Como criar uma marca de roupas? Saiba como tirar esse sonho do papel

Resumo do texto

  • Saiba como se planejar para iniciar o novo negócio;
  • Aprenda a criar uma presença da sua marca nas redes sociais;
  • Conte com um frete de qualidade para o seu negócio.

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Até certo tempo atrás, eram poucos aqueles que se arriscavam a comprar roupas pela Internet, mas isso já virou coisa do passado.

Isso é o que aponta uma pesquisa feita em abril deste ano pela Conversion. Segundo o levantamento, o setor de moda e acessórios cresceu 39% em comparação com o mesmo período do ano passado.

E se tem mais gente interessada em comprar roupas sem sair de casa, agora chegou o momento de tirar do papel aquele sonho de empreender e montar a sua confecção.

Mas, você sabe como criar uma marca de roupas?

É isso que a gente vai te contar a seguir. Anote as dicas e prepare-se para começar um novo negócio, que pode ter o seu estilo e trazer bons resultados!

Como criar uma loja de roupas? Confira os principais passos!

Antes de começar a vender roupas, é preciso entender a sua motivação. A venda pode ser o início de um negócio fixo ou uma alternativa para ganhar um dinheirinho extra. Porém, nos dois casos, será preciso estudar e planejar bem o projeto.

O mercado é grande e concorrido, portanto, é preciso se esforçar para trazer algo diferenciado, que seja capaz de conquistar a preferência e a confiança dos clientes.

Veja a seguir algumas dicas de como criar uma marca de roupas do zero.

Escolha seu nicho de atuação

Existem vários segmentos quando falamos em como criar uma marca de roupa. Você pode vender artigos para bebês, moda íntima, uniformes, trajes formais, roupas para fazer exercícios e até peças básicas para o dia a dia.

Para fazer a sua escolha, comece com uma lista dos nichos que você mais se identifica ou que mais te interessa trabalhar.

Em seguida, pesquise sobre o mercado, os desafios, os principais concorrentes e, claro, as tendências (moda e tendências andam sempre juntos, por isso, sempre fique atento às novidades).

A escolha vai partir dessa combinação entre a estratégia de vendas e o segmento de sua preferência. Se conseguir juntar boas oportunidades de negócios com aquilo que você gosta de fazer (ou de vestir), melhor ainda!

Defina seu público alvo

O próximo passo para aprender sobre como criar uma marca de roupas é definir o seu público-alvo. Os futuros clientes devem atender ao perfil do negócio, por isso, é importante levar em consideração:

  • a renda e o poder de compra;
  • os hábitos de consumo do seu público;
  • onde moram e quais locais frequentam.

Esta não precisa ser uma tarefa muito complicada, você pode começar a pensar nessas pessoas analisando quem você já conhece. Mas não deixe de fazer uma pesquisa, veja aqui como identificar o seu público-alvo.

Dê forma ao DNA da sua marca

Sabendo para quem você deseja vender e qual segmento vai atuar, é hora de colocar a mão na massa para tornar realidade.

Este é o momento para definir o estilo das roupas, os materiais mais usados, as principais paletas de cores e as estampas.

Na hora de pensar nas peças e modelos, procure opções que tragam a personalidade do seu negócio e toda a essência que você pretende transmitir para os clientes e interessados.

Uma boa dica para esta etapa é sempre refletir as características da marca nas peças, não só para criar um padrão, mas para ser original e construir a imagem da marca.

Crie uma identidade de marca única

A identidade não para nas peças. Você precisa criar também a voz e a cara do seu negócio. Para isso, será preciso definir:

  • logotipo e slogan;
  • definir a identidade visual para posts nas redes sociais e o site;
  • encontrar o tom de voz ideal para conversar com o público;
  • como apresentar seus diferenciais e o propósito da marca.

Lembre-se: no segmento da moda a aparência é essencial, por isso, capriche na identidade pois ela será muito importante para seu crescimento.

Marque presença nas redes sociais

É fundamental que a marca esteja presente na Internet, você pode (e deve) aprender a usar as redes sociais a seu favor para conquistar mais clientes, aumentar suas vendas, ficar por dentro de tendências e até para monitorar a concorrência.

As redes também são ótimos canais de comunicação e atendimento, algo que contribui para criar vínculos com pessoas e divulgar melhor seus produtos.

Confira algumas dicas para aproveitar aquilo que as redes como Facebook e Instagram oferecem para seu negócio:

  • espelhe-se em marcas que te inspiram: estude como elas funcionam, suas estratégias e a forma como utilizam as redes sociais. A ideia é se manter atualizado, e não copiar o conteúdo das outras contas;
  • faça um calendário de postagens: suas postagens  devem ser constantes, crie um cronograma e mantenha um  padrão. Traga informações novas e aproveite as datas comemorativas;
  • dispare promoções exclusivas para redes sociais: oferecer algo exclusivo chama a atenção dos seguidores e atrai mais público para o perfil. Além de aumentar o engajamento, fideliza os clientes;
  • mostre seus bastidores: isso ajuda a humanizar o negócio, divulgue como tudo funciona, assim o público pode criar uma conexão;
  • fale sobre atualidades do seu nicho: crie conteúdos relevantes para as suas redes sociais. Quem segue o seu perfil também se interessa por moda, por isso, você pode trazer curiosidades e atualidades do mercado, dando dicas sobre tecidos e peças, por exemplo;
  • compartilhe depoimentos: divulgue as falas dos clientes, os seguidores levam muito a sério este tipo de opinião e a forma como os produtos são avaliados. Isso passa credibilidade.

Pense no frete como um parceiro para impulsionar as vendas

Agora que já sabe como criar uma marca de roupas, que tal impulsionar o seu negócio com boas vendas e um frete vantajoso para você e seu cliente?

Com o Envio Fácil você paga menos na hora de despachar as encomendas e conta com o simulador, que te ajuda a definir o preço cobrado no frete.

Com ele, sua marca pode oferecer um transporte mais em conta para os clientes ou até aumentar a margem de lucro em cada venda, o que é ideal para quem está começando uma nova marca e precisa construir o capital de giro.

Confira mais vantagens de usar o Envio Fácil nas suas encomendas:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Atenção: O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).

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