Empresa familiar: confira as vantagens e os desafios deste modelo de negócio

Resumo do texto

  • Entenda as vantagens e desafios de ter um negócio familiar;
  • Saiba quais são as dicas para ter sucesso;
  • Veja como contornar situações difíceis ao empreender com familiares.

Baixe o super app PagBank!

 

Dar conta de um negócio próprio não é tarefa fácil, por isso, é muito comum o envolvimento de outras pessoas da família, como os filhos que passam a ajudar os pais.

Esta forma de empreender pode ser muito vantajosa, mas é preciso deixar a vida pessoal de lado ao lidar com negócios. 

Confira algumas dicas para superar os desafios de manter uma empresa familiar e conseguir deixar um negócio organizado para as próximas gerações.

Empresa familiar confira as vantagens

Quais as vantagens de empreender em família?

O vínculo pode tornar as tarefas e a comunicação do dia a dia mais fáceis, afinal, são pessoas conhecidas há tempos. 

A relação próxima permite que detalhes, como a definição de cargos e responsabilidades, seja feita de um jeito mais simples e transparente.

Dentro de uma empresa familiar, também é comum que exista bastante dedicação para que o negócio dê certo. Isso acontece porque a família depende dos resultados para ter uma realidade financeira tranquila, então, todos estão alinhados com a missão de fazer o negócio crescer.

Além disso, o fator confiança é a regra número um no negócio familiar. Confira outras vantagens de montar um negócio em família:

  • menos pressão por resultados: é comum que a família troque a pressão pelo trabalho em equipe para atingir números melhores;
  • mais tempo para recuperar o que foi investido: existe mais tolerância com o tempo que o negócio precisa para desempenhar melhor e entregar retorno;
  • flexibilidade nas atividades: a troca de atividades e ajustes nas funções de cada familiar é algo mais simples, já que as pessoas se conhecem e a comunicação é mais direta e transparente.

Quais os desafios de uma empresa familiar?

Se por um lado uma empresa familiar te dá a oportunidade de trabalhar como um time unido, por outro, a cobrança pode ser muito maior. É um grande problema quando a emoção passa por cima da razão na hora de tomar decisões. 

Quando isso acontece, a hierarquia da família pode ser mais um problema do que uma solução. Sim, você precisa lembrar que famílias discutem, e isso pode fazer com que brigas sobre trabalho tomem conta da rotina.

Em casos como esse, nada melhor do que o bom e velho profissionalismo para acalmar os ânimos e tomar as decisões corretas para o negócio.

Confira outros desafios de manter uma empresa familiar:

  • vida pessoal e profissional misturadas: é comum acabar levando alguns problemas da casa para o trabalho e vice-versa. Por isso, é preciso tomar cuidado e aprender a separar essas situações;
  • a proximidade pode ser um ponto fraco: a intimidade pode atrapalhar, principalmente na hora de seguir ordens. Neste caso, lembre-se que cuidado e respeito profissional são pontos-chave para bons resultados;
  • a hierarquia familiar: um parente mais velho pode ter o desejo de interferir na condução de um mais novo, por exemplo. O segredo para evitar confusão é respeitar os limites e esclarecer bem o papel de cada um;
  • resistência às mudanças: muitas empresas familiares têm medo de mudar, seja porque não estão antenadas com as novidades ou por ter uma gestão mais conservadora. Nenhum negócio deve parar no tempo, mesmo que as coisas estejam funcionando bem.

Como lidar com os desafios de empreender em família?

Uma empresa familiar pode ter seus altos e baixos, como qualquer outra. O importante é ter sabedoria e calma para lidar com as dificuldades, não deixar com que elas tragam problemas para um negócio que tem história na família e pode ser passado para as próximas gerações.

Veja como lidar com alguns desafios que são comuns nas empresas familiares:

Disputas de hierarquia

Defina bem as funções e tarefas de cada um. Confie na competência e na colaboração de todos, mas não deixe de colocar limites e responsabilidades.

Brigas familiares

Reforce que dentro do ambiente de trabalho é preciso ter respeito, cooperação e profissionalismo. Se possível, chame as pessoas envolvidas para trocar ideia.

Descontentamento com salário ou cargo

As funções e salários podem ser alterados, mas o certo é que isso seja feito por necessidade ou merecimento, não porque um familiar quer trocar de ocupação ou acha que merece ganhar mais.

Desentendimentos comuns da rotina de trabalho

Mesmo não sendo algo legal, isso é comum, porém, em família essas discussões podem ganhar um outro peso. Não deixe que atritos de trabalho influenciem no clima da casa.

O “dono” dos resultados

É um problema quando o gestor não sabe mostrar as conquistas. Dividir é evoluir em conjunto! Não compartilhe só as coisas complicadas, as partes boas também precisam ser celebradas em equipe.

Cuide das finanças do negócio familiar direto pelo celular

Com o super app você administra as finanças sem sair de casa e faz tudo pelo celular.

O PagBank foi feito para todos e oferece a oportunidade de cuidar do dinheiro em uma conta que rende mais do que a poupança e que coloca em suas mãos aquilo que você precisa para deixar sua rotina descomplicada:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!