Resumo do texto

  • Se você está brigando com as horas para dar conta de tudo, é bem provável que esteja faltando uma pitada de gestão de tempo na sua rotina;
  • Com algumas mudanças simples na rotina, você melhora a sua rotina, para de ficar estressado e ansioso e tem mais capacidade de focar nas coisas importantes;
  • Separamos 7 dicas para você melhorar seu dia a dia e parar de brigar com o relógio

 

Mesmo com a quarentena ainda rolando em alguns lugares, muitos profissionais autônomos e empreendedores estão trabalhando de casa e, ao mesmo tempo, tendo que equilibrar seu tempo entre família, trabalho e cuidados com a casa.

Muitas vezes, a sensação de ter muita coisa para fazer é, na verdade, reflexo de uma agenda diária não muito organizada. E quando você começa a olhar para a gestão do tempo com mais cuidado, verá que sobra tempo até para você gerar uma renda extra para sua família.

Que tal começar a cuidar melhor do seu tempo disponível? Separamos abaixo 7 dicas bem práticas e fáceis de serem aplicadas no seu dia a dia, a fim de melhorar o jeito que você lida com as suas tarefas e o seu precioso tempo.

7 dicas para ser mais produtivo dentro de casa e organizar seu tempo

Vamos às dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo para dar um gás na sua produtividade e parar de lutar contra o relógio.

1. Crie seu espaço de trabalho

Trabalhar em casa não é fácil, ainda mais para quem sempre trabalhou fora dela. Você não deve perder tempo todos os dias arrumando um lugar para começar o seu trabalho. O certo é ter um espacinho fixo de trabalho, um canto só seu, onde você pode dar conta das suas tarefas, organizar seus produtos ou materiais e fazer suas coisas sem estar no meio do vai e vem da sua casa.

2. Faça um planejamento das suas tarefas e mantenha a disciplina

Gestão de tempo precisa de planejamento, não tem como fugir dessa etapa. Depois de organizar onde você vai trabalhar, será preciso criar uma lista com suas tarefas, distribuí-las ao longo do seu dia/semana/mês.

E, tão importante quanto criar esse plano de ação, é seguir o que você se propôs a fazer, portanto, é preciso ter foco e comprometimento!

Quer uma ajuda com seu planejamento? Então, baixe grátis a Planilha de Gastos Pessoais, que vai ajudar você a gerenciar e agilizar uma das tarefas mais importantes, como a análise e controle das suas finanças.

Clique aqui e faça o download agora mesmo.

3. Identifique as prioridades

A cada etapa do trabalho, pode ser que você enfrente prioridades diferentes. Em um momento pode ser a divulgação dos produtos, em outra, encontrar bons fornecedores de mercadoria.

Com o planejamento, você conseguirá identificar o que é mais importante ou urgente na sua agenda, e isso é essencial para usar o seu tempo da melhor forma possível, dedicando mais horas às tarefas que mais precisam naquele instante.

4. Não empurre com a barriga

O dia está chegando ao fim, você está cansado e percebe que ainda tem duas pequenas tarefas para hoje. O que você faz? Se esforça e termina ou joga para amanhã?

Não é nenhum pecado adiar tarefas quando você está cansado ou com outras prioridades. Porém, saiba que as tarefas não somem, apenas acumulam para o dia seguinte, então, o melhor é ser forte, resistente e tentar completar suas tarefas diárias, sem ficar empurrando para depois aquelas demandas mais chatas ou complicadas.

5. Seja comprometido com os prazos e acompanhe seu desempenho

Se a dica é não ficar adiando as tarefas, então, fica claro que é preciso ter um compromisso com o seu planejamento, as datas de entrega e tudo aquilo que você colocou um prazo para fazer.

Sendo assim, um bom jeito de acompanhar se você está evoluindo e melhorando a gestão do seu tempo é anotar o seu desempenho, ficar de olho em quantas coisas você está conseguindo fazer diariamente e analisando se é possível entregar mais.

6. Respeite seus limites

Por falar em entregar mais, saiba que tão importante quanto ser produtivo é saber respeitar os limites da sua produtividade. Se você se propor a fazer muitas coisas por dia e não estiver dando conta das coisas, é melhor respeitar esses limites.

Caso você se esforce demais para dar conta de muitas tarefas, surge o risco de aparecer aquele cansaço que não passa, a falta de concentração e a desmotivação. Para que isso não aconteça, tenha consciência do seu limite.

É mais ou menos o seguinte: se você não sai nem para caminhar, porque se propor a correr uma maratona? Tenha consciência plena do quanto você consegue dar conta por dia, isso é essencial para a sua saúde.

7. Use a tecnologia a seu favor

Você não precisa dar conta de tudo isso sem ter uma ajuda. A tecnologia é um grande braço-direito de quem pretende cuidar melhor da sua gestão de tempo. Existem boas ferramentas que podem ser usadas para organizar seu tempo e suas tarefas.

  1. Use o Trello para fazer uma lista de tarefas bem completa, incluindo datas de entrega, alarmes de notificação quando o tempo está se esgotando e muito mais;
  2. Acesse o FlowTimer para criar momentos de trabalho, períodos de pausa e sessões de produtividade sem interrupções;

Outra dica legal é adotar a técnica do Pomodoro, que consiste em fazer suas atividades em blocos de 25 minutos cada, com pequenas pausas de 5 minutos e uma outra pausa mais longa, que dura entre 20 a 30 minutos.

Parece complicado, mas a tecnologia pode te ajudar, já que existem apps para aplicar o Pomodoro, com destaque para o Pomello e o TomatoTimer.

 

Precisa de ajuda para controlar seu tempo e seu negócio? Nós podemos ajudar!

Se você precisa de organização para o seu trabalho e para sua rotina, junto com a praticidade para vender para seus clientes, nós temos um combo infalível, veja só:

  1. Abra sua conta no PagBank e centralize todas as necessidades do seu negócio em um banco completo, grátis e na tela do seu celular;
  2. Use as maquininhas para vender via crédito e débito, inclusive com pagamentos sem contato via QR Code;
  3. Utilize o app PagVendas para controlar seu negócio, gerenciar vendas, contatos de clientes e até criar sua loja online.

Aqui no PagBank você controla sua grana de um jeito bem prático. Vende com a maquininha, o valor cai direto na conta PagBank e todos os seus pagamentos e recebimentos podem ficar concentrados em uma única conta, que ainda tem a vantagem de render mais que a poupança.

E se tudo isso for somado ao controle em tempo real do PagVendas, o controle do seu negócio fica ainda mais preciso e completo!