Quanto mais desafiador é o momento, maior é a necessidade de inovar e mudar o jeito de fazer as coisas. Nos negócios não é diferente. Como disse Albert Einstein: “no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”.

Pensando nisso, o PagSeguro PagBank segue dando dicas para você que é empreendedor buscar formas de seguir vendendo e conquistando novos clientes.  

Uma maneira eficaz para divulgar melhor seus produtos é usando algumas estratégias digitais. Isso significa usar recursos de marketing e de vendas, tudo focado no universo virtual e com foco em trazer mais vendas para você. 

Agora, você até pode pensar “isso não é pra mim”, mas nós vamos demonstrar que divulgar seu negócio na web não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, selecionamos ferramentas que podem ser utilizadas não apenas durante este momento, mas de forma permanente. 

E o melhor: elas podem ser utilizadas mesmo por quem é leigo na área e não tem nenhuma familiaridade com marketing, redes sociais, sites ou blogs.

Ficou curioso? Então continue a leitura!

6 ferramentas de marketing digital para divulgar o seu negócio

1 – WhatsApp

Nossa lista de dicas começa com uma ferramenta que continua expandindo seu uso em todo o planeta. Depois de se tornar o aplicativo de mensagens mais utilizado do mundo, o “Zap” ampliou sua frente de atuação e desenvolveu soluções focadas nos negócios.

O WhatsApp for Business é um recurso para que os empreendedores possam criar um canal de comunicação com seus clientes de forma organizada, separando a conta pessoal (e todas as conversas que você tem com amigos e família) da conta profissional.

O app é grátis e muito fácil de ser utilizado, assim como o WhatsApp comum. A grande diferença está nos recursos de comunicação. A plataforma disponibiliza a opção de criar listas de contatos para distribuição de mensagens e o uso de mensagens automáticas de atendimento. 

Usar as listas e criar algumas mensagens automáticas para o primeiro contato é essencial para profissionalizar o atendimento, contudo, não se esqueça de gerar conteúdo. E a nossa dica é utilizar os status, um recurso bem semelhante ao Instagram Stories, que fica inserido dentro do WhatsApp.

Aproveite os status para divulgar produtos, feedbacks de clientes, novidades, fotos e tudo aquilo que tiver ligação com o seu negócio. 

E quando chegar a hora de fazer a venda, vale aproveitar das facilidades do Link de Pagamento do PagSeguro. Ele é o jeito mais simples e rápido de concretizar uma venda diretamente pelo WhatsApp. Basta criar o link com o valor da venda, compartilhar com o cliente e pronto, os valores caem na conta do PagBank do vendedor sem complicações.

Veja como é fácil criar um Link de pagamento:

Outra dica legal é usar o ZapCommerce. Basicamente, ele cria uma loja virtual voltada para os apps de mensagens (Facebook Chat, Instagram Direct Messages e, claro, WhatsApp for Business), e as vendas contam com todos os processos de segurança do PagSeguro. 

Com ele, é possível apresentar catálogos, facilitar vendas e dar mais fluidez ao processo de pagamento. 

Ele serve tanto para empresas que têm estoques e catálogos de produtos mais regulares quanto para empreendedores que possuem um mix bem variado e mutável (como, por exemplo, uma pessoa que faz diferentes tipos de doces para vender e tem que lidar com diferentes níveis de disponibilidade de seus produtos).

Ele facilita e profissionaliza ainda mais as formas de pagamento adotadas pelo seu negócio.

Em vez de enviar sua conta corrente para depósito do cliente, basta enviar um link e pronto, os valores são direcionados para a conta do vendedor no PagBank em questão de minutos.

2 – Facebook e Instagram

Lembra daquela velha dica de “separar as finanças pessoais e empresariais para manter o controle financeiro”? Ela também se aplica ao Facebook e o Instagram e precisa ser a primeira etapa para trabalhar com sucesso nessas plataformas.

