Como a Matriz Ansoff ajuda o crescimento estratégico do negócio?

Resumo do texto

  • A matriz Ansoff auxilia no planejamento estratégico;
  • Conheças as estratégias de crescimento da Matriz Ansoff;
  • Saiba como criar uma matriz para o seu negócio!

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O sucesso de um negócio não é algo que acontece de uma hora para outra, é preciso planejamento e uma visão panorâmica da empresa para encontrar um caminho estratégico bem-sucedido. Isso pode ser alcançado com a aplicação da Matriz Ansoff. 

Essa ferramenta aponta direções que a empresa pode seguir para se desenvolver ou consolidar um produto/serviço. Além de ser muito útil, também é fácil de ser usada.

Quer saber mais sobre o assunto? Aqui, vamos explicar o que é a Matriz Ansoff, dar exemplos de como ela funciona e mostrar como você pode criar uma para o seu negócio.

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O que é Matriz Ansoff?

A Matriz Ansoff é uma ferramenta para otimizar o planejamento de estratégias de crescimento. Ela também é conhecida como Tabela de Expansão de Produto/Mercado.

Ela tem duas dimensões: produtos/serviços e mercados (que engloba o público e a região geográfica). A partir dessas informações são formados quatro cenários, que falaremos mais a frente. São eles:

  • Penetração de mercado;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Diversificação.

Se você está pensando em lançar um produto ou serviço novinho em folha, expandir seus horizontes de negócio, ou até mesmo quer atrair um público diferente, essa tabela pode ser uma grande aliada.

O surgimento da Matriz Ansoff

O responsável pela criação dessa matriz é o professor de Engenharia Igor Ansoff, de nacionalidade russa e estadunidense. Conhecido como pai da gestão estratégica, escreveu mais de 10 livros sobre gerenciamento corporativo.

Ela foi publicada na Harvard Business Review, em 1957, e recomendava que as empresas deveriam considerar elementos externos, como concorrência e consumidor para terem sucesso em sua jornada. 

Isso fez com que sua proposta fosse vista como revolucionária, já que, na época, outros modelos de planejamento olhavam apenas para os processos internos para resolver os problemas.

Para que serve a Matriz Ansoff?

A Matriz Ansoff auxilia o gestor no planejamento de longo prazo, oferecendo uma visão abrangente da empresa. Isso é importante para a tomada de decisões e reconhecimento de ações que podem reduzir ou eliminar riscos.

Com ela, é possível avaliar diversos cenários e desenvolver um plano de ação para implementar mudanças com segurança. E, dessa forma, as tarefas do financeiro, marketing e de outros setores envolvidos são otimizadas para uma evolução saudável e estruturada. 

Por exemplo, ao pensar em uma campanha de comunicação para anunciar um novo produto, a Matriz Ansoff ajuda a entender qual público deve ser atingido. Melhorando o uso do dinheiro e do tempo da equipe.

Como funciona a Matriz Ansoff?

Como havíamos falado, vamos explicar a fundo cada um dos quadrantes da Tabela de Expansão de Ansoff e dar exemplos:

Penetração de mercado

Quando o negócio quer fidelizar e conquistar novos clientes, deve considerar um campo de atuação e produto que já existem. 

Um exemplo seria quando uma empresa baixa os preços e reforça a divulgação para aumentar as vendas ou incentivar os compradores.

Desenvolvimento de mercado

No desenvolvimento de mercado, a empresa foca em vender seus produtos (que já existem) em novos locais. Imagine que uma loja de móveis quer abrir uma unidade em outra cidade ou país. 

Essa estratégia também pode funcionar quando a marca quer expandir seu alcance para pessoas de faixas etárias diferentes.

Desenvolvimento de Produtos

Abordagem focada na oferta de um novo produto em um mercado que já existe. O negócio amplia sua atuação para outros setores, focado em atender diferentes necessidades dos consumidores.

É o caso de uma fábrica de computadores que adicionou câmeras de vídeo à sua linha de produtos e passou a vendê-las para seus consumidores.

