Resumo do texto
- O que é um plano de negócios e por que ele é tão importante?;
- Confira o passo a passo para construir o seu plano de negócio;
- Entenda o que é a análise SWOT e veja como montar a sua.
Segundo o SEBRAE, a falta de planejamento é o segundo motivo para o fechamento de empresas no Brasil.
Se está pensando em abrir um novo empreendimento, mas não quer entrar nessa estatística, aprenda a como montar um plano de negócios.
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O que é o plano de negócio?
O plano de negócio é uma ferramenta estratégica que funciona como um guia que pode ser feito na abertura de um novo negócio ou também na reestruturação.
É importante lembrar que as informações devem ter como base análise de mercado, pesquisas e cálculos reais.
Qual a importância do Plano de Negócios? Veja como ele pode te ajudar!
Na hora de começar um novo projeto, é importante ter direcionamento do caminho a ser seguido. E, é justamente nesse ponto que o plano de negócios vai ser útil.
Um planejamento bem alinhado faz com que você tenha uma noção melhor de todo projeto, entenda o mercado em que atua, os clientes e fornecedores, essa ferramenta vai ajudar a:
- descobrir os próximos passos para crescer;
- antecipar situações positivas e negativas;
- prever problemas e já buscar soluções;
- comparar o que foi planejado e o que está sendo feito para ajustar o que saiu da rota.
Agora que você já sabe os motivos para fazer um plano de negócios, vamos ver como montar um?
Como fazer um plano de negócios – passo a passo para montar o seu!
Existem várias formas de como fazer um plano de negócios, desde as mais complexas, que englobam diversos tópicos, até as versões mais simplificadas.
Nesse sentido, você pode escolher a metodologia que se encaixa melhor com seus objetivos.
Como esse é o seu primeiro plano de negócios, indicamos o uso do modelo Canvas, que possibilita uma análise completa em um formato compacto!
Aprenda o passo a passo de como criar o seu.
O documento precisa contemplar as seguintes informações:
- Segmento;
- Proposta de valor;
- Relacionamento com os clientes;
- Canais;
- Atividades principais;
- Recursos principais;
- Parcerias principais;
- Estrutura de custos;
- Fontes de receita.
Conheça melhor cada item:
1) Segmento
Vamos começar com a definição do segmento de atuação. Quem são os clientes que você vai atender? Crie uma persona completa, com descrição das características do público e as dores que pretende resolver.
Exemplo: nosso público é formado por pessoas que têm pets, trabalham em casa, fazem parte de uma certa classe social e residem no perímetro de atendimento pretendido.
2) Proposta de valor
O que o seu negócio vai oferecer para resolver o problema identificado no item anterior? Essa resposta é a proposta de valor do seu empreendimento. Resumindo, explique o que faz e como faz.
Exemplo: um serviço de atendimento veterinário domiciliar com agendamento por whatsapp para clientes que não podem ir até os profissionais.
3) Relacionamento com os clientes
Aqui, vamos descrever como e por onde você se relaciona com o seu público. Se vai criar um site próprio ou apenas usar as redes sociais. Além disso, busque descrever como pretende atender os clientes em cada canal.
Exemplo: No whatsapp serão realizados os agendamentos e nas redes sociais, apenas tiramos dúvidas e apresentamos o serviço.
4) Canais
Como o cliente compra e recebe o produto ou serviço oferecido? Adicione todas as opções que pretende usar, como marketplace, loja virtual, loja física, revendedores, etc.
Exemplo: o canal de venda é o Whatsapp, responsável pelo agendamento, mas o serviço é oferecido pelo veterinário que vai até o local. Ele também é um canal a ser considerado.
5) Atividades principais
Quais são as atividades que precisamos realizar para entregar o que dissemos na proposta de valor? É com essa pergunta que encontramos os itens que devem preencher essa coluna. Mas atenção! Atenha-se apenas ao que for, realmente, essencial.
Exemplo: fazer campanhas de marketing, responder os agendamentos no whatsapp e comprar equipamentos médicos.
