Day Trade e Swing Trade: entenda o que são e as diferenças entre eles!

Resumo do texto

  • Entenda o que é Day Trade e Swing Trade;
  • Conheça as diferenças entre esses investimentos;
  • Tire as suas dúvidas sobre Day Trade e Swing Trade.

 

Aplicar em ações ou qualquer outro ativo do mercado de capitais tem sido sinônimo de investimento inteligente e liberdade financeira. Por isso, as pessoas se interessam cada vez mais por assuntos como Day Trade e Swing Trade.

Quer entender melhor como funcionam essas estratégias? Então, acompanhe esse post para descobrir como investir nessa área e sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Day Trade e Swing Trade

Day Trade e Swing Trade: conheça melhor as estratégias de investimento

Entender alguns conceitos e o funcionamento do Day Trade e Swing Trade é um dos pontos de partida para quem está iniciando nessa área. Veja mais detalhes sobre essas estratégias.

O que é Day Trade?

Na tradução literal Day Trade significa “transação do dia”, nessa estratégia as negociações (compra e venda de ações ou outros títulos ativos) são iniciadas e encerradas no mesmo dia. 

Como investir usando Day Trade?

Para iniciar no Day Trade é importante ter experiência no mercado e um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.  

Além disso, o investidor tem de acompanhar o pregão da bolsa com as movimentações do mercado durante o dia em busca de pequenas variações no preço dos ativos.

Mas o que eu preciso fazer para começar no Day Trade? 

É necessário abrir conta em uma corretora ou banco digital com acesso ao Home Broker. Além disso, existem vários outros sistemas (gratuitos e pagos) destinados exclusivamente para essas operações.

Uma dica é começar fazendo alguns testes em simuladores. Essa é uma boa forma de entender melhor como funciona o Day Trade na prática e ter mais segurança nas operações reais.

Outro recurso necessário é ter o seu próprio setup de operações. Ele nada mais é do que um conjunto de normas definidas pelo trader para alcançar resultados positivos em suas operações. Essa ferramenta é muito útil na hora de decidir sobre uma compra ou venda.

Por fim, esteja ciente dos custos e impostos envolvidos nesse tipo de operação. Afinal, o Day Trade pode te levar a fazer várias movimentações em um único dia, e cada uma delas envolve custos.

O que é Swing Trade?

No Swing Trade o investidor também compra e vende os ativos rapidamente. No entanto, isso leva um pouco mais de tempo, algo em torno de alguns dias ou semanas.

Essa é uma estratégia adotada por muitos investidores que não dispõem de tempo suficiente para monitorar as oscilações do mercado no decorrer do dia ou que não querem se expor a transações muito arriscadas. 

Como investir usando Swing Trade?

O Swing Trade é uma estratégia que não exige monitoramento do mercado a cada minuto. Porém, é necessário tempo e esforço para estudar e aprimorar as suas técnicas.

Os recursos utilizados para investir em Swing Trade são parecidos com os de Day Trade, com plataformas de negociação e outras ferramentas complementares.

Entretanto, isso muda quando falamos de dinâmica e análise técnica das operações. Por isso, o investidor precisa aprender a interpretar gráficos e o comportamento do mercado nessa modalidade.

Uma dica para dar os primeiros passos, é comprar um valor mínimo de ativos e ir operando aos poucos até sentir mais confiança e ter conhecimento suficiente para aplicar mais dinheiro.

Quais as diferenças entre Day Trade e Swing Trade?

Apesar das duas estratégias trabalharem com especulação no curto prazo, podemos destacar algumas diferenças fundamentais:

Diferenças Day Trade e Swing Trade

Tire suas principais dúvidas sobre Day Trade e Swing Trade

1 – Qual o perfil de investidor ideal para Day e Swing Trade?

Dentro do perfis de investidores, esses dois tipos de operações são indicados para investidores que toleram mais riscos.

O Day Trade é ideal para os investidores mais arrojados, enquanto o Swing Trade pode ser operado por investidores menos experientes. 

No entanto, ambas as estratégias precisam de experiência no mercado, pois é necessário compreender e gerenciar os riscos para fazer escolhas assertivas.

2 – Qual é o risco dessas estratégias?

Perder o dinheiro investido. Esse é o maior risco quando falamos de operações de trade. No entanto, a experiência e o conhecimento profundo desse mercado ajudam a diminuir as chances de prejuízo.

3 – Como analisar ações para Day Trade e Swing Trade?

Para analisar ações e outros ativos para essas operações, é recomendado que você:

  • Faça simulações;
  • Estude sobre análise técnica;
  • Preste atenção no volume de negociação dos ativos;
  • Use recursos matemáticos específicos que envolvem fórmulas e indicadores (Ex: Indicador de volatilidade).

Invista com o super app PagBank

Ficou animado com as estratégias de Day Trade e Swing Trade e quer ter acesso a uma plataforma de investimentos fácil de usar?

No super app você encontra as melhores opções de investimentos em renda variável, como ações e fundos imobiliários. Com o Home Broker é possível operar de qualquer lugar com a segurança que só o PagBank oferece! 

Encontre as melhores opções de investimento em Renda Variável e inicie suas operações, pelo celular ou computador.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”