Separe a sua conta pessoal da divulgação dos seus negócios. Criar um perfil só do seu negócio é essencial, não só pelo ar de profissionalismo que ele concede, mas pelo fato de ser recurso imprescindível para poder criar publicidade no Facebook e no Instagram. 

Isso ocorre porque a plataforma entende que PFs e PJs são coisas distintas e que, portanto, não devem utilizar o mesmo perfil para relacionamento. 

Não esqueça que as redes sociais para empresas vão além do simples relacionamento com pessoas. Uma boa forma de manter seu negócio sempre em evidência e visível para os clientes é produzindo conteúdo. Aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Publique conteúdos e mantenha frequência nas publicações para que sua empresa esteja sempre presente na timeline dos clientes. Existem alguns recursos interessantes para montar seus posts. Veja uma pequena lista aqui!
  2. Faça lives para atrair e dialogar com o público. Aproveite esse recurso para apresentar novos produtos, tirar dúvidas e se aproximar das pessoas que acompanham seu trabalho;
  3. Fique atento ao chat do Facebook e do Instagram. Lá podem surgir boas oportunidades, mas você só vai descobri-las e aproveitá-las se responder as pessoas com frequência e sem muita demora;
  4. Faça stories e utilize os recursos como filtros, enquetes, envio de perguntas, etc.

Facebook e Instagram são plataformas de negócios poderosas, com alta audiência e que possuem recursos de divulgação gratuitos (como posts regulares e stories do Facebook) e também pagos.

Por mais que os recursos gratuitos sejam muito úteis e capazes de gerar uma movimentação interessante para o seu perfil, é inegável que anunciar traz algumas vantagens. Veja mais a seguir.

Como funcionam os anúncios do Facebook e Instagram?

A ferramenta de anúncios vinculados dentro do Facebook — e que podem aparecer também no Instagram — é chamada de Facebook Ads. 

Sem a necessidade de grandes investimentos, é possível divulgar seus produtos e/ou serviços de forma totalmente segmentada — inclusive por interesse do público.

As principais vantagens de anunciar no Facebook e no Instagram são:

  1. Aumento do alcance das suas publicações (os posts pagos aparecem para mais pessoas do que os post gratuitos);
  2. Possibilidade de segmentar o público e fazer com que seu anúncio apareça apenas para o tipo de pessoa que você quer;
  3. Capacidade de analisar resultados e verificar o que deu certo e o que não deu. Com isso, é possível corrigir suas estratégias e fazer anúncios cada vez mais certeiros;
  4. Diversidade de formatos (é possível fazer postagens pagas com foto, texto, vídeos e até stories).

Caso você já faça anúncios nessas redes sociais, uma dica é facilitar ainda mais o pagamento para o seu cliente. Nós oferecemos soluções rápidas e eficientes nesse sentido, como:

  • Geração de boletos, funcionalidade encontrada dentro do superapp PagBank, que permite enviar a número diretamente para o e-mail, SMS ou WhatsApp do cliente;
  • Link de Pagamento, que pode ser enviado via WhatsApp, SMS ou e-mail para que o cliente efetue o pagamento. Confira como funciona

E fica aqui nossa última dica: assim como acontece com o Google Ads, o UOL Meu Negócio oferece uma consultoria específica para Facebook e Instagram. 

3 – E-mail Marketing

Outra ferramenta que pode ser uma grande aliada nesse momento é o e-mail marketing. Sabe quando você recebe um e-mail promocional de alguma empresa na sua caixa de entrada? Então, isso é o que chamamos de e-mail marketing, e incluir essa ferramenta na divulgação do seu negócio é mais simples do que você imagina. 

Além de rentável e econômico, permite que sua mensagem ganhe grande alcance. Você pode utilizá-lo para realizar vendas, criar e manter relacionamento com cliente e, consequentemente, retê-los e torná-los mais engajados com o seu negócio.

Porém é importante ressaltar que, para utilizar uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, você deve contar com informações da sua base de clientes — ou seja, os endereços de e-mails de clientes potenciais ou aqueles que já utilizam dos seus serviços e produtos. 

E a melhor forma de gerenciar as informações dos seus clientes e os dados importantes – como telefone e e-mail – é utilizando o PagVendas, que é o sistema de gerenciamento integrado do PagSeguro

Se você tiver poucos contatos para envio, pode usar seu próprio e-mail, contudo, se a sua lista de clientes for extensa, o ideal é utilizar uma ferramenta capaz de disparar e montar as campanhas de e-mail.  

Existem opções simples e gratuitas como o MailChimp, e soluções mais personalizadas como UOL Meu Negócio. Ele conta com diversos templates prontos para que você ative a sua campanha e comece a divulgar os seus produtos. Veja como a ferramenta funciona!

4 – Divulgação em grandes sites

Já pensou em divulgar o seu negócio em grandes portais de notícias, que contam com milhares de acessos diariamente? Essa pode ser uma alternativa para aquecer as suas vendas e, de quebra, conquistar novos clientes.

Para tornar a criação e o gerenciamento de anúncios muito mais fácil e rápido, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de publicidade online, como o UOL Ads. Dentre os diversos formatos, você poderá ter o seu negócio anunciado dentro das matérias, conforme a imagem abaixo:

print da tela de um site parceiro uol, mostrando como fica o anúncio

A plataforma permite que seu negócio seja divulgado em páginas com grande volume de acessos, tais como:

  • Nos canais do UOL, que recebem 1,3 bilhão de visitas por mês e abrange 98% da internet;
  • Sites parceiros do UOL, como Folha, Caras, Contigo, Band, RedeTv entre outro.

Além de todas as vantagens, pensando em incentivar ainda mais que você empreendedor utilize novas estratégias para divulgar seu negócio, o UOL Ads está disponilibilizando um cupom para R$50,00 de desconto para usar a ferramenta.

Acesse o site, preencha os dados necessários e utilize o cupom 50-BLOGPAGS-EJ757.

Confira como a ferramenta funciona e descubra que anunciar demanda bem menos tempo, investimento e burocracia do que você pensa!

5 – Google 

Não é novidade para ninguém que o Google é o principal mecanismo de busca do mundo. Para se ter uma idéia, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas mensalmente. Logo, anunciar nesta plataforma pode ajudar muito a sua empresa a vender mais. O Google oferece 3 modelos de anúncios, são eles:

Pesquisa: você escolhe palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, sempre que o usuário pesquisar por elas, o seu site poderá aparecerá no topo da página, dependendo do valor investido e da concorrência por aquele termo. 

Por exemplo, se você possui uma lojinha de roupas de academia, é possível anunciar palavras relacionadas como “shorts para ginástica”, “camisetas para musculação” e assim por diante.

Vídeo: esse tipo de anúncio pode ser exibido no YouTube e nos demais sites parceiros do Google. 

Basta ter um material em vídeo para anunciar de acordo com os temas buscados pelos usuários;

Display: são aqueles anúncios em formato de banner ou texto que aparecem nos sites relacionados ao seu produto ou serviço.

Tudo personalizável de acordo com a sua necessidade.

Fazer anúncios no Google não é algo complicado e você mesmo pode dar início às suas estratégias de publicidade. Para começar, basta acessar este link aqui!

Contudo, vale ressaltar que fazer anúncios é relativamente fácil, mas acertar em cheio na estratégia é um pouco mais complexo. 

Mas calma, não há motivos para preocupações. Ao final do texto você vai encontrar alguns links com informações úteis para a criação dos seus anúncios.

Agora, se você prefere focar nos seus negócios e contar com uma mãozinha nos anúncios, o UOL Meu Negócio conta com um serviço exclusivo e totalmente personalizado para criar, gerenciar e analisar seus anúncios no Google.

Vá além dos ads!

