Como a maternidade e a carreira podem andar juntas? Confira algumas dicas!

Resumo do texto

  • A maternidade pode ser um desafio no mercado de trabalho;
  • Conheça dicas para ser mãe e seguir a carreira profissional;
  • Veja como o empreendedorismo pode ser uma alternativa para as mães.

 

Já passou o tempo em que se acreditava que era impossível conciliar maternidade e carreira profissional. É verdade que é difícil, mas é possível!

Com planejamento de retorno à carreira ou partindo para o empreendedorismo, mães podem e devem seguir seus sonhos e realizações profissionais.

Se você é ou está pensando em ser mãe e se preocupa em como conciliar esses dois lados da vida, leia o artigo e confira algumas dicas para facilitar o processo.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

maternidade e carreira

É possível conciliar carreira e maternidade?

Sim! A resposta inicial é que é possível conciliar. Entretanto, isso não significa que será fácil. Especialmente com um mercado de trabalho ainda tão resistente às profissionais que são mães.

Ser mãe no mercado de trabalho é um desafio

O mercado de trabalho não é fácil  para mulheres que acabaram de ter filhos. Prova disso é que, segundo pesquisa da FGV, metade das mães com carteira assinada perdem o emprego até 24 meses depois da licença-maternidade.

Em outro levantamento feito pela InfoJobs,  51% das mulheres que seguem em sua carreira profissional após a maternidade já sofreram algum tipo de preconceito.

Ficou claro que existem obstáculos, certo?

Conheça melhor o perfil das mães no mercado de trabalho!

Esses números só mostram que o mercado não reconhece essas mulheres como profissionais e, muitas vezes, deixam escapar verdadeiros talentos!

Luciano Salamacha, especialista em gestão de carreiras, listou alguns talentos encontrados em mulheres que são mães e que as empresas acabam perdendo:

  • Bom relacionamento com a equipe;
  • Capacidade de desempenhar mais funções ao mesmo tempo;
  • Rápida aprendizagem;
  • Sensibilidade e atenção aos detalhes;

Dicas para conciliar maternidade com carreira e alcançar o sucesso profissional

Agora que já ficou claro que é possível conciliar a maternidade com a carreira profissional e que as empresas só tem a ganhar com a contratação dessas mulheres, confira algumas dicas para facilitar a vida de mães que trabalham ou que querem retornar ao mercado de trabalho.

Busque uma rede de apoio

Saber que tem alguém para cuidar da criança enquanto se dedica ao trabalho é essencial para manter a cabeça tranquila. Por isso, busque ajuda naqueles mais próximos, como pais, avós, vizinhos, tios, etc.

Entenda qual é o momento certo para você

“Precisa voltar depois de 3 meses”. “É melhor esperar completar 1 ano”. Sem dúvidas, a mãe vai ouvir todo tipo de opinião sobre quanto tempo depois ela deve retornar ao trabalho.

Para aquelas que atuam com CLT, o período de 4 a 6 meses é um direito e deve ser respeitado.

Mas, além disso, é importante saber respeitar o próprio tempo e retomar a carreira quando a cabeça estiver pronta para se dedicar a isso.

O próximo passo é organizar a rotina pessoal e profissional

Organize a agenda e os horários para conseguir dar atenção aos dois lados da vida: a maternidade e o trabalho. Conte com seu parceiro ou parceira para dividir os compromissos e os cuidados da criança.

Tomar conta da vida profissional e de todas as tarefas da casa vai levar a mulher a um esgotamento físico e mental. Por isso, tenha alguém para dividir as atividades.

Crie um currículo para concorrer a boas vagas

Para mães que optaram por sair do emprego para se dedicar à maternidade, na hora de voltar, é preciso mostrar todo o conhecimento prévio. Atualize o currículo descrevendo as funções que já exerceu e procure vagas que se encaixem no perfil de trabalho buscado.

Tenha jogo de cintura para lidar com imprevistos

Problemas e imprevistos vão acontecer. Talvez um dia tenha que sair correndo do trabalho porque o bebê passou mal ou alguma reunião importante vai durar até mais tarde e atrasar a chegada em casa.

O importante é não se desesperar e contar com sua rede de apoio para ajudar nesses momentos. 

Não deixe o autocuidado de lado

Ao dividir as tarefas e organizar a rotina, não deixe de colocar um tempo para cuidar de si. Procure respeitar os horários propostos, deixando alguns minutos para descansar e praticar alguma atividade, mesmo que seja só um pouquinho por dia. A mente vai agradecer o descanso.

Empreendedorismo como alternativa: que tal abrir seu negócio?

Muitas mulheres buscam novas oportunidades após a maternidade para alcançar a independência financeira e voltar ao mercado de trabalho. Na busca por horários flexíveis, rotina diferenciada e maior mobilidade, o empreendedorismo acaba surgindo como uma opção viável.

E mesmo não sendo um caminho fácil, se tornar uma mãe empreendedora vem atraindo cada vez mais mulheres e dando mais significado para a vida de mulheres que, muitas vezes, são excluídas do mercado.

Se essa pode ser uma alternativa para você, confira ideias de negócios para trabalhar por conta própria e entenda como o empreendedorismo feminino pode mudar a vida das mulheres e ainda aquecer a economia.