PUV: saiba como a Proposta Única de Valor ajuda seu negócio a se posicionar

Resumo do texto

  • Entenda o que é a Proposta Única de Valor;
  • Saiba porque é importante ter uma PUV;
  • Confira alguns passos para criar sua Proposta Única.

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Se você é empreendedor, saiba que a Proposta Única de Valor (PUV) é um diferencial para o seu negócio se destacar perante a concorrência. 

A PUV é aquela característica que faz o negócio ser reconhecido. É aquilo que faz o cliente decidir por uma empresa ou outra, no ato da compra.

Se você não consegue pensar em qual seria a proposta de valor do seu negócio, não se preocupe! É possível criar uma para fortalecer a presença da marca no mercado.

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O que é PUV?

A Proposta Única de Valor, ou PUV, é o diferencial de um negócio perante a concorrência. O atrativo que faz alguém optar por uma empresa e não por outra em produtos similares.

Usualmente, a PUV é apresentada como uma frase ou slogan e pode ser ligado a qualidade do item, ao atendimento ou aos valores da marca. São diferentes formas de apresentar uma proposta vantajosa para quem consumir determinada marca.

Por que é importante definir sua Proposta Única de Valor?

Porque é ela que vai direcionar toda sua comunicação e objetivos. Se a marca quer ser reconhecida pelo atendimento, é preciso treinar sua equipe e comunicar aos clientes.

Além disso, você sabe exatamente onde investir para se tornar a marca que está sendo vendida.

Como definir minha Proposta Única de Valor?

Se você não consegue pensar em uma PUV de primeira, não se preocupe. É possível lidar com o tema de forma prática e técnica. Confira 5 passos para criar uma Proposta Única de Valor.

1. Benchmarking

Sem ideias? Procure conhecer mais profundamente seus concorrentes diretos para descobrir como o mercado está se comportando.

Mas, atenção: a ideia não é copiar o que os concorrentes estão fazendo, mas sim entender como agem e procurar um diferencial que vá chamar atenção do público.

2. Conheça seu público

A PUV está diretamente ligada à dor da persona. Ou seja, aquele problema que seu público possui e você resolve. Um exemplo é da Apple. A multinacional identificou que o mercado precisava de aparelhos com tecnologia de ponta e passou a trabalhar para oferecer isso. Essa é a PUV deles.

3. Entenda seu negócio

Você não pode oferecer aquilo que não conhece. Antes de definir qual será a proposta de valor oferecida, é necessário conhecer a fundo seus pontos fortes. Uma forma de identificá-los é ouvir os seus consumidores, o que eles gostam e o que não gostam.

4. Tenha foco

Sua empresa tem vários pontos positivos, não há dúvidas. Mas, o ideal é encontrar aquele que mais representa sua marca e trabalhar com ele. Assim, os clientes vão conhecer o ponto em destaque.

5. Encontre a dor a ser solucionada

Na pesquisa junto ao público-alvo, identifique as principais dores. Seja a busca por um atendimento de qualidade, produtos com mais tempo de garantia ou frete mais barato. E, então, a partir daí, crie a Proposta Única de Valor.

Saiba o que é uma PUV na prática!

A Proposta Única de Valor pode seguir vários setores diferentes, desde o atendimento até os benefícios de uma entrega grátis. Para te ajudar a entender o momento, veja os exemplos de PUV e avalie quais te ajudarão a definir a proposta da sua empresa:

  • Apple MacBook Pro: “Potência pura para profissionais”;
  • Uber: “Preocupados com sua segurança, onde quer que você vá”;
  • Netflix: “Filmes, séries e muito mais. Sem limites”.

De forma diferente, cada uma transmite aquilo que a marca se propõe a fazer.

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A Proposta Única de Valor é essencial na estratégia da sua empresa. É ela que vai definir a criação de conteúdo da marca e as próximas ações. Afinal de contas, você precisa entregar aquilo que está prometendo.

É certo que isso vai dar trabalho. Mas, para que não te prejudique, que tal economizar tempo com outras questões?

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