Mini dicionário com termos do Marketing Digital para você não ter mais dúvidas!

Resumo do texto

  • Conheça os principais termos do Marketing Digital;
  • Veja exemplos de cada um;
  • Salve esse conteúdo para consultar quando quiser!

 

O empreendedor que se aventura no Marketing, muitas vezes se depara com termos técnicos, expressões em inglês ou palavras que só fazem sentido para quem atua na área. Por isso, preparamos esse dicionário, onde você vai encontrar 39 termos comuns na área. 

Ah, e já salva esse link para voltar toda vez que precisar consultar uma palavra nova.

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1. Alcance

Esse termo é usado, muitas vezes, na hora de analisar alguma campanha. Ele mostra a quantidade de pessoas que visualizaram determinado conteúdo.

Exemplo: ao criar um anúncio nas redes sociais, o seu post teve um alcance maior do que o normal.

2. Automação de Marketing

É quando determinadas ações de marketing passam a ser feitas de forma automática, através de programas e tecnologias.

Exemplo: quando alguém manda mensagem no Facebook e há uma resposta automática cadastrada.

3. Benchmarking

É o processo de pesquisa constante dos concorrentes. Ele pode ser feito comparando os produtos, preços e, até mesmo, campanhas publicitárias.

Exemplo: ao criar um plano de negócios, é importante entender como os concorrentes atuam para buscar um diferencial.

4. Brainstorming

É a atividade que busca reunir diferentes ideias para determinado fim. Ela pode ser feita em conjunto ou por uma única pessoa. O principal ponto é que nenhuma sugestão deve ser descartada.

Exemplo: na hora de criar uma campanha para o Natal, fazer um brainstorming com a equipe pode trazer ideias inovadoras para a empresa.

5. Branding

É a reunião de ações que tem como objetivo marcar o posicionamento da marca.

Exemplo: o branding da Nike é baseado em esportes, estilo de vida saudável e personalidades de diversas modalidades.

6. Budget

É o orçamento definido para determinada ação ou campanha específica.

Exemplo: o valor destinado ao lançamento de um novo produto é o budget para aquele momento.

7. Busca Orgânica

São os acessos ao site, blog ou rede social gratuitos. Ou seja, quando os usuários chegam até a marca de forma natural, sem investimento financeiro da empresa.

Exemplo: ao usar técnicas de SEO no blog, o acesso orgânico tende a aumentar.

8. CAC

O Custo de Aquisição do Cliente é uma métrica que permite que a empresa saiba quanto precisa investir para ter um novo consumidor.

Exemplo: quer saber se uma campanha publicitária deu certo? Uma forma é descobrir quantas compras partiram dela e, então, calcular quanto elas custaram.

9. Call to action

O famoso CTA é a chamada para ação. Ela pode ser incluída no final de um post nas redes sociais, blog ou campanhas em vídeo.

Exemplo: aquele famoso “arrasta pra cima” dos stories ou o “clique no link da bio” são exemplos de call to actions em postagens.

10. Conversão

É a atitude que o empreendedor espera que o cliente tome. Pode ser a compra, seguir em redes sociais ou inscrição em newsletter.

Exemplo: a conversão esperada em uma campanha de lançamento de produto é a aquisição deste item no site.

11. Copywritting

É a produção de textos com objetivo de atrair leitores e promover um produto ou marca.

Exemplo: ao criar um conteúdo para divulgação, são usadas estratégias de copywriting para chamar atenção do público

12. CRM

As práticas de CRM, ou seja, Gestão de Relacionamento com Clientes, buscam organizar e armazenar informações sobre os consumidores da marca.

Exemplo: ao salvar o contato dos clientes no PagVendas, o empreendedor está usando práticas de CRM.

13. CTR

É uma métrica que mostra quantas pessoas clicaram em um link quando comparado com o número de visualizações.

Exemplo: se a campanha teve 10.000 visualizações e apenas 10 cliques, o CTR está baixo e precisa ser otimizado.

14. Engajamento

É a métrica que mostra quando as pessoas interagem com a marca.

Exemplo: compartilhamento, comentários e curtidas são exemplos de engajamento nas redes sociais.

15. Funil de Vendas

É o caminho que o cliente percorre desde o descobrimento da marca até chegar ao momento de compra.

Exemplo: o funil, normalmente, é composto por atração, conversão, venda e retenção.

16. KPI

É uma métrica de sucesso a ser definida pelo empreendedor.

Exemplo: KPI pode ser o crescimento nas vendas, o ticket médio dos pedidos subindo ou o número de acessos ao site.

17. Impressões

É a métrica que contabiliza quantas vezes determinado post, anúncio ou link foi visto.

Exemplo: se uma postagem possui 500 impressões, quer dizer que ela apareceu 500 vezes, mesmo que seja mais de uma vez para a mesma pessoa.

18. Inbound Marketing

São estratégias baseadas em marketing de conteúdo que buscam atrair e educar clientes.