Diversificação

É a linha de ação mais arriscada, pois lida com duas variáveis inéditas: novo produto em um novo mercado.

Na Matriz Ansoff, a diversificação pode ser dividida em dois tipos:

  • Diversificação relacionada: quando há relação entre o formato da empresa e os novos produtos e mercados. Como uma fábrica de sapatos de couro que abre uma sede na Argentina para fabricar malas do mesmo material;
  • Diversificação não relacionada: quando não há relação entre modelo do negócio e as novas atividades. Vamos usar novamente a fábrica de computadores, mas, nesse caso, a nova sede na Argentina irá fabricar ares-condicionados.

Como criar sua própria Matriz Ansoff?

Para fazer uma Matriz de Ansoff para seu negócio, confira os seguintes passos:

Mapeie todos os resultados da empresa

Comece reunindo informações sobre o negócio. Dados como vendas, lucros, participação de mercado, número de clientes, entre outros indicadores.

Por meio desse mapeamento você entenderá onde está e quais os pontos fortes e fracos. Isso ajudará a tornar as projeções mais completas e, consequentemente, mais próximas dos resultados esperados.

Faça uma pesquisa de concorrentes

O mapeamento dos seus concorrentes é importante para entender como eles estão se saindo e identificar onde é possível crescer. Assim como no mapeamento interno, analise os pontos fortes e fracos, produtos, serviços, preços etc.

Entenda profundamente o mercado

Realize uma análise de mercado para entender as tendências, desafios e opiniões do público. Avalie fatores como a demanda, exclusividade da oferta, regulamentação governamental e potencial de lucro. 

Com essas informações em mãos, você poderá traçar cenários de cada estratégia. Se você percebeu que a demanda do produto está crescendo em um certo público, é hora de investir nele!

Pesquise a reputação da sua marca

Procure entender como sua marca é vista e a percepção dos clientes sobre o seu produto ou serviço. Uma boa reputação contribui para o aumento da confiança no seu negócio.

Com essa pesquisa, é possível identificar oportunidades e resolver problemas, como comentários ruins nas redes sociais, experiências negativas e atrasos na entrega.

Planeje novas ações e produtos

O plano de crescimento deve ser baseado na análise das informações sobre a reputação do negócio, concorrentes e mercado de atuação. Desde a expansão da marca ou a criação de um novo produto, tudo deve passar pelos dados que você usou para montar sua matriz.

Para uma visão ainda mais completa, você pode combinar a Matriz Ansoff com outras ferramentas de planejamento, como a Análise SWOT.

Matriz Ansoff

Quais as vantagens e desvantagens da Matriz Ansoff?

Reforçando o que já foi dito, a principal vantagem da Matriz Ansoff é deixar o empreendedor mais seguro na hora de tomar decisões. Especialmente nos casos em que ela atua, como expansão de mercado e lançamento de produtos. 

Por outro lado, ela fornece apenas quatro estratégias de crescimento, o que dificulta a sua aplicação em negócios que trabalham em cooperação com outros. Além disso, é sempre importante lembrar que o mercado é dinâmico e o cenário pode ser volátil e mudar de uma hora para outra. 

Implemente as estratégias de seu negócio com o PagVendas!

Promover mudanças – seja para a expansão do negócio, atrair novos clientes ou fidelizar os antigos – exige planejamento e ferramentas que tornem o processo mais fácil.

É isso que a Matriz Ansoff faz. Ela fornece um panorama da situação e indica diferentes abordagens a serem seguidas, sempre de acordo com o foco da empresa. 

Se está pensando em colocar em prática estratégias de vendas, de retenção de clientes ou campanhas de aquisição nas redes sociais, aproveite mais uma ferramenta que facilita sua vida: o aplicativo PagVendas.

Com ele, você faz a gestão do empreendimento da palma da sua mão, independentemente da área de atuação. De cafeterias a Pet Shops, todos podem se beneficiar com as vantagens do PagVendas:

  • Acompanhamento das vendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de produtos e estoque;
  • Clube de fidelização;
  • Integração com as redes sociais.

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