Como comprar pela internet com segurança? Confira 10 dicas para ter mais tranquilidade!

Resumo do texto

  • 10 dicas para comprar pela internet com mais segurança;
  • Conheça alguns golpes online e saiba como se proteger;
  • Entenda o que é Engenharia Social, estratégia presente em fraudes!

Conteúdos de segurança do PagBank PagSeguro!

 

As vendas online já fazem parte da nossa vida, no entanto elas ainda despertam alguma preocupação nas pessoas. Se você é uma das que se perguntam como comprar pela internet com segurança, não se preocupe, preparamos este conteúdo para te ajudar.

A busca por uma compra com segurança faz parte da vida de todos os brasileiros. Mas, quando a transação é online, é normal surgirem dúvidas. Por isso, separamos 10 dicas para fazer compras online com mais segurança!

Como comprar pela internet com segurança? 10 dicas para te dar tranquilidade!

Vamos ao que importa? Conheça dicas para você comprar produtos na internet sem cair em golpes!

1. Prefira comprar em sites conhecidos

Comprar online está cada vez mais fácil. São inúmeras páginas, marketplaces e, até mesmo, lojas em redes sociais. Mas, para garantir a segurança da transação, o mais indicado é escolher sites conhecidos.

Aquela máxima de que o “barato sai caro” costuma fazer a diferença na internet. Se o mesmo produto está com uma diferença de preço muito grande, desconfie! Escolha comprar no “lugar” que você já conhece.

2, Verifique se a URL é segura

Como dissemos, existem muitos sites falsos que copiam os originais para enganar o usuário, por isso, é importante estar atento a alguns pontos.

Para saber se você está no site certo, deve olhar para a URL, ou seja, o endereço da página. Confira algumas formas de analisar:

  • Olhe para a barra de endereço e confirme se tem um cadeado fechado ou verde. Isso mostra a presença de um certificado de segurança;
  • Evite clicar em links de ofertas e promoções. Acesse o site oficial e busque por aquele produto. Caso já tenha clicado, navegue por outras páginas, já que alguns golpes simulam o site em apenas um único produto;
  • Confirme o endereço da página. Se tiver qualquer letra diferente da que você já conhece, desconfie!

Com esses hábitos, você já consegue avaliar a segurança e veracidade da URL!

3. Procure sobre a reputação da loja

Se quer um item que só tem em um site que você não conhece, pesquise sobre a reputação da loja. Leia comentários e avaliações de outros usuários. Certifique-se que a loja possui endereço físico e um número de telefone para contato. 

Você pode fazer isso diretamente no Google, ou em sites especializados, como o Reclame Aqui.

4. Dê uma olhada nas redes sociais e nos comentários

Além dos sites especializados, as redes sociais são ótimos parâmetros de avaliação. Procure o perfil da loja que você quer comprar e olhe os comentários nas publicações.

Uma loja com problemas costuma receber comentários negativos em suas páginas.

5. Escolha lojas com método de pagamento seguro

Um dos principais riscos de comprar online sem segurança é ter os dados de pagamento clonados. Por isso, opte por comprar em sites que apresentem métodos de pagamento seguros.

Na dúvida, evite usar o Pix, pois o reembolso é mais difícil. Nesse caso, opte por meios de pagamentos onde é mais fácil solicitar o estorno, como é o caso do cartão de crédito virtual.

6. Não acredite em grandes promoções e preços muito baixos

Para quem gosta de ditos populares, temos mais um que se encaixa aqui: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Ou seja, se as promoções estão muito boas e preços estranhamente baixos? Fique alerta!

Esse tipo de recurso é utilizado para chamar a atenção dos usuários e pode ser um golpe. Você compra, o dinheiro sai da conta, mas o produto nunca chega.

7. Leia a política de compras e trocas do site

A política de trocas está prevista no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, uma loja séria precisa ter essas diretrizes em seu site.

