Conheça as principais vantagens de investir em ETFs de criptomoedas

Resumo do texto

  • Saiba o que é e como funciona um ETF de criptomoeda;
  • Confira os principais ETFs de criptomoedas do mercado brasileiro;
  • Conheça bons motivos para investir em ETF de criptomoeda.

 

Se você acredita que investir em criptomoedas é algo muito complicado, chegou a hora de conhecer os ETFs de cripto. 

Os ETFs de criptomoedas são fundos que investem nesse tipo de ativo, mas com uma diferença: seu rendimento se baseia em um índice que reflete as oscilações de um determinado grupo de ativos. Além disso, é possível aplicar em várias criptos comprando uma única cota.

Por conta dessa característica, ele oferece mais tranquilidade e segurança para o investidor, principalmente para quem está começando no mundo das criptomoedas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Você sabe o que é ETF de Criptomoeda?

Um ETF (Exchange Traded Fund) nada mais é do que um fundo de investimento que pode ser negociado como uma ação e tem como referência algum índice de mercado, como o Ibovespa.

No caso dos ETFs de Criptomoeda a lógica é a mesma, com a diferença que eles acompanham o desempenho dos principais criptoativos do mercado como, o Bitcoin, Ethereum, entre outros.

Sendo assim, a carteira de um ETF de cripto será composta por ativos que acompanham algum índice específico como o Nasdaq Crypto Index e o Nasdaq Ethereum. 

ETF de Criptomoedas

Confira os principais ETFs de criptomoedas do mercado brasileiro!

O Brasil foi um dos primeiros países a aprovar a circulação de ETFs de criptomoedas no mercado. 

Veja cinco opções disponíveis na Bolsa brasileira (B3):

BITH11

O BITH11 é um ETF 100% de Bitcoin gerido pela Hashdex. Sendo assim, o BITH11 acompanha o Nasdaq Bitcoin Reference Price (“NQBTC”), índice desenvolvido pela Nasdaq para calcular em tempo real o preço do Bitcoin.

ETHE11

Esse fundo também é gerido pela Hashdex e busca refletir o preço do Ether, criptomoeda da rede Ethereum. O seu índice base é o Nasdaq Ethereum Reference Price (“NQETH”).

HASH11

O HASH11 é o primeiro e o maior ETF de criptomoedas do Brasil. Esse fundo acompanha o Nasdaq Crypto Index (NCI), índice que se baseia nos movimentos dos principais criptoativos do mercado. A carteira do HASH11 possui diversas criptomoedas distribuídas, como: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, entre outros.

QBTC11

Este fundo é gerido pela QR Asset e investe 99,93% dos recursos em Bitcoin. O restante é aplicado em duas moedas: o real e o dólar.

O seu índice de referência é o Bitcoin Reference Rate, criado pelo grupo Chicago Mercantile Exchange.

QETH11

Essa é uma outra opção da QR Asset. Um fundo com 99,79% de participação de Ether e o restante distribuídos em real e dólar.  

O seu índice base é o Ether Reference Rate, também utilizado pela Bolsa de Chicago e que acompanha o preço da criptomoeda Ethereum.

Veja alguns motivos para investir em ETFs de Criptomoedas

Como vimos no início, os ETFs de criptomoedas são uma opção mais simples e segura para quem deseja iniciar nessa área de renda variável. Mas essas não são as únicas vantagens. Veja outros benefícios interessantes de aplicar nesse tipo de ETF.

Boa liquidez

As Bolsas de Valores oferecem mais liquidez do que as corretoras especializadas em criptomoedas. Dessa forma, o investidor pode comprar e vender ETFs com muito mais facilidade.

Além disso, o saque das aplicações pode ser feito em dois dias úteis.

Diversificar a carteira

Como os ETFs acompanham índices, alguns deles trazem a possibilidade de investir em vários ativos comprando uma única cota. 

Ao investir no HASH11, por exemplo, o investidor tem a oportunidade de aplicar em várias criptos ao mesmo tempo, sem precisar acompanhar cada uma delas individualmente.

Praticidade extra para comprar e vender

Comprar e vender cotas de um ETF é parecido com as negociações de ações. Isso quer dizer que o investidor tem a liberdade de entrar e sair do mercado a qualquer momento, sem precisar cumprir os prazos de resgate, como em outros fundos de investimento.

Valores e taxas mais acessíveis

Os valores das cotas são acessíveis para muitos investidores. Além disso, os ETFs possuem taxas de administração mais baixas que as dos fundos tradicionais. 

Possibilidade de compensação no IR

Quando o investidor faz aplicações em criptomoedas na Bolsa de Valores, é possível compensar os ganhos ou perdas no Imposto de Renda. Ou seja, quem investe em criptomoedas e sofre perdas, pode “abater” esse prejuízo dos lucros de outros investimentos. Com isso, é possível diminuir a quantidade de Imposto de Renda pago sobre os investimentos. 

Saiba como investir em ETF de Criptomoedas com o PagBank!

O fundo Hashdex é uma opção simplificada para entrar no mercado das Criptomoedas e pode ser operado através do super app PagBank! Para encontrá-lo, basta fazer o seguinte caminho:

  1. no Menu Principal, acesse a opção “Produtos e Investimentos”; 
  2. clique em “Aplicar meu Dinheiro”; 
  3. confira as opções de “Renda Variável”;
  4. aloque dinheiro (mande o dinheiro para o Home Broker);
  5. faça sua escolha e clique em “Investir”.
  6. pronto! A ordem de compra será feita, é só acompanhar a aplicação pelo celular.

E ainda você tem a possibilidade de investir em 3 fundos diferentes:

  • Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index: até 20% dos ativos em criptoativos e 80% em renda fixa;
  • Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index: até 40% dos ativos em criptoativos e 60% em renda fixa;
  • Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index: até 100% dos ativos em criptoativos.

Quer aproveitar essa oportunidade de investir em criptomoedas com tranquilidade e segurança?

Comece a investir com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”