Resumo do texto
- Conheça 7 ferramentas de divulgação digital;
- Saiba como começar a criar seu site ou loja virtual;
- Confira formas de pagamento online para usar no seu negócio!
Otimize seu negócio com os Métodos de pagamento online PagBank!
Não é novidade para o empreendedor que a internet é uma grande aliada do negócio. Seja para vender, pesquisar, gerenciar ou fazer divulgação digital. A verdade é que, se seus clientes estão online agora mesmo, você também deve estar!
Quem acredita que a internet só é útil para quem quer vender online, está enganado. Ela também é um elo de aproximação entre negócio e clientes. As ferramentas de divulgação digital são o trampolim que você precisa para chegar mais longe!
Se já tiver uma conta nas redes sociais e sabe usar o WhatsApp no seu negócio, ótimo! Mas, esse é só o começo. Usando as ferramentas de marketing digital, você tem mais espaço, alcance e engajamento. Esses são os grandes diferenciais que se deve buscar.
Não deixe seu negócio ficar para trás quando o assunto é conectividade! Está na hora de buscar mais do que curtidas ou seguidores, mas sim, clientes fiéis!
Divulgação digital: 7 ferramentas essenciais para o seu negócio!
A internet é uma porta aberta para chegar até pessoas em diferentes lugares do mundo. Com uma estratégia de marketing digital que envolve criação de conteúdo e mídia paga, você pode vender, até mesmo para quem está no Japão!
Se esse não é seu objetivo, tudo bem! É possível escolher onde quer focar as ações e, ainda assim, atingir o maior número de pessoas possível. Não deixe seu concorrente chegar primeiro que você ao usuário!
É hora de conhecer as principais ferramentas de marketing digital!
Aplicativo mais usado pelos brasileiros, o Whatsapp é um destaque quando se fala em ferramentas de divulgação, especialmente quando o assunto é atendimento ao cliente. Contudo, para atender demandas de negócios, o aplicativo conta com uma versão empresarial, gratuita e de simples funcionamento, o WhatsApp Business.
Entenda como funciona o WhatsApp Business
A versão empresarial do aplicativo permite enviar mensagens para clientes a fim de informar sobre lançamentos, fazer divulgação de produtos, vender serviços e, claro, manter um bom relacionamento pós-venda! Tudo na palma da sua mão e com extrema facilidade.
Além disso, a versão empresarial oferece as seguintes funcionalidades:
- Catálogo: uma vitrine virtual para seus produtos e serviços;
- Link encurtado: compartilhe um link encurtado para que os clientes possam mandar mensagem diretamente para seu número;
- Modelos de mensagem: deixe alguns “rascunhos” prontos e agilize o tempo da equipe ao responder dúvidas ou passar instruções;
- Etiquetas: assim como nos e-mails, é possível categorizar as conversas, como “Cliente novo”, “Pagamento pendente”, etc., facilitando o manuseio de pendências.
O Instagram não poderia ficar de fora! A rede social queridinha dos brasileiros também é essencial para fazer sua divulgação digital. Aqui, é importante lembrar que você deve ter um perfil exclusivo para seu negócio.
O perfil de uma empresa no Instagram pode ser cadastrado em uma categoria especial para negócios. Na categoria profissional, você tem acesso a uma série de informações importantes para sua estratégia, como região onde seus seguidores estão e horário que mais acessam o aplicativo!
Criar o perfil é só o primeiro passo. Montar uma estratégia de conteúdo, pensar nas imagens que serão compartilhadas e separar parte do orçamento de comunicação para anúncios pagos na rede devem vir em seguida!
Dicas para quem está começando a vender no Instagram!
Para ter um bom resultado com o Instagram, é preciso ter em mente que o Instagram pode ser um grande aliado do seu negócio. O contato mais próximo com os clientes e a possibilidade de mostrar seus produtos de diferentes formas, faz com que o app seja um verdadeiro balcão de vendas!
