Pregão da Bolsa: saiba o que é e como funciona

Resumo do texto

  • Saiba o que é e como funciona o pregão da bolsa de valores;
  • Entenda como o pregão interfere na compra e vendas de ações;
  • Confira o seu funcionamento e como investir em renda variável.

 

Todos aqueles que estão interessados em renda variável, cedo ou tarde irão se deparar com o termo pregão da bolsa de valores. Normalmente, esse termo vem acompanhado de frases como: “na abertura do pregão” ou “durante as negociações do pregão”.

Para você entender de vez o que é o pregão e como ele funciona na Bolsa de Valores do Brasil, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Descubra o que é Pregão da Bolsa

Afinal, o que é o pregão da Bolsa de Valores?

O pregão da Bolsa de Valores é o momento do dia no qual acontecem as negociações de ações e outros ativos, como BDR, ETF e Fundos Imobiliários. Esse é o período em que a bolsa está aberta para operações de compra e venda de investimentos.

É importante ressaltar que o investidor pode fazer uma ordem de compra ou venda na Bolsa de Valores em qualquer horário do dia através do Home Broker do seu banco ou corretora. Porém, essa ordem só será executada durante o pregão.

Para exemplificar: se você enviar uma ordem de compra no domingo, ela só será efetivada na segunda-feira.

O conceito de pregão acontece em todas as Bolsas do mundo, porém cada uma tem as suas características. Sendo assim, nós vamos explicar as particularidades da B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Como o pregão funciona na B3?

O pregão da bolsa é online e funciona através de uma plataforma de Home Broker. Essa modalidade é chamada de pregão digital. 

Antigamente, até o ano de 2005, existia o pregão viva-voz. Nesta modalidade, o investidor precisava ligar para seu banco ou corretora solicitando as ordens de compra e venda. A corretora enviava a ordem para o operador que estava no pregão.

Sabe aquelas cenas que vemos em filmes sobre o mercado financeiro onde há diversas pessoas gritando ao telefone em frente a monitores cheios de números? Era assim que funcionava o pregão da bolsa.

Essa maneira de operar era pouco eficiente e muito trabalhosa. Além disso, por conta da dificuldade das negociações, poucas pessoas acessavam as informações.

A chegada do pregão digital, no ano de 1997, começou a democratizar o acesso à Bolsa de Valores. Agora, com o pregão 100% online, todo investidor consegue operar na bolsa de maneira simples e efetiva. 

Qual o horário de funcionamento da Bolsa de Valores?

O pregão da bolsa funciona somente em dias úteis, ou seja, em finais de semana e feriados não é possível executar compra e venda, somente enviar as ordens. Porém, o horário de funcionamento funciona em cinco etapas. Confira:

1. Cancelamento de ofertas

O expediente da B3 se inicia com o cancelamento de ofertas. Nessa etapa, que acontece das 9h30 às 9h45, os papéis de compra e venda que sobraram do pregão do dia anterior são cancelados.

2. Pré-abertura de mercado

Aqui, a B3 registra as ordens de compra e venda de ativos, mas não executa. Essa fase acontece das 9h45 às 10h. É importante ressaltar que na pré-abertura do mercado não é possível cancelar nenhuma ordem. 

3. Negociação

Às 10h a Bolsa de Valores abre para todos os investidores. Dessa forma é possível comprar e vender ações e os preços dos ativos sobem e descem.

Como os horários de negociação mudam ao decorrer do ano, é importante sempre conferir no site da B3 qual o horário de encerramento das operações. Você pode conferir clicando aqui.

4. Call de fechamento

Esses são os últimos instantes do pregão. Nesse momento é que se determina o preço de fechamento de cada ação no dia e compõem o índice Ibovespa.

O horário da call de fechamento também pode ser visto no site da B3.

5. After market

O pregão encerra nessa etapa. É nesta fase que os investidores que não compraram ações e outros ativos durante a etapa de negociação têm a chance de fazer isso. 

As ações que são negociadas no after market precisam fazer parte do índice Ibovespa ou índice Brasil e devem ter sido transacionadas durante a etapa de negociação. Além disso, existem algumas regras:

  • O preços dos ativos não pode variar em mais de 2% em relação ao preço da call de fechamento;
  • O limite da operação é de R$900 mil por CPF;
  • Os ativos só podem ser negociados à vista.

No after market também tem a etapa de cancelamento de ofertas e de negociação, que vão até o horário em que o pregão é oficialmente encerrado.

Como acompanhar o pregão da Bolsa?

Quer saber como acompanhar as subidas e descidas da Bolsa de Valores? É sempre bom estar atento ao pregão da bolsa, isso pode ser feito em tempo real com algumas ferramentas.

Na plataforma do Home Broker é possível ficar de olho na cotação das ações e de outros ativos em alguns cliques. Assim como fazer compras e vendas na hora, de forma bem prática.

Saiba mais sobre o Home Broker aqui.

Alguns sites também fornecem essas informações. Porém, como eles “puxam” os dados da B3, os preços podem aparecer com um pouco de atraso, não sendo muito precisos.

Monte sua carteira de investimentos com o PagBank

Agora que você entendeu o que é o pregão da Bolsa de Valores, que tal começar a montar sua carteira de investimentos e diversificar suas aplicações?

Conheça as Carteiras de Investimentos disponíveis no PagBank

Conte com o PagBank PagSeguro! No super app você encontra um banco completo e grátis, que será seu parceiro em toda jornada de investidor e tem a oportunidade de fazer aplicações a partir de R$1.

Veja nossas opções investimentos:

  1. CDB;
  2. Tesouro Direto;
  3. Fundos de Investimento;
  4. Renda Variável.

Comece a investir agora pelo super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags