Resumo do texto

  • O marketing digital é uma excelente forma de aumentar a visibilidade do seu negócio sem gastar muito;
  • Veja como e em quais plataformas divulgar o seu negócio na internet;
  • Confira 11 dicas de marketing digital para dar um gás nas vendas online e presenciais.

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As vendas online seguem crescendo sem parar. Mesmo com a pandemia e a algumas dificuldades na economia, o e-commerce segue como um setor à prova de crises.

Mas, para ter sucesso, não basta só abrir uma loja virtual e esperar os pedidos chegarem. Os resultados vão depender de um pouco de estratégia do lojista, incluindo aqui os cuidados com a divulgação das ofertas.

E por falar em ofertas, não se esqueça que a Black Friday está chegando, por isso, é importante você se preparar para criar boas promoções e aumentar o seu faturamento! Quer fazer seu negócio decolar e conseguir bons resultados com as vendas online? Então, acompanhe nossas dicas para suas campanhas de marketing serem um sucesso!

Como começar a fazer marketing digital?

Se você acha que o marketing digital é complicado, caro e não é para o seu negócio, tire isso da sua cabeça!

Você mesmo pode fazer suas campanhas e publicações. Com certeza você já teve um certo contato com ações de marketing digital, especialmente nas redes sociais, mas não se deu conta que existe uma estratégia definida.

Posts patrocinados no Instagram, vídeos de propagandas no Youtube, blogs de empresas, são exemplos de ações de marketing de conteúdo que podem ser feitas por você, com ou sem a ajuda de um especialista.

Marketing digital é para todos! Quer saber qual tipo de ação você mesmo pode fazer? Veja alguns exemplos de ações e uma lista com os principais canais de marketing digital, que são os meios de comunicação mais indicados para interagir com os clientes e interessados:

Textos

Conteúdos como os posts de blogs (como este que você está lendo agora) e textos sobre seus produtos/serviços são exemplos de produções de marketing que você mesmo pode fazer e  compartilhar.

Eles servem para informar seus clientes e contar um pouco mais sobre a sua área de atuação, sua história e os diferenciais do seu negócio. Os textos são muito usados para atrair novos clientes e gerar autoridade para o seu negócio. Essa estratégia chamamos de Marketing de conteúdo.

Anúncios

Postagens pagas nas redes sociais e anúncios no Google são os exemplos mais comuns dos chamados anúncios digitais. Pesquise um pouco sobre o funcionamento deles para que você seja capaz de criar seus próprios anúncios e divulgá-los de maneira correta.

O valor desses tipos de anúncios é bem mais baixo do que o cobrado por um anúncio de TV ou jornal, além de serem muito mais eficientes para encontrar quem tem interesse no seu negócio.

Os anúncios no Google, Facebook e Instagram, por exemplo, permitem que você faça uma espécie de filtragem de público. É possível criar grupos bem segmentados a partir de informações como:

  • Localização;
  • Faixa etária;
  • Escolaridade;
  • Páginas curtidas pelo usuário.

Com isso, seus anúncios vão aparecer somente para aquelas pessoas que estão inclinadas a comprar os produtos da sua loja.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um meio de comunicação muito utilizado para entregar conteúdos como promoções, textos sobre produtos e curiosidades para os clientes.

Hoje em dia existem ferramentas de e-mail marketing com valores bem baixos. Vale a pena fazer esse pequeno investimento e montar e-mails para os clientes para deixar todo mundo informado sobre as promoções e novidades do seu negócio.

Marketing de Influência

Os influencers das redes sociais são as pessoas que fazem esse tipo de marketing. Muitas marcas fecham parcerias com eles para fazer a divulgação dos produtos. Os influencers têm milhares de seguidores, muitos deles são bem fiéis, a ponto de comprarem tudo o que o influenciador oferece.

Você é um influenciador ou conhece alguém que é? Se sim, vale muito a pena pensar em alguma parceria de negócio!

Redes sociais

Postar fotos, textos, enquetes e promoções do seu negócio em um perfil nas redes sociais não custa nada e atrai muita gente.  As redes sociais são muito usadas para fazer marketing na internet. Elas são simples de mexer e acessíveis para qualquer negócio, por isso fazem tanto sucesso entre os empreendedores.

Elas são como uma grande vitrine virtual. Tudo o que seu público precisa para se interessar pelo seu negócio deve estar presente nos seus perfis comerciais. Isso significa que seu perfil deve ter:

  • Boas fotos;
  • Informações claras sobre promoções;
  • Textos e outros conteúdos interessantes para o público;
  • Uma pitada de interatividade (isso pode ser feito usando enquetes, perguntas e os comentários).

