Transição de Carreira: dicas para mudar de profissão com tranquilidade

Resumo do texto

  • Entenda o que é transição de carreira;
  • Saiba por que e como decidir pela mudança de profissão;
  • Confira 6 dicas para mudar de carreira com segurança.

 

A insatisfação com o emprego pode levar o profissional a buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. O processo de transição de carreira acontece por diferentes motivos, como busca por melhores salários, insatisfação com a posição atual e realização de um sonho.

Porém, para mudar sua atuação, é preciso planejamento, pesquisa e tranquilidade. Afinal de contas, ninguém quer pedir demissão e acabar ficando sem nada, né?

Se você está pensando em mudar de carreira profissional, confira o artigo e veja algumas dicas para fazer essa troca de forma segura.

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Dicas para Transição de Carreira

O que é transição de carreira profissional?

A transição de carreira, ou mudança de carreira é quando a pessoa decide mudar a área de atuação profissional. Ela pode acontecer por vários motivos, como insatisfação pessoal ou, até mesmo, falta de vagas no mercado de trabalho.

Mas, por que mudar de profissão?

Os motivos que levam alguém a mudar de carreira são extremamente pessoais e vão desde insatisfação com o mercado de trabalho até realização de um sonho ou busca por oportunidades em outra cidade. 

E não é apenas a insatisfação que faz uma pessoa querer trocar de profissão. Em alguns casos, ela está feliz com seu trabalho, mas acaba percebendo que o salário não está de acordo com os objetivos de vida e, então, prefere sair para ganhar mais.

Os motivos estão relacionados com sonhos, metas profissionais, financeiras e familiares. A chegada de um bebê na família, por exemplo, pode levar a mudança de carreira.

Critérios que te ajudam a tomar a decisão certa

Antes de tomar a decisão de mudar de carreira, é preciso avaliar se essa é a melhor escolha. Para isso, veja os pontos abaixo e tente responder as perguntas com calma, avaliando seu momento profissional e pensando no que busca:

Motivação

Avalie a sua vontade e animação para o dia a dia. Você se sente empolgado para trabalhar?

Interesse

Ainda existe aquela curiosidade para aprender mais sobre a área em que atua ou quando chega em casa não quer nem ouvir falar sobre a área profissional?

Salário e reconhecimento

Ser valorizado e bem remunerado é essencial. Você acredita que tem o reconhecimento (financeiro e profissional) que condiz com o quanto trabalha e com seus planos?

Futuro

É essencial ter uma carreira que possa oferecer um planejamento futuro. Seja melhores salários, cargos de confiança ou outras oportunidades mais vantajosas na área.

Novos talentos e paixões

Outro fator que leva a mudança de segmento de trabalho é a descoberta de novos talentos e paixões. Muitas vezes as pessoas descobrem que são ou querem ser ótimas em outras atividades.

Trocar de emprego, profissão ou carreira?

Ao responder às perguntas anteriores, você pode ter percebido que quer buscar um novo caminho profissional. Mas essa transição pode acontecer de 3 formas diferentes:

  1. Transição de emprego: é quando você se mantém na área de atuação, mas quer trocar de empresa ou cargo. Por exemplo, um publicitário que atua em uma agência de propaganda e quer uma vaga em uma companhia maior ou busca por um cargo de gerência;
  2. Mudança de carreira: neste caso, o profissional quer atuar em uma nova área, relacionada ou próxima daquela que ele já trabalha. É uma transição mais complexa e, normalmente, exige estudo e a busca por novos conhecimentos. Por exemplo, o redator publicitário que quer seguir para a área de design;
  3. Mudar de profissão: essa seria a troca mais radical. Acontece quando a pessoa quer seguir uma carreira totalmente nova. Essa decisão envolve muito estudo e deve ser bem planejada. Por exemplo, quando o publicitário opta por seguir uma carreira como advogado.

6 dicas para fazer uma boa transição de carreira!

Para quem busca uma troca mais radical, como uma mudança de carreira ou profissão, é preciso muito planejamento e calma! Afinal, esse processo pode levar algum tempo até o profissional se estabilizar novamente.

Para fazer isso com mais segurança, confira algumas dicas:

1. Analise as oportunidades do mercado

Após entender melhor se quer trocar de emprego, profissão ou carreira, é hora de avaliar o mercado de trabalho para saber onde estão as melhores oportunidades. 

É possível que essa etapa seja, inclusive, a primeira de todas. No caso de pessoas que buscam melhores salários, é normal que haja uma pesquisa sobre as carreiras em alta para, depois, decidir pela troca.

2. Melhore suas habilidades e competências

Após entender quais são as oportunidades disponíveis no mercado, trabalhe seus conhecimentos para se encaixar no que é necessário.

Caso a transição seja mais radical, invista em cursos de especialização, cursos técnicos ou, até mesmo, uma nova faculdade, caso seja necessário.

3. Invista em criar uma rede de contatos

O famoso networking precisa ser atualizado. Utilize as redes sociais ou pessoas conhecidas para entender como funciona o universo de quem trabalha na área que você está almejando. Além disso, seguir esses profissionais ou páginas pode te ajudar na busca por vagas.

4. Faça um plano de ação para sua carreira

Com as oportunidades mapeadas e os novos conhecimentos em mente, é hora de planejar em quanto tempo e como fazer essa transição. Inclua metas, estratégias e objetivos.

Por exemplo, você pode se matricular em uma pós-graduação noturna, se manter no emprego atual até terminar o curso e conseguir algo mais próximo do que quer.

5. É hora de buscar a recolocação!

É hora de se jogar no mercado de trabalho! Estudar é essencial, mas a prática é insubstituível. Assim que conseguir se organizar, comece a enviar currículos para vagas que ofereçam o que você está procurando.

6. Não esqueça de se organizar financeiramente

A gente sabe que a transição de carreira pode não ser muito rápida. Ao fazer uma mudança mais drástica, pode ser que o salário inicial seja um pouco abaixo do que estava acostumado a ganhar, afinal de contas, você está começando em uma nova carreira.

Para que as contas não surpreendam e acabem com os seus planos, organize sua vida financeira sabendo que terá alguns meses um pouco mais apertados.

Precisa planejar os gastos para essa grande mudança? Conte conosco!

Precisa de um dinheiro extra para fazer um curso ou quer investir em uma mudança de cidade para aproveitar as melhores oportunidades? Então é hora de fazer os cálculos e organizar as contas!

Com as nossas planilhas de gastos, você tem um grande aliado para esse momento! E pode optar pela versão mensal ou anual. A nossa dica é fazer o download das duas e avaliar qual melhor se encaixa na sua situação!

Baixe agora a Planilha de Gastos Mensais e a Planilha Anual de Controle de Gastos e organize sua transição de carreira.