Dívida do cartão de crédito: 8 dicas para quitar e sair do vermelho!

Resumo do texto

  • Saiba o que acontece se você não pagar a dívida do cartão de crédito;
  • Acabe com a dívida do cartão de crédito com 8 dicas práticas;
  • Organize a sua vida para evitar novas dívidas.

 

O uso de cartões facilitou muito as compras e já é uma parte indispensável do nosso cotidiano. Mas para algumas pessoas, essa comodidade pode levar ao acúmulo de dívidas no cartão de crédito.

A possibilidade de parcelamento, faz com que o cartão seja uma forma de pagamento ainda mais atrativa. Porém, essa praticidade pode levar a um descontrole financeiro que vai afetar o seu orçamento por meses.

Veja neste artigo como acabar com as dívidas no cartão de crédito e sair do vermelho.

Qual a importância de quitar a dívida do cartão de crédito?

Quitar as dívidas é um dos primeiros passos para organizar suas finanças. Sem esse peso no orçamento, é possível estabelecer metas e fazer investimentos para aumentar e proteger seu patrimônio.

E quanto mais tempo a dívida estiver ativa, mais juros serão acumulados. Esses valores podem transformar uma simples conta atrasada em um grande débito em pouco tempo.

Mas, além das consequências no bolso, é importante pagar suas contas para que seu nome não fique sujo nos órgãos de proteção ao crédito. Quando isso acontece, é mais difícil fazer empréstimo ou financiamento e até obter um novo cartão.

8 dicas para acabar com as dívidas do cartão de crédito!

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em abril deste ano, 29,1% das famílias do país tinham contas ou dívidas em atraso.

Se você faz parte do grupo de pessoas que estão perdendo o sono por causa dos débitos no cartão, siga essas dicas financeiras.

1. Calcule o valor total devido

A primeira coisa a se fazer é descobrir o valor atual do débito. Some todas as suas dívidas para saber qual é o total a ser pago. Somente assim você poderá começar a se organizar para quitar o que deve.

 2. Organize o orçamento e faça um plano de pagamento

Anote todos os gastos e receitas. Para isso, use um caderno ou uma planilha. O importante é que você consiga entender como estão suas finanças e quanto poderá destinar por mês ao pagamento da dívida do cartão de crédito.

3. Negocie com a instituição financeira

Não tem como tirar os juros do cartão de crédito, mas dá para negociar taxas mais competitivas com o banco ou instituição financeira.

Mas é preciso atenção a todos os detalhes desse acordo: a quantidade e o valor das parcelas, prazo total de pagamento, juros e taxas cobradas. A partir disso, encare o pagamento como prioridade para quitar suas pendências financeiras.

4. Reduza os gastos mensais

Se você precisa se organizar para pagar dívidas antigas, é hora de cortar gastos ou, pelo menos, reduzi-los. Você pode começar cancelando assinaturas de serviços que não sejam essenciais, estabelecer limites de gastos no fim de semana ou rever a conta de celular, por exemplo.

5. Evite usar o cartão de crédito até quitar o que deve

Se no passo anterior você viu que precisa rever seus gastos, aqui a dica é não fazer novas compras no cartão até estar livre das suas dívidas atuais. Afinal, você já sabe que várias despesas e parcelamentos no cartão foram o que deixaram suas dívidas sem controle.

6. Avalie pegar um empréstimo para pagar o que deve

Pode parecer contraditório, mas fazer um empréstimo pode ser uma boa escolha. Isso é válido quando a taxa de juros do empréstimo é mais baixa do que a da dívida, assim, as parcelas mensais tendem a ser menores. Outro ponto a ser avaliado é o desconto proposto para pagamento adiantado.

Na prática, você vai trocar uma dívida “cara” por outra mais “barata”.

7. Antecipe parcelas quando puder

Aproveite a entrada de um dinheirinho extra, como abono salarial ou restituição de imposto de renda, para fazer o adiantamento das parcelas da dívida. Além de reduzir a cobrança de juros, quitar de forma adiantada aumenta o score do Serasa.

8. Faça uma reeducação financeira na sua vida!

Saber como usar seu dinheiro com consciência é algo importante em qualquer fase da vida.

Então, invista na sua reeducação financeira. Aprenda a organizar suas finanças, como se planejar para atingir objetivos, evitar dívidas e pagar todas as contas em dia.

quitar cartão de crédito

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão?

Além de ficar com o nome sujo, você pode sofrer outras consequências como: bloqueio do cartão de crédito, protesto em cartório, diminuição do score e até ação na justiça.

Depois de cinco anos, a dívida pode até caducar, ou seja, o nome do devedor sai dos cadastros de proteção ao crédito, mas seu nome não fica totalmente limpo. O débito ainda vai existir, os juros continuam aumentando e o credor ainda pode fazer a cobrança, inclusive por meio judicial. E, se você tentar um novo crédito no mesmo banco ou instituição financeira, ele pode ser negado.

Evite a fatura alta do cartão de crédito para não ter mais dívidas!

Veja como controlar o valor da fatura do seu cartão de crédito para não ficar com débitos em aberto.

Reduza o limite do cartão

Diminua o limite de compras do seu cartão de crédito para evitar que a próxima fatura venha alta. Avalie quanto você realmente pode pagar em seu vencimento e lembre-se de deixar parte desse montante para casos de emergência.

Prefira pagamentos à vista

Sempre que possível, prefira fazer compras à vista. Assim, você não cria uma dívida para o mês seguinte (ou para quando a fatura fechar). Não esqueça que até a hora do pagamento do cartão de crédito, muita coisa pode acontecer e seu dinheiro pode não sobrar!

Faça uma lista de prioridades de compra

Organize suas compras por ordem de importância. Separe os itens em necessidade e desejo, e evite gastar o limite do seu cartão de crédito com aquilo que é apenas uma vontade. Dessa forma, você pode tomar decisões mais coerentes com suas obrigações e seu orçamento.

Conheça sua renda para não gastar mais do que pode

É essencial que você gaste menos do que recebe para manter um bom equilíbrio financeiro. Para te ajudar a calcular quanto deve ser destinado para cada área, você pode usar o método 50-30-20.

Agora, anote toda sua renda, e, assim, entenda qual o valor limite ideal que seu cartão de crédito pode ter.

Pague as faturas em dia e organize sua vida financeira!

Não pagar as contas dentro do prazo pode gerar juros, multas e a desorganização das suas economias. Para facilitar sua vida, use uma planilha e registre os valores de entrada e saída, assim como as datas de vencimento. A tecnologia pode ajudar nesse momento:

Com o agendamento de contas a serem pagas, você não paga multas por atraso e não perde dinheiro!

No PagBank, dá para colocar as contas no débito automático. Assim, você não se perde nas datas faturas e paga todos os boletos em dia.

Organize sua vida financeira com o PagBank!