Para aproveitar todas as possibilidades que a rede social oferece, é preciso preparo e planejamento:
- Use uma foto de perfil que mostre o nome da marca e seja chamativa;
- Adicione um site na bio, seja para sua loja virtual ou para o catálogo do WhatsApp;
- Fique de olho em comentários e mensagens, a interação é essencial;
- Aproveite as DMs (mensagens diretas) para realizar vendas com o Link de Pagamento.
Tiktok
A rede social de vídeos curtos tem se destacado entre o público. Sua velocidade e os conteúdos mais dinâmicos tornam o aplicativo um importante aliado na estratégia de marketing digital.
Se você pensa que só marcas jovens usam o TikTok, está enganado! Grandes nomes mundiais já estão usando esse app para aumentar o alcance e vender mais. Por falar em vendas, por lá também é possível criar um perfil empresarial. Já sabe o que fazer, certo? Escolha a opção de cadastro como empresa!
O tipo de conteúdo postado no Tiktok, os vídeos mais curtos e animados, são um caminho para fixação de marca e divulgação de produtos. Conteúdos que ensinam formas de utilizar determinado item são uma ótima forma de alimentar o perfil e chamar atenção dos usuários!
Saiba como usar o TikTok a favor do seu negócio!
O algoritmo da rede, mecanismo responsável por distribuir seu post para as pessoas, ajuda o conteúdo a chegar ainda mais longe. A característica é um verdadeiro atrativo para quem quer conquistar mais clientes e divulgar a marca!
Mas, para isso, é preciso saber algumas coisas, como:
- Qual o tipo de conteúdo seu público gosta de ver;
- O que seus concorrentes estão fazendo por lá;
- Tenha uma postura mais leve, menos comercial;
- Use os anúncios do TikTok para aumentar o alcance!
A rede social já teve supremacia entre os brasileiros, mas mesmo com outras redes no mercado, ainda possui grande poder de divulgação! Por lá, assim como em outros sites, você deve separar perfil pessoal e de negócio.
No Facebook, as marcas têm suas próprias páginas! Portanto, o negócio não terá um perfil, mas sim, uma página no Facebook.
A página pode ser administrada por mais de uma pessoa, é possível dividir a responsabilidade de postagem e interação com algum funcionário ou equipe de comunicação.
O importante é que sempre tenha alguém de olho no que está acontecendo na página do Facebook e mantenha as respostas em dia!
Veja como alcançar mais clientes através do Facebook!
A Meta, empresa dona do Facebook, vem modernizando como os empreendedores usam a rede social. O Facebook para Empresas é uma plataforma voltada para quem quer utilizar o site para vender e atrair mais clientes!
Nela, você tem a opção de planejar conteúdo, com programação de posts e um gerenciador de anúncios, para controlar posts patrocinados e otimizar quem recebe o seu conteúdo. O gerenciador funciona tanto para o Facebook quanto Instagram!
Sinônimo de busca, o Google é a principal ferramenta para pesquisar na internet. Saber usar seus serviços para empresas te deixa ainda mais perto de ser descoberto pelo cliente. E que serviços são esses?
O Google Ads, plataforma de anúncio no Google, é a principal funcionalidade oferecida! Com ela, você paga para aparecer nas primeiras posições das páginas. A plataforma de anúncio te dá uma série de configurações para direcionar seu conteúdo para a pessoa certa.
Veja um exemplo de anúncios no Google:
Assim como a Meta é dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, o Google também tem um leque de possibilidades. A empresa é dona do Youtube e possui banners espalhados por diversos sites que “alugam” seu espaço para quem anuncia no Google Ads, como abaixo:
Conheça as ferramentas do Google Business para empreendedores!
Para além do Google Ads, a empresa disponibiliza outras facilidades para quem quer aproveitar seu grande potencial para alavancar os negócios!
O Google Meu Negócio, por exemplo, faz com que sua empresa apareça com destaque, para quem faz alguma procura relacionada.
