Entenda o que são as condições de pagamento e saiba como escolher as melhores opções!

Resumo do texto

  • O que são as condições de pagamento?
  • Saiba diferenciar condições e meios de pagamento;
  • Confira as principais condições usadas no mercado.

Ofereça as melhores condições no seu negócio com o PagBank!

 

Ter um negócio de sucesso é o desejo de todo empreendedor. Para isso, você precisa tomar várias decisões e fazer escolhas que podem influenciar nos resultados. Entre elas está saber escolher as condições de pagamento que serão oferecidas.

Na prática, as condições de pagamento são regras que seu cliente pode ou deve seguir na hora de finalizar a transação. Não se preocupe, vamos explicar melhor o que significam condições de pagamento e quais são as principais!

Para o empreendedor que está começando um negócio ou para aqueles que precisam melhorar o faturamento, as condições especiais de pagamento podem fazer a diferença!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que são condições de pagamento?

Condições de pagamento são regras pré-estabelecidas para o cliente fazer a compra. Essas regras devem ser definidas conforme o negócio, não existe “certo” e “errado”.

Ainda em dúvida? Confira exemplos de condições de pagamento:

  • Desconto de 10% para pagamento à vista;
  • Cobrança de juros para parcelamento acima de 3x;
  • Primeira parcela após 30 dias.

Qual a diferença entre condições e meios de pagamento?

Por mais que pareçam sinônimos, condições e meios de pagamento são coisas diferentes.  As condições de pagamento são as regras, já os meios de pagamento são as formas que o dinheiro é transferido.

Algumas das regras de pagamento, ou condições de pagamento, estão diretamente relacionadas aos meios de pagamento. Como a cobrança de uma taxa para emissão de boleto ou desconto no pagamento por Pix.

O que são Condições de Pagamento?

Quais as principais condições de pagamento do mercado?

Para você definir as condições de pagamento que serão praticadas no seu negócio, veja quais são as mais comuns e se inspire! 

Lembrando que essas condições podem e devem ser adaptadas à sua realidade empreendedora. Por isso, faça os cálculos antes de oferecer benefícios aos clientes.

Considere as taxas cobradas por maquininhas de cartão, o fluxo de caixa da empresa e os juros que podem ser aplicados em parcelamentos.

À vista

O pagamento à vista é a condição base para todos os negócios, no caso o seu cliente paga todo valor de uma só vez. Ele pode ser no crédito ou débito.

Parcelado sem juros

Ao dividir o valor da compra em parcelas, o cliente amortiza o pagamento. Isso quer dizer que ao invés de realizar um pagamento à vista, ele paga o valor da compra aos poucos.

Nesse caso, não há cobrança de juros e para fazer o cálculo basta pegar o total da compra e dividir pela quantidade de meses desejada. O cartão de crédito é o meio de pagamento utilizado nesses casos.

Parcelado com juros

Bem parecido com a opção anterior, a principal diferença aqui é o acréscimo de juros em cada parcela. No caso, o total da compra será um pouco maior do que o preço à vista.

Se quiser usar essa condição de pagamento no seu negócio, lembre-se de avisar ao cliente com clareza. Assim, ele não vai ser pego de surpresa com a cobrança de juros.

30 dias

Muito utilizado na prestação de serviços, alguns negócios oferecem 30 dias para o cliente fazer o pagamento. O prazo pode ser calculado a partir da solicitação do trabalho ou a partir da data de entrega.

À vista + 30 dias

Uma combinação de possibilidades também é uma forma de atrair mais clientes. O cliente pode, por exemplo, fazer o pagamento de uma parte do valor à vista e o restante em 30 dias.

BNPL: nova tendência de pagamento

Tecnologia recente, o Buy Now Pay Later (compre agora, pague depois) traz maior liberdade para os clientes. Com ele a pessoa paga uma parte do valor à vista, que pode ser 25%.

O restante pode ser dividido em algumas parcelas sem juros que podem ser pagas por diferentes meios de pagamento. A principal diferença para as outras condições é a possibilidade de pagar de diferentes formas, como Pix, transferência e cartão.

No Brasil essa é uma tendência recente, mas em outros países o BNPL já é largamente utilizado.

Como escolher as melhores condições de pagamento para seus clientes?

São muitas condições para você adotar no seu negócio. Mas é claro que cada uma delas tem particularidades e você precisa da que melhor irá se adequar ao seu empreendimento.

Por isso, na hora de escolher as condições de pagamento ideais, não esqueça de considerar alguns importantes pontos, como:

Entenda os comportamentos do seu cliente

Analise as condições de pagamento mais utilizadas pelos seus clientes. Por exemplo, se o seu público prefere pagar à vista, você já sabe que pode atrair mais pessoas dando benefícios para quem utilizar essa condição.

Pesquise com o time comercial quais as maiores dores do cliente

Entenda quais são os feedbacks mais ouvidos sobre o pagamento. Se normalmente os clientes reclamam do parcelamento com juros, procure por opções para utilizar a maquininha ou empresas que cobram taxas mais baratas ao parcelar.

Assim você consegue criar as condições que os seus clientes esperam!

Garanta um histórico de transações seguras

Apesar das condições poderem ser criadas da melhor forma possível para seu negócio e clientes, é sempre importante manter a segurança em primeiro lugar.

Ao escolher a empresa que vai fazer a intermediação do pagamento, opte por aquelas que tragam segurança para o processo.

Isso é importante para o usuário concluir a transação com tranquilidade, mas também para que seu negócio não sofra com altos índices de inadimplência.

Por que é importante diversificar as condições de pagamento?

Oferecer possibilidades para seu cliente pagar da forma que ele preferir é importante para garantir a satisfação do público. Dessa forma, ele pode optar pelo formato que melhor se encaixa em seu planejamento financeiro.

Especialmente em compras de alto valor, ter condições de pagamento facilitadas ajuda seu negócio a garantir a venda com sucesso. E, como dissemos anteriormente, as condições podem estar diretamente relacionadas aos meios de pagamento.

Com os meios de pagamento do PagBank, você pode oferecer condições exclusivas para seus clientes, sem pesar no seu bolso e com segurança para todos os envolvidos. Para negócios digitais e lojas físicas, conte com as diferentes opções:

Ofereça as melhores condições no seu negócio com o PagBank!