Exemplo: criar um blog para a marca é uma estratégia de inbound marketing.

19. Indexação

É o termo usado para dizer que o Google ou outros sites de busca já “identificaram” o link.

Exemplo: um link indexado pode aparecer na busca do Google quando alguém fizer uma pesquisa relacionada.

20. Inside Sales

É o processo de vendas que acontece dentro do escritório. A venda pode ser feita pela internet, telefone ou videoconferência.

Exemplo: planos de TV por assinatura, muitas vezes, são feitos de forma interna, sem encontro físico.

21. Landing Page

É uma página única (sem subpáginas) com um único objetivo, que pode ser vender um produto ou receber inscrições.

Exemplo: ao lançar um livro novo, a editora faz uma landing page para apresentar aquele produto sozinho.

22. Leads

É uma pessoa que demonstrou interesse no produto ou serviço. Um potencial cliente.

Exemplo: alguém que mandou e-mail querendo informações sobre um item, é um lead.

23. Links patrocinados

São anúncios que buscam gerar maior número de cliques em links. Podem ser feitos através do Google Ads.

Exemplo: ao pesquisar no Google, as primeiras posições são “reservadas” para os links patrocinados, ou seja, é preciso pagar para estar ali.

24. Mailing

É o banco de dados com os e-mails dos compradores ou pessoas interessadas.

Exemplo: todo mundo que se inscreveu no formulário da landing page compõem um mailing.

25. Marketing de Conteúdo

São estratégias baseadas na criação de conteúdo que seja interessante para o público e se relacione com a marca.

Exemplo: um site de produtos para médicos, pode ter um blog sobre saúde, higienização e limpeza. Todos os assuntos são relacionados.

26. Métrica

São as informações usadas para fazer uma mensuração de dados.

Exemplo: impressões, cliques e visualizações são métricas de campanhas de anúncio.

27. Mindset

É um conjunto de ideias que ajudam a direcionar a criação de estratégias.

Exemplo: um mindset empreendedor é essencial para quem está começando um negócio.

28. Newsletter

É uma forma de comunicação digital e periódica através do e-mail.

Exemplo: uma newsletter mensal deve ajudar a divulgar os conteúdos criados nas estratégias de inbound marketing.

29. Nutrição de Lead

É o relacionamento com potenciais clientes (leads) mesmo que ainda não tenha efetuado a compra.

Exemplo: enviar e-mails com conteúdo inteligente é uma forma de manter o lead mais próximo da marca.

30. Outbound Marketing

É o marketing mais conhecido, que usa a publicidade para oferecer produtos e serviços.

Exemplo: uso de comerciais na TV ou propagandas no jornal para atrair pessoas.

31. Palavra-chave (Keyword)

São os termos usados pelo cliente para fazer pesquisas. As marcas devem usar essa informação para criar a resposta ideal.

Exemplo: se a palavra-chave usada é “marketing digital”, é preciso criar um conteúdo que entregue informações relevantes sobre o tema para o usuário clicar.

32. Proposta de Valor

É a alma de uma marca, a ideia que deve ser percebida pelo público.

Exemplo: a proposta de valor do PagSeguro é levar inovação, tecnologia e segurança para os empreendedores brasileiros.

33. ROI

É o Retorno sobre Investimento e representa a relação de quanto foi investido com quanto foi ganho.

Exemplo: se um lançamento custou R$10.000, mas ganhou R$20.000 nas vendas, o ROI foi positivo.

34. Segmentação

É a divisão do público de acordo com os interesses que batem com a marca.

Exemplo: para uma marca de calçados esportivos, a segmentação deve considerar a prática de esportes, idade e localização.

35. SEO

São estratégias usadas no texto e no site para aumentar o número de acessos de forma orgânica.

Exemplo: usar palavras chaves ao longo do texto, subtítulos e tabelas que facilitem a visualização são algumas estratégias de SEO.

36. SERP

É a página de resultados de uma busca. É a página do Google.

Exemplo: ao pesquisar por “maquininha de cartão” no Google, a página com os resultados é chamada de SERP.

37. Target

É o público-alvo ou mercado que deseja atingir.

Exemplo: o target de um restaurante são as pessoas da localização que ele está.

38. Taxa de Conversão

É o cálculo feito dividindo o número de pessoas que acessam o site pelo número de pessoas que efetuam uma ação.

Exemplo: se 300 pessoas entram em um site por dia e, apenas 10, realizam a compra, a taxa de conversão é de 30%.

39. Ticket Médio

É o valor médio das compras efetuadas.

Exemplo: se, em um mês, foram feitas 50 compras no seu site, é preciso somar o valor de todas elas e dividir por 50. O resultado é o ticket médio daquele período.

Ufa! Parece muita coisa, não é? Mas não se preocupe, aos poucos, você vai saber tudo isso na ponta da língua!

Para seguir na trilha de aprendizado, confira o Guia prático de ações para atrair, vender e fidelizar clientes!