Saiba como usar redes Wi-Fi públicas sem comprometer a segurança dos seus dados!

Resumo do texto

  • Entenda como funciona uma rede Wi-Fi pública;
  • Dicas para usar a internet na rua sem comprometer seus dados;
  • Confira mais dicas de segurança para o seu dia a dia.

Confira os artigos sobre segurança do PagBank!

 

Usar uma rede Wi-Fi pública é conveniente e facilita a conexão com a internet, não é mesmo? No entanto, isso pode ser arriscado para a privacidade e segurança dos seus dados pessoais.

Isso acontece porque a conexão compartilhada pode facilitar a invasão de privacidade. A boa notícia é que você pode adotar medidas de segurança ao se conectar.

Entenda como acessar o Wi-Fi público com segurança e aproveite o melhor da internet fora de casa.

O que é uma rede Wi-Fi?

A rede Wi-Fi é uma forma de se conectar à internet sem fio. Ela permite que computadores, celulares e outros dispositivos fiquem online, mas também, conectados entre si.

Quando os equipamentos são ligados à mesma rede, eles compartilham informações. Aí é que mora o perigo da rede de internet pública.

O que é uma rede Wi-Fi pública?

A rede Wi-Fi de internet pública é aquela disponível para qualquer pessoa se conectar. Elas não possuem senha e podem ser acessadas por vários usuários ao mesmo tempo.

Apesar da maior parte das casas brasileiras possuírem internet própria, muita gente ainda utiliza o Wi-Fi público. Afinal de contas, quando você senta em um café, não quer gastar seus dados de internet do celular, certo?

Saiba se é seguro usar Wi-Fi público!

Conectar-se ao Wi-Fi público é como visitar um café movimentado. Você compartilha o espaço com pessoas desconhecidas, que podem tentar “olhar” a tela do seu celular e, até mesmo, furtar sua carteira.

Portanto, assim como você tomaria medidas para proteger seus pertences ao visitar um café, é importante ter alguns cuidados para usar o Wi-Fi público de forma segura.

Quais são os principais riscos ao usar uma rede pública da internet?

Basicamente, os riscos de usar uma rede pública de internet são:

  • Ser monitorado por uma pessoa má intencionada que está conectada à mesma rede;
  • Ter informações pessoais e senhas roubadas;
  • Ter um malware instalado no aparelho.

Ou seja, use redes públicas apenas se necessário e evite acessar contas que exigem login e senha. 

Como usar rede WIFI pública?

Confira 8 dicas para usar Wi-Fi público com segurança

A gente sabe que, mesmo não sendo muito seguro, muitas vezes usamos a rede de internet pública. Para fazer isso de forma tranquila, confira essas dicas:

1. Verifique as informações da rede

Confirme se o nome da rede está relacionado ao local que está. Não “pule” em uma internet que você não sabe de onde veio. Você não entraria em um ônibus que não conhece a origem ou destino, certo?

2. Desative a conexão automática de Wi-Fi

Celulares podem se conectar à rede de internet automaticamente. Desative essa opção para que você não acesse um Wi-Fi público sem perceber ou controlar.

3. Utilize uma VPN

A VPN, rede privada virtual, cria uma conexão segura entre seu servidor e a internet. Com ela, os dados trocados com a rede são criptografados e o endereço IP, disfarçado. Com isso, uma nova camada de privacidade é adicionada.

Além disso, procure acessar sites que usam conexão HTTPS. Isso indica que os dados daquela página são transmitidos por meio de uma conexão também criptografada, trazendo mais segurança.

4. Utilize recursos de verificação de segurança

Sempre que possível, ative a verificação em duas etapas. Assim, você vai precisar informar a senha de acesso, mas também alguma informação extra, como códigos enviados por SMS ou via autenticadores.

5. Não realize transações bancárias

Imagine que você está em um ônibus cheio e começa a falar a senha do seu cartão em alto e bom som? Nunca se sabe quem vai conseguir decorar ou anotar, certo? O mesmo vale para transações bancárias em rede de internet pública.

Você expõe informações extremamente sensíveis e não sabe quem pode estar olhando a movimentação.

6. Evite fazer login nas redes sociais

Assim como nos aplicativos de banco, as redes sociais também devem ser evitadas. Isso porque, em redes desprotegidas, como Wi-Fi público, outros usuários podem copiar seu login e senha. 

7. Não compartilhe arquivos

Enviar ou baixar arquivos usando rede de internet pública pode trazer vírus para o seu dispositivo ou, sem saber, você pode espalhar malware para outras pessoas.

8. Desconecte-se ao finalizar o uso

Acabou de resolver o que precisa? Desconecte a internet. Não deixe o acesso ativo quando não estiver usando. Afinal de contas, pessoas mal-intencionadas podem invadir o dispositivo neste meio tempo.

Aproveite a rede de Wi-Fi pública sem comprometer a sua segurança!

Como você percebeu, usar internet pública não é muito indicado para segurança. Mas, se for necessário, é importante ficar atento para não colocar suas informações em risco.

O que você precisa saber é:

  • Ao usar rede Wi-Fi pública, você está conectado a outras pessoas, que também acessam àquela internet;
  • Pessoas mal-intencionadas podem usar a conexão para invadir o aparelho e visualizar dados sensíveis;
  • Evite fazer login em redes sociais ou realizar transações bancárias quando estiver em redes desprotegidas;
  • Assim que terminar de usar o Wi-Fi público, desconecte-se para que o aparelho não fique vulnerável.

Para mais dicas de segurança, confira outros conteúdos do nosso blog: