Estoque parado: saiba porque ele pode trazer prejuízo e como evitar!

Resumo do texto

  • Entenda o que é um estoque parado;
  • Saiba quais prejuízos ele pode causar no negócio;
  • Confira 10 dicas para ter controle das mercadorias!

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Todo empreendedor já ouviu aquela máxima de que “estoque parado é prejuízo”, acredite é a pura verdade! Produtos que não tem saída são prejudiciais para o caixa!

Por isso, fazer o gerenciamento de mercadorias com foco na venda de itens parados é importante para a manutenção financeira do negócio. O objetivo é manter um estoque saudável, ou seja, equilibrado.

Se você está com o seu estoque cheio com dificuldade em lidar com mercadorias que não foram vendidas, confira as dicas que trouxemos para movimentá-lo.

O que é um estoque parado?

Quando os produtos ficam armazenados por um período de tempo maior que o esperado, temos um estoque parado, esse pode ser um problema para a empresa.

Mau dimensionamento das compras, queda na procura pelo item ou, até mesmo, precificação errada são alguns dos motivos que levam ao estoque parado.

Identificar o motivo para melhorar o controle de estoque é importante. Mas, também é essencial traçar estratégias para vender os itens parados e melhorar a saúde financeira da empresa. 

Estoque Parado

Quais os prejuízos de um estoque de mercadorias paradas para um negócio?

Veja como um estoque parado afeta no seu bolso:

1. Custo com manutenção

Com o estoque lotado, talvez seja necessário buscar espaço para novos itens. Além disso, dependendo do tipo de produto, existem despesas específicas, como manutenção de temperatura e luz.

2. Perda de produtos

Itens que possuem data de validade ou que são mais consumidos em determinado período do ano podem acabar indo para o lixo. Se isso acontecer, é como se o seu dinheiro estivesse sendo jogado fora!

3. Queda de capital de giro

O capital de giro é o valor que o negócio precisa para funcionar. Se o estoque está parado, quer dizer que o dinheiro que poderia pagar contas, funcionários e outras despesas básicas, está retido. Isso pode prejudicar a manutenção do empreendimento.

4. Baixa liquidez

Se o empreendedor investe na compra de produtos, fica sem aquele valor disponível no caixa. Mas, se os itens em questão ficam parados no estoque, o dinheiro investido não retorna para a empresa. Essa situação pode prejudicar, seriamente, a saúde financeira da empresa.

Conheça 9 dicas simples para administrar melhor seu estoque

Agora que você já sabe que um estoque parado pode ser prejudicial ao seu negócio, confira 9 dicas para fazer um controle de mercadorias de forma eficiente.

1. Faça um raio-x do estoque

Mantenha um inventário sempre atualizado de tudo que tem em estoque, desde produtos finais para venda até matéria-prima. Assim, você não irá “se perder” na hora das compras com o fornecedor.

2. Planeje suas ações

Sabendo quais produtos estão disponíveis, é hora de planejar os próximos passos. Inicialmente, priorize a venda de itens que estão parados por muito tempo.

Além disso, analise a necessidade de comprar os produtos que já estão acabando e elabore um plano de ação.

3. Fique de olho no mercado e no comportamento do consumidor

Esteja atento a possíveis tendências que podem influenciar suas vendas. A inclusão de novos itens no inventário da concorrência pode ser um sinal de mudança no comportamento do consumidor.

Não é preciso copiar tudo que está sendo feito por outras empresas, mas é essencial avaliar o mercado em que está inserido.

4. Aposte em promoções

Reduzir o preço de venda ou oferecer kits promocionais são algumas estratégias que você pode usar para zerar o estoque. Mas, atenção: não deixe de fazer o cálculo de margem de lucro para não sair no prejuízo.

5. Faça up-selling e cross-selling

O cross-selling, ou venda cruzada, é quando você oferece produtos para complementar uma compra. Por exemplo, o combo de pipoca do cinema, que pode vir com bebida e doce, é uma venda cruzada. 

Já o up-selling, é quando o cliente tem a opção de melhorar o produto por um valor promocional. Um bom exemplo é quando você pode aumentar o refrigerante por apenas R$ 0,50.

6. Crie campanhas nas suas redes sociais

Use as redes sociais a seu favor. Crie campanhas de venda e promoções para chamar atenção. A mídia paga pode te ajudar nesse momento e fazer o seu conteúdo chegar ainda mais longe!

7. Use a tecnologia a seu favor

Adotar um software que ajude a fazer a gestão do estoque pode ser o diferencial que seu negócio precisa para crescer. 

Com o PagVendas, por exemplo, você cadastra e atualiza a quantidade de itens em estoque de forma rápida, simples e assertiva. Isso impactará diretamente no planejamento de ações, na criação de promoções e nas compras com os fornecedores.

8. Converse com seus fornecedores

Em alguns momentos, pode ser necessário comprar material mais do que está acostumado ou negociar o pagamento. Por isso, é indicado investir em um relacionamento saudável com seus fornecedores.

Tenha uma lista daqueles que possuem o melhor custo x benefício para seu negócio, mas não deixe de conhecer novas opções!

9. Ofereça mais formas de pagamento

Seja em negócios físicos ou online, oferecer diferentes formas de pagamento pode fidelizar o cliente. E, com o PagBank, isso é possível.

Aceite Pix diretamente nas maquininhas de cartão e dê uma nova possibilidade de pagamento para o cliente.

Para quem ainda prefere pagar com cartão, pode usar o Pagamento por Aproximação! É só encostar e pronto!

Para quem vende online, o Link de Pagamento somado ao Envio Fácil permite que você ofereça um método de pagamento seguro, rápido e efetivo. Sem falar no preço baixo do frete!

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