Gestão de tempo pode impactar diretamente na produtividade: saiba como!

Resumo do texto

  • Entenda o que é ter uma gestão de tempo eficiente;
  • Saiba como se organizar no trabalho e em casa;
  • Confira algumas dicas para melhorar o planejamento!

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Já teve a sensação de que o dia não tinha horas suficientes para fazer tudo que precisava? Você não está sozinho nessa. Seja na vida pessoal ou no trabalho, a gestão de tempo vem se tornando cada vez mais essencial.

O planejamento de uma rotina diária e a administração de tarefas pode ser o segredo para aumentar a produtividade. Afinal de contas, quando você entende como gerenciar seu tempo, dá prioridade ao que é importante e organiza demandas e prazos conforme a urgência de cada uma. No caso do empreendedor, consegue fazer render cada minuto, o que significa dinheiro no bolso.

Na vida pessoal, a organização de tempo e atividades te deixa mais tranquilo para se dedicar ao que importa, sem se atrasar ou esquecer do que é necessário!

Você ainda não consegue parar ou acelerar o relógio, mas pode aprender como controlar o tempo a seu favor, focando em produtividade e efetividade!

Afinal, o que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é o planejamento e controle de atividades ao longo do dia, semana ou mês. O objetivo é ganhar produtividade sem se enrolar com o relógio ou deixar demandas importantes para depois.

A administração do tempo propõe que você entenda quanto tempo leva em cada ação e possa dar prioridade para aquelas que são mais importantes. Por exemplo: fazer o pedido no fornecedor tem que ter preferência em relação a outras atividades. Se o empreendedor não tiver produto para vender, ele não ganha!

Entenda a importância de gerir seu tempo!

O tempo não pode ser modificado. São 24 horas por dia! Então, se não pode mexer nele, tem que aprender a usá-lo da melhor maneira possível.

Por isso, aprender a gerir o tempo é tão importante para fazer o melhor uso possível das horas. Dessa forma, você busca produtividade e eficiência, seja no trabalho ou dentro de casa.

Como melhorar o gerenciamento do tempo no trabalho?

Para o empreendedor que nunca consegue fazer tudo que é necessário e acaba recorrendo a horas extras todos os dias, um melhor gerenciamento de tempo pode trazer consequências diretas no caixa! Quer ver como fazer isso? Confira!

Estipule prazos e tempo para executar as demandas

Saber que você precisa checar o estoque é uma coisa. Definir que irá realizar essa checagem até o final da semana já traz uma maior tangibilidade. Ou seja, a tarefa se torna algo “real” e não apenas uma lembrança no estilo “eu preciso fazer isso em algum momento”.

Além dos prazos, é importante definir quanto tempo vai levar em cada tarefa. Você já teve aquela sensação de ter passado o dia todo fazendo apenas uma coisa? Isso pode acontecer porque faz várias coisas ao mesmo tempo.

Portanto, definir prazos e estipular o tempo para cada tarefa é utilizar o tempo de forma saudável.

Mantenha seu ambiente organizado

Ter papéis sem uso acumulados, cabos espalhados para todos os lados e um ambiente desorganizado pode afetar diretamente a sua capacidade de trabalhar. Além da sensação de caos visual causada, se você não sabe onde as coisas estão, fica mais difícil fazer o que precisa.

Isso não vale apenas para locais físicos. Se a área de trabalho do seu computador tem uma infinidade de arquivos, quando estiver procurando uma planilha específica, pode perder muito tempo procurando o que deseja. Assim, todo o seu planejamento pode ir por água abaixo.

Também é importante fazer pausas

Nosso cérebro pode até parecer um computador, mas a verdade é que ele precisa de descanso. Seja uma caminhada de 15 minutos, uma pausa para o café ou horário de almoço completo. O importante é descansar essa máquina que funciona dentro da sua cabeça.

Quando for preparar o cronograma de atividades do dia, não esqueça de separar horários para descanso. É importante ter um tempo para respirar e dar uma parada.

Como melhorar o gerenciamento do tempo na vida pessoal?

A verdade é que muitos empreendedores não enxergam a diferença entre vida pessoal e profissional. Afinal de contas, o “eupreendedor” costuma cuidar de tudo ao mesmo tempo. Por isso, saber como administrar a vida pessoal, é tão importante quanto organizar os horários da vida profissional.

Defina quais são as prioridades

Pagar determinadas contas, fazer compras de mercado ou quitar a fatura do cartão de crédito? Se você trabalha, sabe que o tempo que sobra para cuidar das coisas de casa é um pouco escasso. Por isso, definir o que deve ser feito primeiro é essencial para otimizar o tempo.

Faça uma lista de prioridades. Deixe em primeiro aqueles compromissos com prazo definido, como contas a pagar. Afinal, você não quer pagar multas ou juros por atraso.

Tente prever imprevistos

Se está preparado para os sustos que podem aparecer, você não sai no prejuízo. Imprevistos acontecem e ninguém pode mudar isso. Portanto, a melhor opção neste caso é considerar a possibilidade de ter algumas pequenas brechas no dia.

Por exemplo, toda semana, pode deixar a noite de quinta-feira livre para cuidar de problemas que aparecem de última hora. Caso não tenha nada, ótimo! É um tempo livre para curtir, mas se algo aparecer, você dará conta de tudo sem preocupações.

Dicas para fazer uma boa administração do tempo

Tanto no trabalho quanto no dia a dia da sua vida, organizar o tempo é difícil. São redes sociais, celulares, computadores e tudo mais que nos distrai. Então, aí vão algumas dicas para você organizar o calendário e melhorar sua gestão do tempo.

Estabeleça uma rotina de sono

Você pode nem reparar, mas o sono é algo essencial na rotina de produtividade. Quanto menos se dorme, menos a “máquina” que é o seu cérebro, descansa. Assim como a pausa é importante, manter uma rotina de 8 horas de sono é essencial para estar pronto para lidar com as demandas da sua vida.

Invista em uma alimentação saudável

Outra coisa que pode passar despercebida é a alimentação. Quanto melhor se alimentar, melhor desempenho cognitivo terá. Ou seja, como ingere os nutrientes necessários afeta diretamente a maneira que seu cérebro funciona.

Em casa, não deixe de reservar um momento para comer com a família. Além de ajudar na ingestão dos alimentos necessários, esse é um tempo gasto com qualidade e pode ser essencial para o seu descanso.

Determine um horário de trabalho

Deixe sua agenda bem separada. Quando for momento de trabalho, você trabalha, quando for para resolver pendências pessoais, se dedique a isso.

Além disso, respeite os horários dedicados à vida em geral. Se tem muitas coisas para fazer, não deixe de incluir na programação, momentos de descanso e pausa!

Faça um planejamento e crie uma lista de tarefas

Organizar as tarefas ao longo do dia é tão importante quanto definir o tempo que vai levar em cada uma delas. Por isso, faça um planejamento de tudo que precisa ser decidido e crie uma lista das atividades do dia. Para quem tem dificuldades, pode contar com um planner de organização de afazeres.

Dê prioridade para tudo que tem vencimento e que pode influenciar na sua rotina de empreendedor. E na hora de colocar em prática, se mantenha fiel àquilo que você programou. De nada adianta ter uma boa gestão de tempo, se não respeitá-la.

Precisa de ajuda com gestão do tempo e produtividade? Nós podemos ajudar!

A gestão do tempo pode melhorar sua vida como empreendedor e também dentro de casa. O planejamento financeiro familiar e a organização do fluxo de caixa do negócio exigem essa habilidade! Mas, seguir as dicas que sugerimos, é só o primeiro passo. Você pode ir além!

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