6) Recursos principais
O que o seu negócio precisa para exercer as principais atividades? Esses são os recursos que devem entrar nessa coluna. Faça uma lista com tudo aquilo que é indispensável.
Exemplo: veterinário, veículo para o transporte, equipamentos médicos, máscaras e luvas.
7) Parcerias principais
Nessa etapa, vamos listar quem são as pessoas que tornam o seu negócio possível. Quem te ajuda a entregar a proposta de valor ao cliente?
Exemplo: o representante que oferece equipamentos médicos, o seu contato no laboratório de exames e o profissional responsável pelo marketing (caso seja terceirizado).
8) Estrutura de custos
Neste ponto, faremos o seguinte questionamento: quanto é preciso investir para que a estrutura funcione?
É importante também precificar o tempo investido. Nossa dica é calcular o seu salário e dividir pelas horas trabalhadas, descobrindo o valor da sua hora/trabalho e aplicando na estrutura de custos.
Exemplo: o carro que será usado pelo veterinário para se locomover, vestimentas especiais para o atendimento e o pagamento do profissional.
9) Fontes de receita
Liste tudo que você ganha com o negócio, não precisa ser apenas dinheiro. Base de clientes, aprendizado técnico, notoriedade, etc. também devem contar.
Mas, como sabemos, o lucro financeiro é essencial, por isso, fale sobre o seu modelo de receita, que nada mais é do que a forma como ganha dinheiro.
Exemplo: contato de clientes, seguidores nas redes sociais, alcance. Quanto ao modelo de receita, seria o pagamento por consultas e exames realizados.
Ferramentas para criar seu plano de negócios
Agora que já sabe como preencher o seu plano de negócios, vamos mostrar como se organizar no modelo Canvas.
Conheça o modelo Canvas
Composto por 9 blocos, que apresentamos acima, o “Business Model Canvas”, em português “Tela de Modelo de Negócio”, possuindo grande apelo visual, isso porque é feito para enxergarmos toda a estrutura de uma só vez.
É bem mais fácil visualizar todas as informações assim, não é? Baixe essa imagem, imprima e comece a preencher!
Análise SWOT: como o ambiente externo influencia no negócio
Outra estratégia importante para o seu plano de negócio é a análise SWOT. Também conhecida como FOFA, ela relaciona 4 quadrantes: Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade.
O que significam esses quadrantes? Representam o ambiente interno e externo, “Força” e “Fraqueza”, olham para dentro da empresa, “Oportunidade” e “Ameaça”, tratam do que ocorre fora.
- Força: quais os diferenciais do negócio? Se você está prestes a lançar um produto e ele é mais barato do que a concorrência, essa é uma força;
- Fraqueza: por outro lado, quais são os pontos negativos? O produto que será lançado vai precisar de um custo de frete mais caro, por exemplo;
- Oportunidade: o que está acontecendo no mercado que pode ser benéfico para o seu negócio? Por exemplo, o produto a ser lançado ainda não chegou em determinada região e você será o primeiro por lá;
- Ameaça: oposto da oportunidade, é quando algo no ambiente externo pode prejudicar o seu objetivo. Por exemplo, caso seu produto dependa de alguma legislação ou mudança climática que prejudique a produção.
Plano de negócios pronto? Invista em um sumário executivo!
O sumário executivo é uma carta de apresentação do seu projeto, considerado o documento ideal para quem busca por investidores.
Ele pode ser apresentado à parte, como um resumo do plano de negócios, com destaque para as informações mais relevantes.
Por isso, após finalizar o seu plano de negócios, garanta o registro de um sumário executivo, afinal, nunca se sabe quando você vai precisar de um.
Mantenha o controle do seu negócio na palma da mão
Ter o controle do seu empreendimento não é fácil. Mas, com o plano de negócios você consegue gerenciar boa parte da estrutura da empresa.
Além do plano, seu negócio pode contar com o PagVendas para cuidar dos processos do dia a dia. Não se perca em planilhas e diversos sistemas.
Ele é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.