CDB e Tesouro Direto: Entenda as Diferenças

Resumo do texto

  • Conheça as principais características e diferenças entre CDB e Tesouro Direto;
  • Entenda como escolher qual deles é ideal para você;
  • Conte com o PagBank para cuidar dos seus investimentos.

 

Investimentos em renda fixa podem ser uma boa escolha quando o assunto é criar uma reserva de emergência ou diversificar a carteira.

Entre as principais aplicações desta modalidade, é bem comum que as pessoas fiquem em dúvida: devo investir meu dinheiro no CDB ou Tesouro Direto? 

Apesar de serem parecidos, cada um conta com características e regras diferentes. Então, para te ajudar nessa escolha, separamos as principais informações sobre cada um. Confira!

CDB ou Tesouro direto: entenda as diferenças

Esses dois tipos de investimento têm se tornado muito populares entre os investidores iniciantes. Tesouro Direto e CDB possuem funcionamento parecido e os dois entregam rentabilidade maior que a da poupança.

A diferença é que no Tesouro Direto o dinheiro é emprestado para o Governo Federal, enquanto no CDB esse empréstimo é feito para instituições financeiras.

Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre esses investimentos.

Deslize para mais informações
TESOURO DIRETO CDBs
Quem emite o título? Governo Federal Bancos
Qual índice de rentabilidade usado Selic / IPCA + Taxa prefixada / Taxa prefixada CDI / Taxa prefixada / IPCA/ IPCA + Taxa prefixada
Tem garantia? Sim Sim
Quem oferece a garantia? Governo Federal FGC

Atenção:  a garantia do FGC para CDBs é limitada a R$ 250 mil por CPF/CNPJ em cada instituição financeira

Para saber qual dos dois tipos de investimento mais se alinham ao que você precisa, confira outras características de cada um deles:

  • Liquidez: no Tesouro Direto a liquidez é diária, porém, dependendo do título, o investidor pode perder parte do valor aplicado. Já no CDB, a liquidez é zero até o fim da carência. Alguns CDBs possuem liquidez diária;
  • Rentabilidade: tanto o Tesouro Direto quanto os CDBs possuem títulos com rentabilidade pós-fixada, pré-fixada e híbrida;
  • Custos e tributações: no Tesouro Direto, existe a taxa de custódia de 0,25%. Essa taxa é cobrada pela B3. No CDB, não há a cobrança de taxas. Em relação aos impostos, a tributação do CDB e do Tesouro Direto é regressiva, ou seja, ela vai diminuindo conforme o prazo do investimento. Quanto mais você demorar para fazer o resgate, menor será o imposto a ser pago.

Lembre-se que não existe um investimento melhor ou pior, existe apenas o mais adequado ao seu perfil e objetivos.

Tipos de Tesouro Direto

Existem diversos tipos de aplicações no Tesouro Direto com diferentes regras de rentabilidade e liquidez. Veja quais são as opções:

Tesouro Direto pré-fixado: principais características

O investidor sabe qual vai ser o seu retorno já no dia da aplicação, mas para isso é preciso manter o dinheiro investido até o vencimento.

Se precisar resgatar antes, existem chances do valor resgatado ser menor do que o esperado ou o ganho ser maior das expectativas. Isso acontece por conta da marcação a mercado.

Existem dois tipos de títulos pré-fixados, veja a seguir:

  • Tesouro Prefixado: a rentabilidade é fixada em um valor percentual. Assim, o investidor conhecerá a rentabilidade antes de adquirir o título;
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: o investidor recebe o rendimento em forma de “cupons”. Em vez de receber todos os rendimentos na data de vencimento, os pagamentos ocorrem antecipadamente, a cada seis meses, já que cada título tem uma data fixa para o pagamento.

Quando esse investimento é interessante?

Por ser um investimento com prazo de vencimento, ele é mais indicado para objetivos de médio e longo prazo, como uma viagem ou casamento.

Tesouro Selic

Esse é um investimento pós-fixado que acompanha o desempenho da Selic, a taxa básica de juros da economia. Quanto maior o valor dela, melhor será a rentabilidade do título.

Tesouro Selic é uma aplicação que rende mais que a poupança. Enquanto a caderneta rende 70% da Selic, o Tesouro Selic rende 100% da taxa.

Quando escolher esse investimento?

Como o Tesouro Selic possui liquidez diária e o risco de perder dinheiro no caso de resgate antecipado é muito baixo, ele é indicado para investimentos de curto prazo ou para a reserva de emergência.

Tesouro IPCA

Esses são os chamados títulos híbridos. Sua taxa de rentabilidade é mista, ou seja, há uma taxa de juros prefixada, que é somada a uma taxa pós-fixada, que é o IPCA (principal indicador da inflação) para determinar a rentabilidade.

Existem duas modalidade do Tesouro IPCA:

  • Tesouro IPCA+: rentabilidade atrelada à inflação, oferecendo rendimento real, corrigido pela variação da inflação e mais uma taxa prefixada de juros;
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: a rentabilidade também está atrelada à inflação. Eles oferecem um rendimento corrigido pela inflação mais uma taxa de juros prefixada. O investidor também recebe o rendimento em “cupons” antecipadamente. Ao invés de receber todos os rendimentos no vencimento do título, os pagamentos ocorrem a cada seis meses.

Quando esse investimento é interessante?

Esses títulos são uma opção para manter o poder de compra do dinheiro, já que oferecem uma taxa prefixada sobre a inflação. Também pode ser usado para planos de longo prazo. 

O IPCA+ com juros semestrais é indicado para a aposentadoria. Assim, o investidor recebe cupons semestrais e tem o investimento corrigido pela inflação, mantendo seu poder de compra.

Como o IPCA afeta os investimentos?

Nos investimentos de Renda Fixa que remuneram com base na inflação, a rentabilidade é afetada diretamente pelo IPCA. Por isso essas aplicações são interessantes, pois mantêm o valor do dinheiro investido e ainda fornecem um rendimento real.

Investir em CDB: conheça as opções

Os CDBs são bem parecidos com os títulos do Tesouro Direto: todos são empréstimos feitos ao banco em troca de um retorno com juros. Porém, existem três modalidades, saiba mais sobre elas:

CDB pós fixado

Essa é a categoria mais popular em que o rendimento da aplicação está atrelado ao CDI.

CDB pré-fixado

Assim como o Tesouro Direto, a rentabilidade é fixa e definida antes do investimento ser feito. Quem aplica em um CDB pré-fixado consegue calcular o valor exato que vai ser recebido no final da aplicação.

CDB híbrido

O rendimento do CDB híbrido é a soma entre uma taxa prefixada (DI) mais o rendimento de um índice pós-fixado. A taxa pós-fixada utilizada nos CDBs híbridos é o IPCA.

Conte com um super app para começar a investir ou diversificar

Após aprender um pouco mais sobre as diferenças entre as duas aplicações, ficou mais fácil escolher entre CDB ou Tesouro Direto, certo? 

Você nem precisa sair de casa para começar, basta pegar o celular e baixar o super app PagBank, onde seu dinheiro rende mais do que na poupança e você encontra opções para investir sem complicações, taxas escondidas nem burocracia.

Acesse a aba Produtos e Investimentos para conferir todas as nossas opções de Tesouro Direto, CDBs e Fundos de Investimento oferecidos.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

*Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. O preenchimento do questionário de análise de perfil de investidor (suitability) é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. As informações contidas no blog PagBank não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto..