Resumo do texto

  • Estoque parado é prejuízo, ainda mais durante a quarentena;
  • O jeito é colocar em prática algumas ações para conseguir vender essas mercadorias;
  • Confira 8 dicas práticas para aquecer os produtos do seu estoque, reduzir as mercadorias sem saída e fazer uma melhor gestão com o PagVendas — nossa ferramenta tudo em um.

 

Gerenciar o estoque exige um certo cuidado e uma pitada de estratégia. Não há nada pior do que ficar com muitos itens parados ou ter que interromper as vendas por falta de mercadoria, não é mesmo?

No post de hoje, vamos apresentar algumas ideias de vendas e soluções práticas para quem pretende movimentar itens que estão parados no estoque, fazendo com que mais grana entre no caixa e também evitando que alguns itens fiquem muito tempo sem saída.

8 dicas simples para dar saída aos itens do seu estoque

Veja algumas ideias práticas e estratégicas para você acabar com o seu estoque parado. Vamos lá?

1.Faça um raio-x do estoque

Tudo começa com uma análise, não tem como fugir! Portanto, fique atento ao que você deve fazer:

  1. Reserve um tempinho e vá ao estoque analisar os itens;
  2. Verifique as quantidades;
  3. Anote as datas de vencimento (quando houver);
  4. Deixe todas essas informações registradas para você começar um acompanhamento das saídas e, consequentemente, um controle do estoque parado.

Essa etapa inicial é muito importante para você determinar qual é a urgência de vender cada um desses itens. Além disso, esse exercício é ótimo para dar início em um pensamento muito importante: como agir para vender essas mercadorias?

2.Planeje suas ações

Depois de verificar o estoque e ter em mãos todas as informações atualizadas sobre os produtos que estão lá, é hora de planejar seus próximos passos. Isso significa analisar:

  1. O que precisa ser vendido rapidamente;
  2. Quais itens podem sofrer uma queda de preço para atrair o consumidor;
  3. Quais serão as estratégias de vendas que você acredita que vão funcionar para dar vazão aos produtos.

Não precisa correr para fazer esse planejamento. Essa etapa é muito importante para o seu sucesso. Se você está com a agenda apertada, vá fazendo esse planejamento aos poucos, dedicando-se um pouquinho por dia à essa missão.

Por isso, reserve algum momento do seu dia para sentar, refletir e quebrar um pouco a cabeça para desenvolver com sucesso essas ações para movimentar os itens parados. E não se esqueça de que, mais importante do que traçar esses planos, é necessário segui-los, portanto, mantenha sempre o foco nessa missão de reduzir o estoque.

3.Fique de olho no interesse do seu cliente

Para cumprir seu objetivo será preciso entender como esses itens se encaixam na necessidade do público. Nem sempre os itens estão parados lá por falta de interesse, mas sim por falta de uma oportunidade melhor de vendas.

Vamos a um exemplo: imagine que você está cheio de chocolates importados no estoque da sua loja de doces. Que tal aproveitar que o inverno chegou e as pessoas adoram comer uma guloseima no frio e fazer uma grande promoção dos chocolates?

O Dia dos Pais também está chegando, então, criar uns kits com diversos chocolates e um vinho para os clientes é uma excelente maneira de dar giro aos produtos e aumentar o ticket médio (ou seja, o valor médio gasto por cada cliente).

Tudo é questão de interesse e oportunidade, basta você se colocar um pouquinho no lugar do seu cliente para entender como cada item do seu estoque pode ser útil e atrativo para comprar.

4.Aposte em promoções e vendas casadas

Com base nos produtos que estão no seu estoque e naquilo que você acredita ser de interesse do seu cliente, é hora de montar as famosas promoções para liquidar o estoque. Pense em quais itens podem receber um desconto.

Sobre as promoções, fica a nossa dica: faça promoções de verdade, que sejam realmente atrativas para o consumidor e, ao mesmo tempo, respeite sua margem de lucro. 