Já o Google Drive e os aplicativos de conteúdo, como Documentos, Planilhas, Formulários e Apresentações, permitem que crie e compartilhe diferentes tipos de material, desde textos, relatórios, até planilhas e formulários de pesquisa! Tudo isso dentro do G Suite!
Seu negócio vai ficar totalmente online, digitalizado e integrado!
E-mail marketing
Sabe aquele e-mail de promoção que chega na sua caixa de entrada? Esse é o chamado e-mail marketing. Ferramenta indispensável para uma estratégia de divulgação digital! Além de ser econômico, em alguns casos, é gratuito, ele faz com que produtos, vantagens, lançamentos e ações promocionais cheguem diretamente “nas mãos” do cliente.
É claro que para usar a ferramenta, você precisa ter o contato dos usuários. Por isso, não deixe de fazer um cadastro na hora da venda e colete o e-mail dos consumidores. Assim, pode entrar em contato com eles mais para frente.
Ferramentas e estratégias para vender com e-mail marketing
Existem ferramentas com planos gratuitos para disparo de e-mail. Nelas, você vai colocar os contatos dos clientes e programar o envio. O Mailchimp é uma das mais conhecidas. Mas, você pode buscar por soluções personalizadas, como o UOL Meu Negócio.
Para usar essa ferramenta ao seu máximo, fique de olho nessas dicas:
- Invista no design e no aspecto visual do e-mail;
- Não ofereça apenas produtos, mas também conteúdo interessante;
- Use uma linguagem pessoal para gerar identificação com o usuário.
Site próprio
Ao contrário do que você deve pensar, não é obrigatório ter um site próprio para vender online. Mas, ter um, pode te ajudar bastante! O site permite que você reúna produtos, informações, área de perguntas frequentes e muito mais em um único lugar.
Se você procura uma oportunidade de vender a qualquer dia e horário e uma gestão facilitada de pedidos, ter uma loja virtual pode ser o que falta. Com ela, você não precisa estar online e, ao acessar o painel de controle, terá todos os dados dos clientes.
Ficou interessado? Ter uma loja virtual ou um site próprio traz um caráter profissional para o empreendimento e isso reflete diretamente na confiança do cliente. Para quem já está vendendo nas redes sociais e quer partir para o próximo nível, esse é o caminho!
Primeiros passos para abrir uma loja virtual
Você imagina que ter um site ou loja online pode parecer difícil e complicado. Afinal, não conhece programação e nem termos técnicos como certificado SSL, certo? Calma! Não precisa ser tão difícil assim.
Na ferramenta de loja virtual do UOL Meu Negócio, você escolhe um modelo e personaliza como quiser. Outra opção, é contar com a plataforma Loja Integrada, ferramenta prática com planos gratuitos e processo fácil e rápido.
Não esqueça de oferecer boas formas de pagamento!
Agora que já conhece várias ferramentas de divulgação digital, precisa pensar em como utilizar essas plataformas para vender também! A gente sabe que, no final do dia, o que importa é atrair mais clientes e aumentar o número de vendas.
Link de Pagamento
Para quem está apostando nas redes sociais, WhatsApp e e-mail marketing para divulgar e vender, pode contar com o Link de Pagamento PagBank. Com ele, você cria um link único, personalizado e pode divulgar por onde quiser!
É possível editar opções de frete, validade, parcelamento, etc., ou seja, você ganha facilidade e seu cliente a segurança de pagar em um ambiente criptografado que protege as informações sensíveis!
Link de pagamento PagBank: tire todas as suas dúvidas!
Checkout PagBank
Se está pensando em montar seu próprio site, saiba que o Checkout PagBank transforma o processo de finalização da compra em uma experiência rápida, transparente e positiva para o cliente. Sem perder a segurança do ambiente criptografado e a facilidade de pagar como quiser!
Além disso, você pode aproveitar a união do Checkout PagBank com o Envio Fácil e aproveitar a possibilidade de envio de produtos que não pesam no seu bolso! É mais vantagem pra você e menos gastos para seu negócio.