Entenda como funcionam as garantias das debêntures incentivadas

Resumo do texto

  • Saiba o que são debêntures incentivadas;
  • Descubra quais são as garantias das debêntures incentivadas;
  • Conheça as vantagens e riscos desse investimento.

 

Entender sobre as vantagens, riscos e garantias das debêntures incentivadas é fundamental para você, investidor, que quer entrar nesse mercado de forma estratégica.

Apesar de não serem muito populares, as debêntures têm despertado o interesse de muitos investidores. Alguns dos motivos são: elas são isentas de Imposto de Renda e costumam ter uma rentabilidade atrativa. Duas boas notícias, certo?

Devido às vantagens que envolvem o investimento em debêntures incentivadas ou fundo de debêntures incentivadas, os números de operações vêm crescendo. Segundo a ANBIMA, foram 225 operações no primeiro semestre deste ano. 15,4% a mais em comparação com o mesmo período de 2021.

Para quem ainda não investe ou para quem já tem debêntures incentivadas na carteira, vale a pena conhecer mais sobre essa possibilidade e entender as garantias destes títulos.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

O que são debêntures incentivadas?

Debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por uma empresa. Trata-se de uma modalidade de investimento em renda fixa que gera um direito de crédito ao investidor.

Mas por que “incentivadas”? O termo faz referência ao “incentivo” dado pelo governo com a isenção no Imposto de Renda. Isso porque, esses títulos são de empresas de setores estratégicos para o país (por exemplo, energia, saneamento básico, etc.).

Justamente por serem empresas de setores estratégicos, o investimento em debêntures incentivadas ajuda no desenvolvimento nacional. Além disso, todas as aplicações geram juros proporcionais ao valor e tempo de investimento. A remuneração pode ser prefixada ou pós fixada.

Veja quais são as garantias das debêntures incentivadas

Caso esteja se questionando se as debêntures incentivadas concedem algumas garantias aos investidores, a resposta é sim, elas asseguram os investimentos. No entanto, não possuem ligação com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Além disso, são divididas em quatro categorias: real, flutuante, subordinada e quirografária.

Garantia real

A própria empresa emissora da debênture ou outro responsável apresenta alguns bens de propriedade como garantia.

Por exemplo, uma companhia negociou suas debêntures, mas não conseguiu pagar a remuneração (juros) combinada. No caso da garantia real, os bens registrados no contrato podem ser liquidados para pagar os valores devidos aos investidores.

Garantia flutuante

Nessa categoria, a empresa emissora também apresenta alguns bens para preservar o investimento. No entanto, os ativos oferecidos como garantia podem ser trocados a qualquer momento, representando um risco maior para os investidores.

Garantia Subordinada

Aqui, a empresa não disponibiliza seus bens para garantir uma possível falta de pagamento de remuneração, mas sim a prioridade de recebimento, em caso de falência ou outros problemas financeiros da emissora.

Imagine, portanto, que determinada companhia decrete falência. Nesse caso, a garantia subordinada faz com que a devolução dos valores aplicados aos investidores da modalidade aconteça antes dos acionistas da companhia.

Garantia Quirografária (sem preferência)

Nesse formato, não é oferecido nenhum bem específico ou privilégio de pagamento.

Sendo assim, quem investe em debêntures quirografárias ou sem preferência corre um grande risco de não ser remunerado em caso de falência da empresa emissora do título.

Como existem muitas debêntures dessa categoria no mercado, é importante conhecer, com antecedência, as características descritas em sua escritura de emissão, além de avaliar se o título “compensa” e atende às suas expectativas.

Mas, quem garante as debêntures?

Segundo o Guia de Debêntures publicado pela ANBIMA, a companhia emissora do título deve apresentar os direitos conferidos pelas debêntures, garantias e outras condições. Isso reforça as responsabilidades das empresas que negociam os títulos.

Além disso, os investidores podem contar com o apoio da Assembleia de Debenturistas, onde são debatidos diversos assuntos de interesse dos investidores, inclusive sobre as garantias das debêntures.

Conheça os tipos de debêntures e saiba como investir.

Vantagens de investir em debêntures incentivadas

Dependendo dos objetivos do investidor, as debêntures incentivadas podem ser mais vantajosas que outras categorias de investimento em renda fixa, isso porque:

  • O investidor tem uma noção da remuneração que irá receber ou conhece o indicador de rentabilidade, já que se trata de um investimento em renda fixa;
  • Possui um retorno mais atrativo quando comparado a outros produtos de renda fixa;
  • Quem investe em debêntures incentivadas não precisa pagar imposto de renda sobre as operações.

Conheça os riscos desse investimento!

Como a maioria dos investimentos, aplicar em debêntures também envolve riscos. A falta de garantia por parte do Fundo Garantidor de Créditos é um deles. Diferente de outros tipos de investimento, como o CDB, LCI e LCA, as debêntures não têm nenhuma proteção do FGC, que garante investimentos de até R$250 mil por pessoa.

Outro ponto que merece atenção é o risco de crédito, que nada mais é, do que a possibilidade da empresa responsável pela debênture não pagar os juros acordados ou não devolver a quantia total aplicada. Isso vai depender da credibilidade e condição financeira da empresa emissora do título.

Saiba como investir em debêntures com o PagBank!

Agora que você já sabe quais são as garantias das debêntures incentivadas, conheça também as opções de investimentos disponíveis no super app.

No PagBank, é possível investir em fundos de debêntures de forma totalmente segura com apenas R$100. Essa é a forma mais vantajosa para adquirir os ativos, pois em uma única aplicação, você tem acesso a vários títulos de debêntures, sem precisar comprá-los individualmente.

Para começar é muito fácil, basta seguir os seguintes passos:

  1. No super app PagBank, acesse “Produtos e Investimentos”;
  2. Vá em “Aplicar meu Dinheiro”;
  3. Selecione a opção “Fundos de Investimento”;
  4. Faça sua escolha e clique em “Investir”.

Invista em debêntures incentivadas com praticidade e segurança!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”