Isso significa que você deve evitar promoções do tipo o gerente ficou louco, que jogam sua margem de lucro lá embaixo (já que o momento não é ideal para ter pequenas margens) e evite ainda mais as promoções furadas, do tipo o valor baixou de R$49,90 para R$48,95.

Fique esperto também nos itens das vendas casadas. Tente vender produtos que se complementam ou que são realmente úteis para o cliente, como chocolate + vinho ou camisa + bermuda. Nada de criar pacotes malucos de produtos, já que isso pode espantar em vez de atrair o consumo.

5.Crie campanhas nas suas redes sociais

Como você pretende vender o que você tem de produto parado se as pessoas não sabem que está rolando uma boa promoção? Divulgar é essencial para atrair clientes e alertá-los sobre as oportunidades.

E, em termos de divulgação, poucos espaços são tão eficientes quanto as redes sociais. Você pode anunciar seus promoções sem gastar um centavo sequer!

Confira nosso conteúdo especial sobre divulgação em redes sociais aqui!

6.Aposte no frete grátis

Neste momento, muitas cidades ainda estão com restrições no comércio. Por isso, se você quiser dar vazão aos produtos do seu estoque, será preciso apostar nas entregas e na retirada.

 

O frete costuma ser um fator que tira o consumidor de cima do muro. Se ele acha o valor alto, é bem provável que desista da compra, se achar o valor justo, isso é meio caminho andado para um acordo. Sendo assim, que tal bancar o frete dos produtos que você quer eliminar do estoque?

Esse pode ser um baita fator de atração, porém, fique atento, faça os cálculos para que sua margem de lucro não fique muito pequena com essa estratégia de isentar o cliente do valor do frete.

7.Venda online e use bem o seu site

Lojas virtuais são cheias de recursos para apresentar produtos e divulgar promoções. Com uma boa manutenção do seu e-commerce, você será capaz apresentar os produtos aos clientes e facilitar o acesso do consumidor a esses itens.

Se você ainda não tem uma loja virtual, saiba que ela pode ser muito boa para aumentar suas vendas e ajudar a eliminar o estoque parado. Por isso, vale a pena conferir a Loja Online do PagVendas, que vai te dar toda a estrutura para você lançar o seu e-commerce e muito mais!

Veja o que o PagVendas pode fazer pelo seu negócio!

8.Ofereça mais formas de pagamento

Dinheiro, boleto e cartão formam o kit básico das formas de pagamento. Juntas, elas conseguem dar conta de boa parte do recado. Porém, já pensou em adicionar mais alguns modos para pagamento?

Variedade na forma de pagar significa menos vendas perdidas, por isso, vale a pena pensar em soluções modernas e práticas. Um bom exemplo é o Link de Pagamento. Com ele, você pode vender direto nos apps de mensagem, como o WhatsApp e Instagram, tudo isso com a menor taxa do mercado!

 

Outra boa pedida é usar o QR Code. As maquininhas do PagSeguro podem emitir tanto o QR Code PagBank — que serve para que o cliente PagBank faça o pagamento e ainda receba 10% de cashback — e também o QR Code Elo, que permite pagar diretamente no app CAIXA Tem e usar o Auxílio Emergencial.

Gostou da possibilidade de vender usando o QR Code para quem recebe o Auxílio? Então, clique aqui e saiba tudo sobre essa oportunidade!

 

Para refletir: por que estoque parado é dinheiro perdido?

Produtos parados no seu estoque não são apenas mercadorias que ainda não foram vendidas. Itens sem saída representam alguns desafios bem incômodos para o seu negócio, veja só.

Problemas de liquidez

A liquidez é a facilidade com a qual uma mercadoria gera faturamento para a empresa. Produtos que têm uma ótima saída são considerados de alta liquidez, enquanto aqueles que não saem muito bem apresentam baixa liquidez.

Ter muitos produtos parados no estoque significa que você gastou com a compra deles, mas está com dificuldade em ter retorno sobre essa grana investida. Isso pode ser o começo de um problema financeiro, que pode ir muito além do fluxo de caixa. Ou seja, temos um problema de estratégia!