Além disso, você deve consultar as regras da loja para cobrar seus direitos. Por exemplo, em compras online, você pode se arrepender até 7 dias após receber o item. Não precisa de justificativa, é só solicitar a devolução do item.

8. Cuidado com rede Wi-Fi pública

Usar uma rede Wi-Fi pública é como abrir uma porta onde qualquer pessoa consegue passar. Ao fazer uma compra usando uma dessas redes, você pode ter algum golpista “olhando” seus dados de cartão, por exemplo.

Na dúvida, coloque o item no carrinho e deixe para concluir a transação quando estiver conectado a uma rede segura.

9. Não faça compras em aparelhos desconhecidos

Assim como na rede de internet pública, aparelhos desconhecidos podem conter um vírus espião. Então, ao usar um desses para comprar, você deixa seus dados desprotegidos e passíveis de serem copiados.

10. Procure saber o prazo de entrega antes de comprar

Para não ter dor de cabeça, é sempre bom confirmar o prazo de entrega de um produto. Isso porque, às vezes, fazemos compras esperando pelo item em determinado prazo. Para não gerar insatisfações, certifique-se que o prazo está dentro do que você precisa.

Se o site não fornecer essa informação, entre em contato com eles antes de finalizar o pedido!

Veja como comprar pela internet com segurança!

Alguns golpes para você ficar atento na hora de comprar online

Com as dicas que apresentamos acima, você já sabe como fazer compras pela internet com mais segurança e tranquilidade. Mas, é possível que, ainda assim, você tenha medo de comprar online devido a fraudes e situações constrangedoras. Pensando nisso, separamos alguns golpes que afetam usuários que compram online. Confira:

Golpe do Cartão Clonado

Ter o cartão clonado, ou seja, os dados copiados, pode causar dores de cabeça. Se você viu uma compra na fatura que não reconhece, fique alerta! Se possível, bloqueie o cartão temporariamente.

Esse golpe pode ser aplicado em diferentes situações, como:

  • Clique em links suspeitos no computador;
  • Cadastro dos dados do cartão em aplicativos desconhecidos;
  • Divulgação dos dados do cartão em redes sociais;
  • Ações de hacker em sites de compra onde o cartão está salvo.

Golpe do Boleto Falso

Muitas pessoas acreditam que fazer pagamento por boleto bancário é mais seguro, já que não precisa dos dados do cartão. Porém, é preciso ficar atento!

Cuidado com os boletos de cobrança que chegam no e-mail. Pode ser um golpe para roubar seu dinheiro!

Phishing

O phishing consiste em um tipo de golpe que tenta “pescar” vítimas na internet. Para isso, jogam iscas, em formato de links, imagens e arquivos e esperam que as pessoas cliquem. Aqui, reforçamos a importância de não clicar em nada, sem antes confirmar a legitimidade da mensagem e do remetente.

Golpe da Maquininha do Delivery

O Golpe do Delivery aproveita o hábito de pedir comida ou bebida em casa para fazer vítimas.

Um entregador com uma maquininha com visor quebrado faz uma cobrança de valores muito mais altos do que deveria. Como o cliente não consegue visualizar, acaba colocando o cartão e perdendo dinheiro!

A dica é:

  • Nunca faça transações sem confirmar o valor cobrado na maquininha;
  • Prefira realizar o pagamento pelo aplicativo que fez o pedido.

Engenharia Social: entenda o que é e faça compras online com segurança!

Os golpes que citamos acima são estratégias de Engenharia Social. Isso significa que são ações que manipulam as pessoas para que elas forneçam dados e senhas por vontade própria.

A principal característica é a ausência de violência. Ou seja, a vítima não passa por um momento de pressão ou ameaça. Isso torna o reconhecimento do golpe mais difícil. O foco é iludir o usuário com mentiras e identidades falsas!

Pensando na sua segurança, o PagBank PagSeguro tem uma série de conteúdos voltados para sua tranquilidade e proteção! 

Acesse nossa página e veja mais dicas para comprar com segurança!