.

Ofereça promoções temáticas

Promoções temáticas atraem clientes e estimulam as vendas. Você pode apostar em ações como:

  1. Sorteios de cestas de Natal ou produtos que estão em alta;
  2. Dar um brinde para os clientes que comprarem acima de um determinado valor;
  3. Sortear vale-compras (de preferência antes do Natal).

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Faça a Black Friday do Natal

Em muitos países, o dia 26 de dezembro é quase como uma segunda Black Friday. As lojas abrem suas portas e colocam em promoção os itens que não foram vendidos no Natal.

Essa data é conhecida mundialmente como boxing day e ainda não é muito explorada aqui no Brasil. Você pode apostar nessa estratégia para reaquecer as vendas após o Natal e garantir resultados ainda melhores!

Ajude os clientes na hora de escolher

Já pensou em transformar seus vendedores em ajudantes de compras? Muitas pessoas vão às lojas no final de ano sem nenhuma certeza do que vão comprar. Seu negócio pode aproveitar essa indecisão para inovar e conquistar o cliente.

Para isso, é preciso de um pouco de treinamento com os vendedores, é claro, mas a ideia é trocar aquele famoso posso ajudar por algo como estou aqui para te ajudar na escolha dos seus presentes. Vamos conhecer a loja?

A mudança é na forma de atender e mais nada. É só trocar aquele atendimento básico por algo mais voltado para as necessidades do cliente!

Ofereça pequenos confortos!

Durante o fim de ano é comum que os clientes passem horas andando e pesquisando preços. Vale a pena oferecer um espaço com cadeiras para descanso, oferecer um pouco de água (não esqueça que dezembro é marcado pelas altas temperaturas) e, quem sabe, até a degustação de um produto Natalino.

Esses pequenos confortos ajudam a conquistar a simpatia do cliente e fazer com que ele se mantenha mais tempo na sua loja. Mesmo que o cliente esteja em um momento de descanso, pode ter certeza que ele estará de olho nos produtos ao seu redor.

Segurança e experiência do cliente andam lado a lado

Neste ano, a segurança dos seus clientes é prioridade. Estamos vivendo uma situação fora do comum, por isso, é preciso tomar bastante cuidado. Veja os cuidados que são indispensáveis para as vendas de Natal:

  1. Deixe álcool em gel sempre à disposição do cliente (em mais de um local, de preferência);
  2. Ofereça um álcool em gel de qualidade. As pessoas não querem usar em suas mãos um produto oleoso e que dá a sensação de mãos engorduradas;
  3. Coloque tapetes sanitizantes na entrada;
  4. Reforce a limpeza das áreas de grande circulação, inclusive banheiros, provadores e o caixa;
  5. Ofereça artigos de proteção para os vendedores, assim você transmite ainda mais segurança para o cliente;
  6. Faça a medição da temperatura na entrada;
  7. Respeite o limite de capacidade determinado pelas autoridades;
  8. Controle a fila do caixa e ajude os clientes a manterem uma distância segura.

Sabe por que você deve investir nesses cuidados? Para que seu cliente saia com um sentimento de segurança, algo como “posso comprar aqui sem medo”. Isso vai ajudar na fidelização e até nas indicações feitas pelos clientes!

Prepare-se para o Natal (e conte conosco!)

Agora que você viu algumas dicas para melhorar a experiência do seu cliente durante as compras de Natal, é hora de colocar a mão na massa.

Se você dedica todo seu tempo de trabalho fazendo o controle de caixa, monitoramento de vendas e gestão do estoque, como vai sobrar tempo para pensar na experiência do cliente? O jeito é apostar na tecnologia, e nós temos duas sugestões para você: o PagVendas e as maquininhas PagSeguro.

O PagVendas pode te ajudar neste momento importante. Ele é o nosso sistema tudo em um para melhorar o controle do seu negócio, livrando tempo para você se dedicar ao que mais importa neste instante: garantir bons resultados nas vendas de Natal.

Você pode usar o PagVendas para:

  1. Controlar as vendas em tempo real;
  2. Gerenciar os contatos dos seus clientes;
  3. Acompanhar a frente de caixa;
  4. Criar uma Loja Online;
  5. Controlar o estoque;
  6. Extrair relatórios analíticos;
  7. Emitir notas fiscais.

Chega de perder tempo com tarefas simples! Tenha na palma da mão uma ferramenta completa para te ajudar nas vendas, pagamentos e gestão do negócio, assim, você consegue focar na experiência dos seus clientes em sua loja!

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