Tesouro Selic vs. Tesouro IPCA: Qual é o melhor para você?

Resumo do texto

  • Entenda o que é o Tesouro Selic;
  • Saiba como funciona o Tesouro IPCA;
  • Veja as principais diferenças entre eles.

Invista em Tesouro Direto com o PagBank!

 

Tesouro Selic e Tesouro IPCA são dois títulos de renda fixa muito procurados pelos investidores. 

Ambos têm como principal característica a segurança, já que são títulos emitidos pelo Governo. Além disso, oferecem vantagens como a baixa volatilidade e os valores iniciais para investir, que são bem acessíveis.

Contudo, existem algumas diferenças marcantes entre esses produtos. A principal delas é o índice usado para calcular a rentabilidade, que impacta diretamente na estratégia do investidor. Entender como Selic e IPCA se comportam fará toda a diferença na hora de escolher entre um e outro.

Mas, afinal, qual vale mais a pena? Tesouro Selic ou IPCA? Continue conosco e entenda as diferenças entre esses títulos e como adaptá-los à sua estratégia de investimento.

O que é o Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade segue a taxa Selic. Essa modalidade é considerada uma das mais seguras para investir, já que o rendimento é atrelado à taxa básica de juros no país.

Muitos investidores optam por aplicar no Tesouro Selic devido à liquidez diária e ao baixo risco que ele oferece. 

A marca registrada desse título é a estabilidade. Isso acontece pois sua taxa de rentabilidade é controlada pelo Banco Central e sofre alterações somente a cada 45 dias – quando o COPOM se reúne para definir o valor da Selic.

O que é o Tesouro IPCA?

Agora, vamos falar de uma das opções mais escolhidas pelos investidores que buscam proteção contra a inflação: o Tesouro IPCA. Ele é um título que combina uma rentabilidade fixa com a variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Ao investir nessa modalidade do Tesouro, o retorno sempre é acima da inflação, ou seja, é a famosa rentabilidade real.

Tesouro Selic e IPCA

Quais as diferenças entre Selic e IPCA?

Se você está em dúvida entre Tesouro Selic ou IPCA, é importante saber que existem diferenças conceituais e práticas entre os dois.

Em termos de conceito, a grande diferença está nos índices de referência: a Selic é determinada pelo Banco Central. O próprio BC é quem define a taxa, o que significa que o índice está “nas mãos” do COPOM.

É isso que faz com que o Tesouro Selic seja tão estável. 

Já a inflação não tem esse controle. Ela é fruto do cenário econômico e político do país. Portanto, ela não é definida, mas sim medida pelo IBGE através do indicador IPCA.

Na parte prática, existem pontos bem distintos nessas aplicações, veja a tabela abaixo:

Deslize para mais informações
Aspecto Tesouro Selic Tesouro IPCA
Rentabilidade Atrelada à taxa Selic IPCA + taxa prefixada
Prazo de Vencimento Curto a longo prazo Médio a longo prazo
Liquidez Diária Diária, com marcação a mercado
Resgate Antes do vencimento Antes do vencimento
Taxas e Custos Taxa de custódia Taxa de custódia + taxa de administração

Rentabilidade

Se a Selic sobe, o rendimento do Tesouro Selic também aumenta. Já o Tesouro IPCA combina uma taxa fixa com a variação da inflação para dar ganho real ao investidor.  

Prazos de Vencimento

Em ambos os investimentos, o investidor vai encontrar prazos de vencimentos longos, que chegam a mais de um ou dois anos.

Porém, o Tesouro Selic é adotado por quem tem objetivos de curto e médio prazo, pois ele tem liquidez diária e pode ser resgatado antes do prazo sem grandes perdas. 

Por outro lado, o Tesouro IPCA é ideal para quem pensa no longo prazo, já que eles são um pouco mais voláteis. Ao resgatar antes do prazo, você pode até ter um lucro maior, mas fica sujeito à perda de rentabilidade.

Liquidez

Os dois títulos oferecem liquidez diária, o que é uma grande vantagem. Isso significa que você pode vender seu título antes do vencimento e receber seu dinheiro no próximo dia útil. 

Resgate

No Tesouro Selic, você pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento sem grandes preocupações com volatilidade. Já no Tesouro IPCA, é preciso um pouco mais de atenção. Resgatar antes do vencimento pode implicar em perdas se as taxas de juros estiverem subindo.

Taxas e custos

Ambos os títulos estão sujeitos à taxa de custódia cobrada pela B3. No entanto, há uma taxa adicional, dependendo da corretora, cobrada como taxa de administração para intermediar compras. 

Investir com o PagBank te livra dessas preocupações, uma vez que nenhuma taxa adicional é cobrada. Ao investir no Tesouro, você paga apenas a taxa cobrada pela Bolsa de Valores e dá adeus às cobranças adicionais!

Tesouro Selic ou IPCA: qual a melhor opção?

Tesouro Selic e Tesouro IPCA são dois títulos frequentemente presentes na carteira dos investidores. 

Isso acontece porque não existe “melhor ou pior”, tudo depende dos seus objetivos. Como a gente te contou, o Tesouro Selic é uma opção de alta liquidez e baixa volatilidade, o que ajuda muito quem está investindo a curto ou médio prazo.

Já o Tesouro IPCA se torna uma opção mais estratégica para o longo prazo, uma vez que o resgate no vencimento elimina a preocupação com a marcação a mercado. 

Fora isso, há uma questão de contexto econômico. Não podemos nos esquecer que uma das formas encontradas para reduzir a inflação (e, por consequência, o desempenho do IPCA) é justamente aumentar a taxa básica de juros. Percebe como os índices podem caminhar em sentidos opostos?

Por isso, o interessante é aplicar com foco nas suas metas e diversificar para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado e pela economia. 

Ou seja, esqueça a ideia de que é preciso escolher entre Tesouro Selic ou IPCA. Aproveite que os valores iniciais de investimento são baixos e pense em diversificação.

Abra sua conta e comece a investir com o PagBank!

O PagBank oferece uma série de vantagens para quem deseja investir em títulos públicos.

Primeiramente, a facilidade e a praticidade de gerenciar suas aplicações diretamente pelo aplicativo é um diferencial. Você faz tudo pelo app sem burocracia nem perda de tempo. 

Além disso, o PagBank proporciona acesso a uma equipe de especialistas prontos para te orientar na sua jornada pelo mundo dos investimentos.

E, claro, não podemos esquecer da segurança: a plataforma utiliza tecnologia de ponta para garantir a proteção dos seus dados e do seu dinheiro.

Se você ainda não é cliente PagBank, não perca mais tempo! Abrir sua conta é um processo simples, rápido e totalmente digital. Veja só como é fácil:

  1. Baixe o app PagBank;
  2. Clique em “Começar”;
  3. Coloque o seu celular para receber o token por SMS;
  4. Insira seus dados e crie uma senha;
  5. Cadastre o PIN para ter ainda mais segurança;
  6. Envie a foto do seu documento;
  7. Faça a selfie ao lado da identidade usada;
  8. Aguarde o processo de validação e pronto!

Pronto! Agora você já pode aproveitar as várias opções de investimento. E para começar a investir o passo a passo também é bem simples:

  1. Criada a conta, clique em Investimentos;
  2. Depois em Aplicar meu Dinheiro;
  3. Confira as opções de investimento ou carteiras recomendadas;
  4. Escolha aquelas que mais se alinham com o seu perfil.
  5. Comece a investir.

Invista em Tesouro Direto com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”