A taxa Selic subiu e seu dinheiro pode render mais, entenda os efeitos da mudança

Resumo do texto

  • A taxa Selic subiu novamente e gera impactos para o seu bolso;
  • Entenda qual é o objetivo do Banco Central com essa mudança;
  • Saiba como aproveitar esse momento para investir e proteger seu dinheiro.

 

O Banco Central divulgou mais uma alteração na Selic, a taxa básica de juros utilizada na economia. A taxa Selic subiu para 3,5% ao ano, o mais alto percentual desde maio de 2020.

Essa mudança tem reflexo direto no bolso. Os juros aplicados em empréstimos e financiamentos ficam mais caros, contudo, os investimentos atrelados ao CDI, como os CDBs e Tesouro Direto. 

Separamos informações importantes para você ficar por dentro de todas as consequências da alta da Selic. Aproveite para descobrir como você pode usar essa mudança a seu favor! 

Como a Selic impacta minha vida?

É com base na Selic que surgem todas as outras taxas de juros usadas no Brasil, desde as aplicadas em empréstimos até a rentabilidade de produtos de renda fixa. 

Mudanças na Selic trazem diversos efeitos, tanto positivos como negativos. 

O que fica mais caro?

  1. empréstimos pessoais;
  2. financiamentos;
  3. compras parceladas com aplicação de juros (ex: juros aplicados nas parcelas de um carro novo).

Resumindo: tudo que tem acréscimo de juros ficará mais caro. 

O que fica mais vantajoso?

Investimentos de renda fixa que usam a taxa Selic como base de cálculo para o rendimento, como os CDBs e Tesouro Direto. 

Qual o objetivo da mudança no valor da taxa?

A alta da Selic de 2,75% para 3,5% tem um objetivo simples: frear o consumo. Com juros mais altos, as pessoas passam a consumir menos. Como consequência, a inflação tende a cair. Inflação alta impacta tudo o que você consome, portanto, o aumento na Selic é uma estratégia do Banco Central para reduzir o aumento generalizado de preços. 

Se você quer saber tudo sobre a Selic, como ela é calculada, quem faz esse cálculo e quando esses ajustes são feitos, entenda mais sobre a selic!

Como aproveitar a alta da Selic?

A resposta é: investindo seu dinheiro em produtos que usam a Selic como base para calcular o rendimento. O exemplo mais fácil para entender essa lógica é um CDB. 

Esse raciocínio pode ser explicado em quatro etapas:

  1. um CDB é um empréstimo. O investidor aplica, e a instituição usa aquele dinheiro em suas operações;
  2. a aplicação conta com uma taxa de juros, que é calculada com base no CDI;
  3. o valor do CDI, por sua vez, é baseado na taxa Selic;
  4. se a Selic subiu, o CDI acompanha, logo, os juros desse empréstimo que você fez ao banco também sobem e você ganha mais.

E aqui fica uma dica final: a tendência é que a taxa Selic sofra novos aumentos, então, não deixe de aplicar para aproveitar os benefícios dessas mudanças.

Use alta da Selic a seu favor: conheça os CDBs PagBank!

Agora é o momento para tirar do papel seu plano de se tornar um investidor. Com a alta da Selic, você tem mais chances de obter um bom rendimento, e você nem precisa sair em busca de boas oportunidades. Elas já estão a poucos cliques de você, no seu celular.

Aproveite que o super app PagBank oferece opções simples e comece a investir hoje nos CDBs, aproveitando os novos valores da Selic. Abrir sua conta é rápido, grátis e sem burocracia!

Abra uma conta grátis e comece a investir hoje mesmo!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”