labyrinthine circuit board lines, de quapan, em CCimagem: quapan, em CC

Que o Twitter oferece aos pequenos negócios oportunidades únicas de superar seus grandes competidores, ao usar a rede social como um mecanismo de pesquisa de oportunidades e serviço ao consumidor nós já falamos. Você pode melhorar seu desempenho e construir uma boa reputação com três dicas bastante simples:

  1. Use a busca do Twitter para encontrar citações e problemas em tempo real.
  2. Saiba quando tweetar e quando parar.
  3. Use os favoritos para agregar opiniões

1. Seja vaidoso! A busca do Twitter é inteligência de mercado em tempo real.

Tweetts são, na verdade, pessoas gritando nos telhados, em público sobre o que fazem, gostam, vêem. Alguns gritos são mais importantes para você e seu negócio. O truque é como encontrar este tweett entre os milhares de outros que aconteceram ao mesmo tempo.

O que você precisa é de pesquisas bem afinadas, instaladas em um cliente (experimente o TweetDeck ou o Hootsuite). Assim que você estiver com tudo pronto, fica fácil identificar as pessoas falando da sua área, de você ou seus competidores. Ter os alertas bem configurados é o primeiro passo para identificar rapidamente falas importantes. O Tweetdeck tem um alerta sonoro que, bem configurado, ajuda a identificar o que é mais importante.

A primeira e mais importante dica para começar é o que se pode chamar de “umbiguismo”: encontrar pessoas que falam de você de seu negócio ou seu setor, na própria busca do Twitter. Nesta primeira busca usando critérios básicos, você com certeza encontrará uma montanha de informação. Por isso, use a busca avançada para criar filtros e refinar os resultados. Uma dica é tirar tudo o que inclua “http”, para eliminar mensagens com o seu próprio endereço. Assim você afunila a busca e encontra pessoas falando sobre você – este é o seu objetivo, lembra? – em vez de pessoas que estão usando o serviço.

Assim que a busca “egóica” estiver pronta, coloque no seu cliente e repita para os seus competidores e para expressões de seu setor. Monitore cada um da mesma forma – e você terá uma série de colunas importantes instaladas e atualizadas em tempo real. Como resultado, você vai descobrir novas oportunidades de trabalho e pessoas que precisam de ajuda. Encontrará possibilidades de vendas e pessoas que falam do que você faz, problemas que pode resolver e das frustrações com seus competidores. Descobrirá novas comunidades das quais poderá participar e influenciar. Esta é uma fonte constante de surpresas e insights, pode ter certeza.

Este monitoramento permite que os problemas sejam atacados antes de se transformarem em crise ou que você feche um negócio antes mesmo que a novidade esteja no mercado. Tente estar um passo a frente sempre.

Resumo do passo 1: A busca do Twitter, quando feita adequadamente, é gratuita e disponível o tempo todo – principalmente quando seus usuários expressam um desejo que você pode atender.

2. Twitte. E não Twitte.

Agora que você já aprendeu os truques é o momento ideal para se apresentar. Assim que encontrar uma conversa de interesse, preste atenção. Recomenda-se que você envie exatamente UM tweett, mais ou menos assim: “Vi o seu tweett e isso pode te interessar” (vendas) ou “olá, eu sou fulano da Feature, como posso te ajudar?” (para suporte). Seja qual for a sua intenção, inclua um endereço que acrescente valor ao relacionamento – senão vira papo furado… Alguns bons exemplos de endereços para incluir no seu tweett:

  • Uma tabela comparativa;
  • Um bom e-book, vídeo ou podcast sobre o tema;
  • Uma página de FAQ ou que responda à pergunta;
  • O post da Wikipedia sobre o assunto;
  • Recomendações e opiniões a respeito – no seu caso pessoal, seu perfil no LinkedIn, por exemplo.

Não importa o que você mande, lembre: um link, no máximo dois. Seu tweett vai direto para aquela pessoa, na hora certa. Aí é a hora de parar. Nenhum outro tweett para você! Qualquer coisa além de um tweett com uma fonte relevante é excesso. E a distância entre uma interrupção relevante e spam é minúscula. Não arrisque.

Com sorte, você ganha uma resposta e a conversa se abre. Se nada acontecer, você pelo menos foi visto e tem potencial de ser retuitado para os seguidores do usuário – o que pode render dividendos mais tarde.

Prepare-se: às vezes as pessoas ficam nervosas com alguém que aparece do nada conversando com elas, mesmo que estejam falando em público. A experiência é clara: tentar estabelecer contato com alguém assim é uma situação perda-perda. Estas personas são imunes à lógica e você deve deixá-las sozinhas. Enquanto você seguir a regra “Um Tweett e silêncio”, registre a experiência e vá em frente. É difícil, saiba, porque a crítica sempre nos atinge pessoalmente, mas é fundamental que você não responda.

Dica 2: Tweett apenas uma vez. Tweett com relevância. Pare.

3. Use os favoritos como testemunhos em tempo real.

Com o tempo, você terá tweetts suficientes de seus clientes e fãs que será possível favoritar alguns. No Twitter, os favoritos têm seu próprio feed. Não que alguém realmente vá olhar, mas é uma fonte incrível de recursos para enviar aos seus novos prospects: uma lista de testemunhos de gente de verdade em 140 caracteres ou menos.

Para encontrar este feed, vá à sua conta no Twitter, clique em Favoritos e das opções de feed que seu navegador oferecer, escolha o seu preferido. Basta adicionar aos seus bookmarks e está pronto! Um serviço de atendimento excelente é o grande pulo para fechar a venda. Nunca perca esta oportunidade.

Dica 3: Os favoritos do Twitter são uma ótima resposta para a pergunta “como é trabalhar com você?”. A melhor resposta é: “Não me escute, olhe isso…” e mande os relatos de seus fãs. Simples, poderoso, eficiente.

Bem usado, o recurso de favoritos deixa as tarefas mais fáceis e aumenta a produtividade conforme o tempo passa. E você, como usa o Twitter para promover o seu negócio?

Adaptado do Mashable