Redução do dinheiro da empresa

Se você comprou os produtos, mas não consegue vendê-los, isso significa que mais dinheiro saiu do que entrou. Se essa for a realidade do seu negócio durante muito tempo, a grana vai começar a ficar mais curta, e daí em diante, começam a surgir problemas maiores, como endividamento ou dificuldades para pagar fornecedores e funcionários.

Outra coisa que diminui a sua grana são as despesas bancárias. Se você paga taxa de manutenção de conta, anuidade de cartão e transferências entre bancos, saiba que você está jogando dinheiro fora. Afinal, o PagBank é o banco completo e grátis para o seu negócio direto na palma da sua mão.

No PagBank você faz TEDs gratuitas e ilimitadas, conta com o Cartão Internacional grátis e sem tarifas escondidas, e seu saldo ainda rende mais que a poupança sem você precisar fazer absolutamente nada!

Abra uma conta grátis no PagBank!

 

Perda de mercadorias

Se você vende produtos perecíveis, um estoque parado é uma corrida contra o tempo. Se você não vencer essa disputa, vai perder a grana da venda, do custo do armazenamento (como freezer e geladeira) e a mercadoria comprada terá que ser descartada. Ou seja, é um prejuízo triplo.

E não são apenas alimentos que podem ser perdidos. Até mesmo produtos como maquiagens, perfumes e outros artigos de higiene e beleza apresentam data de validade definida, e não poderão ser vendidos após ultrapassarem esse limite.

Custo para cuidar do estoque

Se você quer evitar a perda de mercadorias, será preciso cuidar do estoque. Imagine que você está cheio de roupas em seu depósito. Como fazer para que elas não sejam danificadas? Provavelmente será preciso tomar algumas atitudes como:

  1. Fazer uma limpeza constante do estoque;
  2. Mantê-lo arejado e livre de exposição solar;
  3. Abrir as peças para verificar se está tudo ok com elas;
  4. Dedetizar o ambiente para evitar o surgimento de pragas;
  5. Fazer algum controle da umidade no local para evitar mofo e outros fungos.

Tudo isso representa um gasto de tempo e dinheiro. Até quem está com o estoque em dia precisa desses cuidados, porém, quem tem muita mercadoria parada vai precisar redobrar os cuidados, e isso significa aumentar as despesas com manutenção.

Perda de oportunidades

Imagine que você fez um estoque enorme de peças de verão e não conseguiu vendê-las a tempo. Agora estamos no inverno e a procura caiu bruscamente. O que fazer?

A primeira solução é liquidar os itens e vendê-los com menor margem de lucro — o que não é bom para você. A outra solução é ainda pior: segurar todo o estoque para o próximo verão e correr o risco de ver alguns dos itens saindo de moda.

Estoque parado também significa perder oportunidade de vender no tempo certo. É o que os especialistas chamam de perda por sazonalidade.

A missão é acabar com o estoque parado? Conte conosco!

Nós estamos preparados para ser o seu braço direito nessa missão de acabar com os produtos que estão há muito tempo no seu estoque. Para começar, você pode conferir como funciona o Pag pro Pequeno, o nosso time de ferramentas para o pequeno negócio.

Tudo começa no planejamento e análise, certo? Então, não deixe de baixar a nossa planilha para controle de estoque. Clique aqui e faça o download agora mesmo!

Clicando aqui, você verá todas os recursos que o Pag pro Pequeno pode oferecer, como o Menu Digital, as formas de pagamento, as ferramentas para montar sua loja virtual e muito mais.

Por fim, se você quer uma solução completa para gerenciar melhor seu negócio e controlar as vendas, então, não deixe de conhecer o PagVendas, o nosso app de gerenciamento feito para facilitar a gestão dos seu negócio!

*A partir de 01/08 o cashback é válido apenas para pagamentos realizados com QR Code em compras online ou nas lojas do radar de oferta. Saiba mais em: https://faq.pagseguro.uol.com.br/duvida/regulamento-qr-code/618