DICA: baixe grátis um arquivo editável para personalizar suas postagens nas redes sociais

Dicas práticas para fazer marketing digital

Veja agora algumas dicas para dar vida ao marketing digital do seu negócio. Se você quer usar o marketing digital já na Black Friday, será preciso fazer um esforço para divulgar bem as suas promoções, já que a data é bem concorrida no comércio.

1. Crie um plano antes de publicar

O planejamento é fundamental para fazer marketing digital. Para entrar na mente dos seus clientes, é necessário postar sempre, interagir com as pessoas que comentam nos posts e publicar conteúdos legais para atraí-los.

Mas antes de sair postando é preciso organizar:

  • As datas e horários de postagens;
  • Quais são as informações que você quer publicar;
  • Quais serão os meios de comunicação usados (redes sociais, WhatsApp, e-mail etc).
  • Que tipo de publicação que você quer fazer (foto, vídeo, texto, stories etc).

2. Não esqueça de planejar as promoções

Os preços e condições de pagamento precisam ser escolhidos com antecedência. Fazendo isso, você já deixa seu negócio preparado para a Black Friday e dá a oportunidade para os clientes terem contato com as ofertas antes do dia de comprar.

Isso é muito importante para atrair mais clientes e para analisar a reação deles às suas promoções. Caso algo não esteja muito interessante, os clientes vão comentar e você vai ter tempo para ajustar tudo e garantir boas vendas.

3. Faça uma lista de e-mails e prepare envios com as promoções

Comece a despertar agora mesmo o desejo de compra dos cliente! Vale a pena pegar todos os e-mails que você tem cadastrado e usar uma ferramenta de e-mail marketing para montar uma mensagem bem legal com os principais destaques da Black Friday.

E se você não tem uma ferramenta que te ajuda a cuidar dos contatos de e-mail dos seus clientes, chegou a hora de você descobrir o PagVendas. O PagVendas oferece:

  1. Um sistema completo de gerenciamento e frente de caixa para o seu negócio;
  2. Monitoramento de pagamentos e até de vendas fiadas;
  3. Ferramenta para montar uma Loja Online dentro da maquininha;
  4. Acesso fácil a gráficos e relatórios de vendas.

O PagVendas tem tudo o que você precisa para otimizar a gestão do seu negócio. Clique aqui e saiba mais sobre ele. 

4. Publique nas redes sociais mais usadas pelo seu público

Você vende ternos e gravatas? Talvez seu público esteja mais ativo no LinkedIn do que no Twitter. Sua loja é especializada em games? Então, o Facebook e o Instagram são as plataformas certas para atingir seus clientes em cheio.

Você precisa entender seu público para encontrar a rede social certa para se comunicar com ele. Para entender seu público, é preciso saber quem é que compra seus produtos e qual tipo de pessoa mostra interesse pelo seu negócio. Preste muita atenção aos clientes e tente fazer uma lista com as características comuns entre eles.

Após entender melhor que é seu cliente, veja onde eles estão mais presentes na internet. Seu público usa mais Facebook? A presença é mais forte no Instagram? Você precisa saber isso!

Depois de identificar onde eles são mais presentes e comece a se comunicar com eles, inclusive faça alguns anúncios. Os anúncios em redes sociais são baratos e oferecem um bom retorno para o seu negócio.

E não se esqueça de fazer também postagens orgânicas (que são as publicações normais que não precisam ser pagas) para chamar a atenção do público para suas ofertas de Black Friday.

5. Ofereça cupons e descontos exclusivos!

Que tal postar um cupom de desconto para atrair ainda mais a atenção dos seus clientes? Esse tipo de oferta faz com que o cliente se sinta valorizado, aumentando as chances de vender mais, afinal, aqui entra aquele famoso combo: empatia com as pessoas, atendimento diferenciado e oportunidade de pagar menos.

Pode ter certeza que seus clientes irão adorar e muitos já irão salvar o seu cupom e deixá-lo prontinho para usar nesta Black Friday!

6. Use e abuse dos stories e status do Facebook e WhatsApp

Os stories no Instagram e os status do Facebook e WhatsApp servem para você compartilhar informações durante um tempo curto. Após 24 horas, as postagens desaparecem. Aproveite esse recurso para destacar um ou mais produtos por dia, sempre colocando em destaque as mercadorias mais desejadas.

Faça stories com peças de roupas da estação, com games rodando em uma tela bonita ou com deliciosos pratos para encomenda. Isso tudo são exemplos de publicações que prendem a atenção dos clientes.

Além do apelo visual, os stories contam com várias ferramentas de edição que podem deixar seu conteúdo ainda mais bonito, interativo e estiloso. Por mais que muitas marcas prefiram os posts que não somem, cada vez mais pessoas estão usando as redes sociais só para consumir esses conteúdos curtinhos. Fica a nossa dica: não subestime o poder dos stories!

