Buy and hold: confira como funciona essa estratégia de investimento

Resumo do texto

  • O que é Buy and Hold e para quem é recomendado?
  • Saiba por que essa estratégia está ligada a Warren Buffet;
  • Entenda as vantagens e desvantagens dessa estratégia.

 

Seu desejo é investir em renda variável, mas sem a preocupação de comprar e vender aplicações o tempo todo? Então você precisa conhecer uma estratégia usada por grandes investidores como Warren Buffet: o Buy and Hold. 

A lógica é simples: aplicar em ativos com tendência de crescimento, de olho no retorno que eles podem trazer no longo prazo.

Se você tem dúvidas se o Buy and Hold é adequado ao seu perfil e como ele pode ser colocado em prática, vale a pena entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é Buy and Hold?

Buy and Hold é uma estratégia de investimento em renda variável que visa o crescimento e valorização a longo prazo. A expressão significa  “comprar e segurar” e descreve bem como é preciso lidar com a carteira.

Em vez de renovar suas aplicações com frequência, como acontece em estratégias de Day Trade, o investidor escolhe produtos com bom potencial de crescimento e os mantém no seu portfólio visando resultados em um período mais longo.

A técnica pode ser aplicada às ações, BDRs, Fundos Imobiliários e ETFs. Mas aqui fica um ponto de atenção: manter investimentos de longo prazo é muito diferente de “comprar e esquecer” o ativo.

O segredo do sucesso no Buy and Hold está em acompanhar o mercado e ajustar a carteira somente quando necessário. 

Por que o Buy and Hold é associado a Warren Buffet?

Warren Buffett é um dos maiores nomes do mercado financeiro com um patrimônio que supera os 100 bilhões de dólares.

O Buy and Hold ficou muito associado a ele devido ao seu histórico de fazer investimentos em produtos que ainda não geravam grandes resultados, mas que apresentavam potencial de retorno em intervalos de tempo maiores. 

As técnicas e estratégias de Buffet servem de inspiração para investidores mundo afora, por isso, ele é considerado um dos maiores nomes do Buy and Hold.

Para quem é recomendado o Buy and Hold?

Se você prefere investir a longo prazo e não tem pressa para obter retornos, a estratégia está bem alinhada ao seu perfil.

O investidor que deseja comprar ações para Buy and Hold precisa ter paciência com o retorno, já que a ideia é “aguardar” os bons resultados.  

Mas não se esqueça: renda variável sempre apresenta riscos maiores, portanto, leve em consideração sua tolerância com o perde e ganha do mercado antes de começar.

Conheça as vantagens e desvantagens do Buy and Hold

Depois de entender melhor o que é Buy and Hold e se seu perfil encaixa nessa estratégia, chegou a hora de colocar na ponta do lápis os pontos fortes e as desvantagens dessa estratégia, acompanhe:

Vantagens

  • Menor custo: o investidor compra e vende ativos com uma frequência menor e consegue economizar com taxas de corretagem e impostos;
  • Potencial de retorno: como a ideia é ativos que oferecem boas perspectivas de retorno (mesmo que neste momento estejam desvalorizados) há grandes chances de obter resultados em um intervalo de tempo maior;
  • Menos monitoramento diário: quem investe em Buy and Hold não precisa se preocupar em acompanhar o mercado diariamente ou alterar sua carteira com frequência.

Desvantagens

  • Mais tempo até o retorno: a estratégia visa lucros em intervalos maiores, portanto, o investidor perde a oportunidade de ter retorno a curto prazo;
  • Conhecimento de mercado: para ter sucesso, é preciso acompanhar o mercado e saber identificar quais ativos estão em baixa, mas oferecem potencial de valorização;
  • Disciplina e tolerância: é preciso “confiar na carteira”, ou seja, manter a estratégia mesmo quando os ativos se desvalorizam ainda mais.

Buy and Hold, Day Trade e Swing Trade: qual a melhor opção para você?

A escolha da melhor estratégia depende do seu perfil e dos objetivos que você traçou, afinal, cada pessoa lida com os investimentos de formas diferentes. Acompanhe a tabela e veja qual opção se encaixa melhor ao seu perfil:

Deslize para mais informações
Buy and Hold  Day Trade  Swing Trade 
Mantém um investimento na carteira por anos ou até décadas. Compra e venda de um ativo no mesmo dia. Compra e venda de um ativo em período mais curto do que o Buy and Hold, geralmente entre alguns dias a algumas semanas.
Geralmente, não há uma preocupação com as variações dos preços no curto prazo. O objetivo é lucrar com as variações dos preços no decorrer do dia. Busca retornos no curto prazo.
Tende a ser menos arriscado que as operações de trading. É uma estratégia arriscada e exige conhecimento técnico e experiência do investidor. Ocupa uma posição intermediária.  Não é tão “agressivo” quanto o day trade, mas tende a ser mais arriscado que o Buy and Hold.

O que é a estratégia Buy and Hold?

Como fazer Buy and Hold em seus ativos?

Como a gente já te contou, Buy and Hold é sobre comprar e segurar, não comprar e esquecer.

Você precisa ter paciência e aplicar algumas estratégias para alcançar o resultado esperado, veja:

Escolha suas aplicações com cuidado

Tudo começa com uma análise das opções de investimento. Seja qual for o produto, o importante é escolher ativos com potencial de crescimento e um histórico de lucros satisfatório. 

Uma coisa é investir em uma empresa sólida, mas que está em baixa, outra é aplicar em uma companhia que não dá resultados há anos e não tem perspectiva de mudar esse cenário.

Estude o histórico das empresas

Antes de escolher uma empresa para investir, faça a lição de casa, leia os relatórios financeiros e busque notícias sobre a companhia. 

Também vale a pena dar uma olhada em novidades e informações sobre o setor que ela atua para identificar oportunidades. Tudo isso ajuda a entender se a empresa tem potencial de crescimento.

Avalie a rentabilidade

Para fazer Buy and Hold com sucesso, é preciso olhar para trás, ou seja, avaliar o histórico de rendimentos dos ativos. 

É importante frisar que o desempenho do passado nunca vai garantir resultado no futuro, mas ficar de olho no que já aconteceu permite que você tenha uma ideia do momento que a empresa vive e se ela realmente tem potencial para gerar retorno.

Diversifique os investimentos

A diversificação é uma das estratégias para minimizar o risco e potencializar os ganhos nos investimentos a curto, médio e longo prazos.

Portanto, aplique em diferentes produtos, modalidades, empresas e setores para não colocar todo seu patrimônio em risco de uma só vez. 

Invista regularmente

Este é um dos grandes segredos do Buy and Hold: não é preciso ficar movimentando a carteira diariamente, mas é importante acompanhar o mercado para encontrar oportunidades com frequência.   

Diversifique sua carteira com a ajuda dos especialistas do PagBank!

Agora que você entendeu o que é Buy and Hold, ficou mais claro que não é preciso se preocupar com a carteira de ativos todos os dias, mas é muito importante conhecer o mercado para acertar nas suas escolhas, certo?

E se você ainda está inseguro por não ter experiência, a gente te ajuda. No PagBank você tem acesso às carteiras recomendadas por especialistas:

Além disso, disponibilizamos uma plataforma completa, que além dos investimentos, é possível fazer pagamentos, compras e recebimentos.

Diversifique a sua carteira com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”