Resumo do texto

  • Veja como criar a sua loja virtual do zero;
  • Saiba como escolher o frete ideal para o seu negócio;
  • Conheça as plataformas para vender online.

Conheça o PagVendas!

 

A loja física é o ponto de encontro entre o cliente e o seu negócio, mas ela possui diversas limitações, como a distância e o horário de funcionamento. Já a loja online é uma opção para vender a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A opção online ganha cada vez mais espaço no mercado, por isso, separamos algumas dicas de como criar uma loja virtual para você iniciar essa jornada com o pé direito, confira!

Como criar uma loja online: comece o seu planejamento do jeito certo

Se você é dono de um negócio e ainda não possui loja online, chegou a hora de conquistar novos horizontes. Os hábitos de consumo mudaram e hoje os clientes buscam por comodidade e praticidade fazendo tudo pelo computador ou celular.

De acordo com uma pesquisa feita pela Mastercard, só no ano de 2020 o e-commerce brasileiro cresceu 75% em relação ao ano anterior.

São muitas as vantagens de vender online, como facilidade de acompanhar os resultados da empresa, o fato de que os clientes podem comprar em qualquer dia e horário, melhor divulgação da marca e muito mais.

Portanto, não trazer o seu negócio para a internet é ficar para trás em relação ao restante do mercado, veja como criar uma loja virtual pode ser simples.

Atenção ao planejamento financeiro

Antes de decidir onde vender online e criar uma loja virtual é preciso se planejar financeiramente, assim, você evitará fechar as portas.

É preciso criar uma meta de faturamento mensal, ou seja, definir quantas vendas deverão ser feitas em cada mês ou semana.

Também é preciso fazer o cálculo do valor médio dos produtos e destinar parte dos seus lucros para criar uma reserva de emergência.

Defina o segmento que você vai trabalhar

Ao criar uma loja virtual, antes de tudo é preciso decidir o segmento da sua atividade. Por exemplo, se a sua ideia é abrir uma loja de roupas você deve mapear corretamente o seu público-alvo.

Para isso basta decidir qual será o estilo dessas peças e para quem elas serão destinadas. A sua loja pode ser indicada apenas para o público feminino, pode ser de roupas esportivas, pijamas etc. Viu como são segmentos totalmente diferentes?

Com esta definição será mais fácil deixar o seu comércio diferenciado da concorrência e atrair quem realmente deseja comprar, veja como fazer isso:

Construa uma marca forte e autêntica

Um dos passos mais importantes de como criar uma loja virtual é pensar em fazer a diferença. A internet está cheia de concorrentes e você precisa se destacar! 

Ter uma marca forte e com personalidade desperta a identificação do público, aumenta a credibilidade no mercado e constrói uma posição única para o seu negócio.

Crie valores e uma cultura para a sua marca! Para isso é preciso mergulhar nas características dos produtos, entender o público-alvo, determinar um propósito para a empresa e ser original no conteúdo, veja algumas dicas:

  • faça pesquisa de mercado;
  • invista em um bom planejamento visual;
  • unifique seu tom de voz, forma de apresentação e atendimento;
  • valorize as imagens de divulgação.

Envio de produtos: veja o que considerar ao escolher o frete

Ao criar uma loja virtual você vai perceber que a escolha do frete será importante para suas vendas. Este serviço pode ser o diferencial do negócio, mas, para tomar a melhor decisão, é preciso entender as necessidades dos clientes e o tipo de produto vendido.

Confira algumas características que não podem faltar no momento de definir a transportadora:

  • área de cobertura;
  • tarifas;
  • integração com a plataforma de vendas;
  • facilidade e rapidez no processo de envio;
  • credibilidade.

O envio de produtos precisa ser ágil, seguro e contar com tecnologias para que o transporte seja acompanhado. Com o Envio Fácil você garante tudo isso e ainda economiza no frete da sua loja! Este pode ser o serviço que faltava para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, não deixe de conferir.

Onde vender online?

Existem muitas opções de como criar uma loja virtual e começar a vender pela internet. A plataforma escolhida para o seu e-commerce deve conversar com a sua marca e com o seu público.

Você pode fazer integrações, trazendo sua loja online para o Instagram, por exemplo, veja a seguir os principais canais e saiba onde vender online.

Redes sociais

Funcionam como uma forma de divulgação e também um espaço para vendas. É nelas que você irá criar conteúdos ricos e de qualidade para atrair clientes e mostrar os produtos. Além disso, elas te permitem ter comunicação com os seguidores da marca.

Trabalhe com uma identidade visual, converse com quem acompanha o seu trabalho e responda todas as dúvidas que surgirem. 

Com o Link de Pagamento você pode vender pelas redes sociais de forma simples e segura, ele permite compras parceladas com apenas alguns cliques e o valor é recebido de uma só vez.

Marketplace

O Marketplace funciona como um shopping virtual, onde um site ou aplicativo reúne várias lojas online em um mesmo espaço. 

Para o vendedor este pode ser um bom começo, pois a loja terá uma maior visibilidade, já que os marketplaces são conhecidos e têm um grande número de acessos.

Para os clientes é prático, pois ele facilita a busca por itens, é confiável e além disso é possível ler avaliações de outros compradores sobre os produtos.

Um exemplo de Marketplace é o Shopping PagBank.

Loja Online

O investimento inicial de uma loja online pode ser mais em conta que de uma loja física. Além disso, ela não tem horário de funcionamento, ou seja, a sua loja sempre estará aberta, o cliente tem a liberdade de fazer uma compra por conta própria sempre que quiser.

Você economiza com funcionários, contas, espaço e ainda poderá fazer um acompanhamento do andamento do negócio em tempo real.

Como ter um controle mais completo das vendas?

Agora que você já sabe como criar uma loja virtual, que tal fazer isso de forma simples e contar com um serviço de gestão completo para o seu negócio?

O PagVendas controla frente de caixa, registro de produtos, vendas e muito mais. Com ele será muito mais fácil administrar a loja online e tudo pode ser feito através do celular, simplificando ainda mais a sua rotina. Confira mais vantagens:

  • gestão de estoque;
  • gerenciamento das vendas, inclusive fiadas;
  • loja online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!