Como fazer marketing digital sem uma loja virtual?

Quem disse que Marketing Digital é exclusivo para quem tem loja virtual? Tem muita gente que trabalha em loja física, mas também usa o marketing digital para manter contato com os clientes. Veja o que você pode fazer mesmo sem ter uma loja na internet.

1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta para cadastrar sua empresa na base de dados do Google, assim, quando alguém pesquisar pelo seu negócio, será exibida uma ficha com as principais informações, como horário de atendimento, contato e endereço.

Além do cadastro, o Google Meu Negócio conta com uma opção para você montar até um site simples (não uma loja) para oferecer mais conteúdo e informação para seus clientes.

2. Divulgue promoções e produtos nas redes sociais

Aproveite as redes sociais e faça a divulgação dos seus produtos e também das promoções para a Black Friday.

Como você não tem uma loja virtual, nunca se esqueça de reforçar informações como seu telefone (WhatsApp), endereço e os horários de atendimento. As redes sociais são grandes vitrines online, use-as a seu favor para atrair mais clientes.

3. Ofereça cupons para compras presenciais

Use as redes sociais, o e-mail marketing ou sua lista de contatos do WhatsApp para oferecer cupons de desconto, assim, você conseguirá vender novamente para seus clientes ou então captar novas pessoas.

Vale apostar em outras ações promocionais, como disponibilizar um arquivo para que a pessoa imprima (ou tire um print) e compre na loja com desconto. Vale também fazer algumas promoções relâmpago, algo na linha “os 10 primeiros clientes que forem até a loja garantem 30% de desconto na compra de qualquer camiseta”.

Não se esqueça de dar um atendimento de primeira para encantar o consumidor e fazer com que ele nunca mais pense na concorrência!

4. Faça sorteios

Já pensou em sortear algum produto usando as redes sociais? Todo mundo gosta de sorteios e você pode atrelar as regras de participação à algumas ações importantes como curtir a sua página ou compartilhar um determinado conteúdo.

No momento da entrega do prêmio, você terá contato próximo com os sorteados, abrindo margem para conquistá-los, divulgar melhor seu negócio e garantir mais vendas nessa Black Friday!

5. Faça sua loja virtual e tenha 2 canais de vendas ao mesmo tempo

Como dica final, não se esqueça pensar na criação de uma loja online para ter a oportunidade de vender pela internet. Assim você garante que seu negócio tenha um canal de vendas que está aberto o tempo todo, o que aumenta as chances de faturamento.

Se você quiser montar a sua loja em pouco tempo, reforçamos a nossa dica: conheça o PagVendas, a ferramenta completa de gestão dentro da maquininha e que também permite montar uma Loja Online integrada!

Agora, se você quer vender na internet sem loja, também é possível. Ferramentas como Pede Fácil e o Link de Pagamento permitem que você venda online sem precisar de um site.

Com o Pede Fácil você cria um Menu Digital com os produtos em destaque, encaminha para os seus clientes como preferir e só precisa aguardar a que eles escolham os produtos e confirmem a compra. Em seguida, você pode usar o próprio Pede Fácil para gerenciar a entrega do produto para o cliente.

O Pede Fácil oferece um sistema de delivery bem simples de usar e que permite chamar entregadores da Loggi para fazer suas entregas.

Você também pode vender pela internet usando o Link de Pagamento. Com ele, você só precisa encaminhar o link para o cliente (seja por WhatsApp, SMS, e-mail ou o chat das redes sociais) e aguardar que ele faça o pagamento.

O Link de Pagamento conta com a opção de cálculo automático de frete e também com a possibilidade de parcelamento para os clientes, ou seja, é uma ferramenta completa para você que quer vender usando a internet mesmo sem ter uma loja virtual.

Gostou das sugestões? Então, não deixe de conhecer mais sobre o Pede Fácil e o Link de Pagamento!

  1. Descubra como o Pede Fácil pode solucionar suas vendas digitais e o delivery;
  2. Veja como funciona o Link de Pagamento e faça vendas online hoje mesmo!

Tenha as melhores ferramentas à disposição do seu negócio!

Nós temos um time completo de ferramentas para o seu negócio, tanto para quem vende online quanto para quem ainda não trabalha na internet. Aqui você à sua disposição recursos para:

  1. Organizar o delivery e criar menu digital;
  2. Gerenciar seu negócio de forma completa;
  3. Vender pelas redes sociais e WhatsApp;
  4. Pagar mais barato no frete;
  5. Oferecer um sistema seguro para pagamento online na sua loja;
  6. Aplicar o dinheiro da sua empresa e ampliar a reserva financeira do seu negócio;
  7. As melhores maquininhas para vendas no crédito, débito e via QR Code e tecnologia de aproximação;
  8. Conta que rende o dobro da poupança.

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