A funcionalidade do Google para o seu negócio não se resume apenas à oportunidade de anunciar. Dentre os recursos gratuitos oferecido pela empresa está o “Meu Negócio”. 

Ele é uma espécie de “ficha” da sua empresa dentro da base de dados do Google. Com isso, quem pesquisar sua empresa irá encontrar uma central com as informações mais importantes, como canais de atendimento, horários de funcionamento, localização e opinião de clientes. 

Ao se cadastrar, é criado um perfil bem completo do negócio, o que permite que você se conecte com os clientes por meio das buscas e também pelo Google Maps, tudo sem gastar um centavo.

6 – Loja Virtual

Uma loja virtual é um site que permite que você venda seus produtos ou serviços pela internet. Para se ter uma ideia, 55 milhões de pessoas fazem suas compras regularmente pela web e, em 2019, as vendas do comércio eletrônico crescem 13,5%, em relação ao ano anterior, segundo o SpendingPulse

Se você ainda não pensou na possibilidade de disputar uma fatia deste mercado, que não para de crescer, esta é a hora.

E se você quer aproveitar desse contexto de aumento no volume de vendas virtuais, saiba que o primeiro passo é criar uma loja de qualidade. Por essa razão, vale a pena se atentar aos seguintes pontos: 

  1. Cuidados com a experiência do usuário, ou seja, a facilidade de navegação, a organização dos catálogos de produtos e a simplicidade para executar ações;
  2. O design do site e toda a arquitetura das páginas;
  3. O uso de uma identidade visual condizente com a sua marca;
  4. A simplicidade na forma de pagamento e escolha do formato ideal para o cliente. 

Na ferramenta disponibilizada pelo UOL Meu Negócio, Você pode escolher o modelo de site que combina mais com o seu segmento e realizar diversas personalizações. 

Outra solução rápida e prática é utilizar a Loja Integrada, uma ferramenta prática e que possui versões gratuitas e pagas para montar a sua loja virtual com agilidade e precisão. 

A solução é integrada com o PagSeguro, o que concede segurança para quem compra e praticidade para quem vende. 

Mas é válido ressaltar que existem outras soluções no mercado, portanto, se você deseja pesquisar mais, veja aqui alguns outros recursos disponíveis para montagem de um e-commerce. 

Dica extra: Vá além das ferramentas!

Muita coisa para pensar? Fique tranquilo, você não precisa aprender tudo sozinho. Existem diversos vídeos no Youtube com linguagem fácil e prática para você aprender mais sobre as ferramentas para divulgação do seu negócio. 

Porém, se você quer um aprendizado um pouco mais aprofundado, veja abaixo algumas opções para você. 

O primeiro é o Facebook Business, um site completo com muito conteúdo (feito pela equipe do Face) para orientar os empreendedores sobre o uso das ferramentas de negócios do Facebook, WhatsApp e Instagram.

Aqui você encontra tudo o que precisa para começar, seja você um expert em social media ou alguém que nunca usou esse tipo de recurso para vender. 

Outra solução com a marca Facebook é o Blueprint. O site é repleto de vídeos e conteúdos educativos rápidos e diretos para solucionar as principais dores dos empresários que querem divulgar seus negócios nas redes sociais. 

Por fim, não se esqueça de chegar a página do Google com as explicações sobre o Google Ads e Google Meu Negócio.

No caso do Google, vale um ponto de atenção. O Google não oferece portais de conteúdos tão extensos e completos quanto o Facebook, além disso, o Google Ads é muito mais delicado e requer mais prática para atingir bons resultados.

Portanto, se você quer entender as soluções publicitárias do Google a fundo, a solução ideal é buscar cursos de capacitação ofertados por empresas e profissionais da área. 

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A Internet pode é um oceano de oportunidades. A pergunta não é mais se você pode aproveitar, mas quando você começará a explorar as oportunidades que ela oferece para vender mais e garantir a saúde financeira do seu negócio.

Não deixe para depois o que pode começar a trazer resultados agora — e conte com a gente, é claro!