Conheça 5 opções para montar uma carteira de investimentos moderada

Resumo do texto

  • O que é o perfil de investidor moderado?
  • Conheça as características de uma carteira de investimentos moderada;
  • Confira 5 ativos para montar seu portfólio.

Conheça todas as carteiras recomendadas PagBank!

 

O investidor moderado é aquele que não abre mão de aplicações seguras, mas tem certa disposição para encarar um pouco de risco ao montar sua carteira de investimentos.

Para manter o patrimônio seguro, seu portfólio é construído com ativos mais estáveis, como os títulos de renda fixa. Porém, uma parte do dinheiro é destinada para o mercado de renda variável, onde é possível atingir ganhos maiores, mas é preciso encarar os altos e baixos do mercado.

Montar uma carteira moderada exige equilíbrio entre estabilidade e risco. E nem sempre é fácil atingir essa harmonia sozinho. Por isso, reunimos abaixo algumas informações essenciais para construir um portfólio de investimentos moderado. Confira!

O que é o perfil de investidor moderado?

O perfil de investidor moderado possui uma tolerância intermediária aos riscos. Ele busca segurança e rentabilidade, mas está disposto a correr um certo risco em busca de retornos mais atrativos.

Quem tem o perfil moderado sabe que o mercado oscila – e por isso protege a maior parte do seu patrimônio com ativos conservadores – mas também reconhece que a volatilidade pode ser aproveitada para alcançar resultados a longo prazo.

Como descobrir seu perfil de investidor?

Descobrir seu perfil de investidor é fundamental para tomar decisões alinhadas ao seu nível de tolerância ao risco.

O perfil é determinado por uma combinação de fatores, incluindo seus objetivos financeiros, horizonte de investimento e sua capacidade de ficar tranquilo e manter sua estratégia frente às flutuações do mercado.

Veja alguns pontos essenciais para descobrir se você é iniciante, conservador, moderado ou experiente

Deslize para mais informações
Etapa Descrição
Autoavaliação Reflita sobre suas metas financeiras e expectativas em relação aos investimentos.
Questionário Complete um questionário de perfil para entender sua reação aos riscos. Veja um exemplo do UOL Economia.
Consulte um Especialista Converse com um consultor financeiro para avaliar sua situação financeira e obter orientações profissionais.
Reflita sobre Mudanças Reavalie seu perfil anualmente ou após eventos significativos, considerando mudanças na situação financeira, objetivos de vida ou cenário econômico.

Características de uma carteira moderada

Uma carteira moderada tem como característica marcante a diversificação equilibrada entre renda fixa e variável.

O objetivo é combinar a segurança dos investimentos mais conservadores, como títulos públicos e CDBs, com o potencial de valorização de ativos mais voláteis, como ações.

Esta combinação permite que o investidor aproveite as oportunidades de crescimento do mercado, enquanto ainda mantém uma base sólida para proteger seu capital.

Além disso, a carteira é flexível e adaptável às condições de mercado. O moderado está sempre atento às tendências e pode ajustar a composição de seu portfólio conforme necessário.

Por exemplo, em períodos de alta volatilidade, ele pode destinar mais recursos para a renda fixa. E quando o mercado estiver mais otimista, é possível aumentar os investimentos em renda variável.

Essa capacidade de adaptação, combinada com uma estratégia bem definida, é o que faz da carteira moderada uma escolha atrativa para muitos investidores.

5 ativos para montar uma boa carteira moderada

No universo dos investimentos, a diversificação é a chave para equilibrar risco e retorno. Para o investidor moderado, selecionar os ativos certos é essencial.

A seguir, apresentamos cinco ativos para compor uma carteira robusta e equilibrada.

1. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é um título de renda fixa emitido por bancos. Ao investir em um CDB, você empresta dinheiro ao banco em troca de uma remuneração.

Existem CDBs prefixados, onde a taxa de rendimento é definida no momento da aplicação, e os pós-fixados, que têm sua rentabilidade atrelada a índices como o CDI e IPCA.

Por contarem com proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), os CDBs são considerados seguros, de baixo risco e com potencial médio de retorno, tornando-se uma opção atrativa para diversificar a carteira.

Clique aqui para entender mais sobre o FGC e a proteção oferecida aos investidores.

2. Fundos Multimercado

Estes fundos investem em uma ampla gama de ativos e estratégias de mercado, incluindo ações, renda fixa, moedas e commodities. Eles são gerenciados por profissionais que buscam oportunidades de mercado para maximizar os retornos, ao mesmo tempo que tentam minimizar os riscos.

São ideais para quem busca diversificação e um potencial de retorno maior, sem se expor totalmente ao mercado de ações.

3. Ações Nacionais

Representam uma pequena, porém significativa, parcela da carteira de investimentos. Investir diretamente em ações de empresas brasileiras permite participar do crescimento econômico do país e se beneficiar de ganhos de capital e dividendos.

Embora apresentem maior risco, oferecem a possibilidade de altos retornos a longo prazo.

4. Ações Internacionais

Investir em ações de empresas estrangeiras é uma forma de diversificar ainda mais a carteira e se expor a economias globais. É uma estratégia que pode proteger contra a volatilidade do mercado local e aproveitar oportunidades de crescimento em outras regiões.

Como as ações brasileiras, elas oferecem potencial de altos retornos, mas com um risco correspondente.

5. Fundo Renda Fixa

Estes fundos investem principalmente em títulos de renda fixa, como Tesouro Direto, debêntures e CDBs. São uma opção para quem busca rendimentos estáveis com risco controlado.

A alocação neste tipo de ativo proporciona um equilíbrio entre segurança e retorno, atendendo a uma estratégia de investimento mais conservadora dentro da carteira.

No entanto, é vital analisar bem os fundos, entender sua estratégia e o perfil dos imóveis em carteira.

carteira moderada

Como montar uma carteira de investimentos moderada?

Montar uma carteira de investimentos moderada é uma tarefa que exige equilíbrio. O investidor deve buscar um meio-termo entre segurança e rentabilidade, diversificando seus ativos para otimizar os retornos e minimizar os riscos.

A chave é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Para o perfil moderado, a combinação de ativos de renda fixa e variável pode ser a estratégia ideal.

A seguir, apresentamos uma sugestão de distribuição para uma carteira moderada, baseado nas recomendações dos especialistas PagBank:

Deslize para mais informações
Ativo Percentual na Carteira
Certificado de Depósito Bancário 34%
Fundos Multimercado 35%
Ações Brasil 7%
Ações Internacionais 7%
Fundo Renda Fixa 17%

Fonte: Research Pagbank – 12/2023

Quais as vantagens de investir com o PagBank?

Dentro do app PagBank, você encontra um home broker equipado para investir e junto a tudo isso, estão as carteiras recomendadas, uma forma profissional de direcionar o seu dinheiro.

Elas são seleções de ativos montadas pelos nossos especialistas no mercado financeiro para oferecer diversificação e boas oportunidades de retorno para os diferentes perfis de investidor.

Seja você iniciante, conservador, moderado ou experiente, o PagBank tem uma carteira ideal para seus objetivos. Vale a pena conhecer as recomendações para reduzir os riscos e começar a aplicar com confiança e conhecimento.

Conheça nossas carteiras e comece a investir com opções alinhadas ao seu perfil!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”