Confira as estratégias para investir em um fundo multimercado

Resumo do texto

  • Saiba como funcionam os fundos multimercado; 
  • Descubra as vantagens e desvantagens de investir nesses produtos; 
  • Confira as dicas para investir em fundos multimercado de forma estratégica e segura. 

 

Sabe aquela ideia de não colocar todos os ovos na mesma cesta? Investir em um fundo multimercado pode ser uma forma de colocar isso em prática.

Dependendo do regulamento e classificação do fundo, podemos encontrar na sua carteira vários ativos diferentes, como os de renda fixa, ações, moedas estrangeiras, entre outros. Ou seja, você tem a oportunidade de aplicar em diversos mercados com apenas um produto! Por isso, os fundos são tão procurados quando o assunto é diversificação.

Está começando a investir agora? Confira o que são fundos multimercado e descubra se eles são boas opções para investimentos.

Afinal, o que é Fundo Multimercado?

É uma categoria de investimento que pode ser aplicado em diversas classes de ativos:

  • Ações;
  • Títulos públicos;
  • Títulos de renda fixa pré e pós-fixados (como CDB, LC, etc);
  • Títulos de renda fixa que remuneram inflação mais juros;
  • Moedas estrangeiras.

Sendo assim, esse tipo de fundo possui uma carteira diversificada e focada em reduzir riscos e aumentar as chances de rendimento.

Como os Fundos Multimercado funcionam?

Os fundos multimercado são gerenciados por profissionais especializados, que definem as estratégias de investimento com o objetivo de obter o melhor retorno possível.

Resumidamente, os fundos dessa categoria funcionam assim:

  • Os investidores compram cotas, que representam uma fração do patrimônio líquido do fundo;
  • O valor da cota varia de acordo com a performance do fundo, que é influenciada pelos resultados dos ativos em que o fundo investe.

Custos

Assim como outros fundos, o investimento mínimo não é alto. Contudo, saiba que aplicar nos melhores produtos do mercado tem um custo.

É preciso pesquisar bem as possibilidades, analisar, comparar resultados e tomar decisões bem importantes.

Esse trabalho fica a cargo do Gestor do Fundo, porém, seu trabalho e esforço para entender o mercado deve ser remunerado. Devido a isso, os fundos multimercado costumam cobrar taxas de administração e de performance mais altas.

As taxas têm impacto no rendimento da sua aplicação. Analise esse fator e saiba quais são os valores cobrados (ou porcentagens) antes de aplicar.

Riscos

Os riscos aqui são maiores do que em opções mais conservadoras, porém a possibilidade de retorno também é maior. Além disso, o risco varia de acordo com o perfil de cada fundo.

Por exemplo: alguns fundos multimercado investem em ativos de menor liquidez, o que pode dificultar sua venda em momentos de crise.

A gestão também é um ponto que merece atenção. Afinal, a performance do fundo pode ser afetada pela administração e seleção de ativos por parte dos gestores.

Tributação

Os fundos multimercado seguem a lógica de tributação dos outros fundos de investimento. Incidem sobre eles, dois impostos:

Lembrando que o IOF só incide se o investidor resgatar sua cota antes de 30 dias de aplicação. Após o prazo, não há cobrança de IOF.  Já o Imposto de Renda é calculado conforme a categoria do fundo de investimento, que pode ser de longo prazo; curto prazo ou renda variável.

A partir do momento em que o investidor realiza a aplicação no fundo multimercado, ele é submetido ao come-cotas.

O come-cotas é uma forma de antecipar o pagamento do imposto devido pelo investidor, reduzindo o valor final do IR a ser pago na liquidação da aplicação.

Fundos Multimercados: veja como aplicar!

Qual o momento certo para investir em Fundos de Multimercado?

O momento ideal para investir em um fundo multimercado depende da sua situação financeira e dos objetivos de investimento, dentre outros fatores.

Geralmente, os fundos são recomendados para investidores que buscam diversificar seus investimentos em busca de maior rentabilidade.

Sendo assim, podemos dizer que a melhor forma de identificar o momento certo para investir em um fundo multimercado é entender se a estratégia adotada por ele está de acordo com os objetivos do investidor.

Conheça os tipos de Fundos Multimercados!

Fundos de Alocação

Os fundos de alocação são divididos em três categorias:

Fundos Balanceados

Possuem estratégia de alocação pré-determinada e devem especificar o mix de investimentos nas classes de ativos (renda fixa, câmbio, ações, etc). Além disso, devem ter políticas claras de rebalanceamento desse mix.

O indicador de desempenho – benchmark – do fundo deverá acompanhar o mix de investimentos disponível no regulamento. Portanto, não pode ser comparado a um único índice, como CDI e Ibovespa, por exemplo.

Para o cálculo, são utilizados diversos índices dos ativos presentes na composição da carteira do Fundo.

Não é permitido fazer alavancagem. A Alavancagem se trata de operação no mercado financeiro que permite que o fundo potencialize seu lucro, porém, se a operação não der certo, também potencializará as perdas. No segundo caso, o fundo pode perder mais do que o valor investido pelos cotistas.

Fundos Dinâmicos

São fundos cujo objetivo é buscar retorno no longo prazo, por meio de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, câmbio, ações) e cotas de fundos.

  • Sua estratégia de mix de investimentos não está pré-determinada, como no caso dos Balanceados;
  • Possui política de investimento flexível, de acordo com as condições de mercado e o horizonte de investimento;
  • Permite a alavancagem.

Fundos de Investimento no Exterior

Os fundos de investimento no exterior funcionam de forma semelhante aos fundos locais, com a diferença de que eles investem em ativos de outros países.

Além disso, só recebem a classificação os fundos multimercado que investem, pelo menos, 40% do patrimônio líquido em investimentos no exterior.

Fundos de Estratégia

Já os fundos de estratégia são divididos assim:

Fundos Macro

Realizam operações em diversas classes de ativos (renda fixa, câmbio, renda variável, etc). A política de investimento se baseia em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos.

Fundos Trading

Realizam operações em diversas classes de ativos (renda fixa, câmbio, renda variável etc.), com o objetivo de realizar ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.

Fundos Long and Short

Investem ativos e derivativos ligados ao mercado de renda variável, montando posições compradas (quando o gestor acredita no potencial de valorização da ação) e vendidas (quando o gestor acredita no potencial de desvalorização da ação).

O resultado deve ser proveniente da diferença entre essas posições.

Fundos Livres

Como o próprio nome indica, os fundos livres não têm compromisso de concentração em alguma estratégia específica. Sendo assim, eles podem investir em diferentes classes de ativos, como ações, títulos de renda fixa, moedas, commodities, dentre outros.

Fundos Juros e Moedas

Procuram obter retorno no longo prazo em ativos de renda fixa, admitindo-se estratégias com risco de juros, de índice de preços e de moeda estrangeira. Não possuem exposição em renda variável, como ações, por exemplo.

Fundos de Capital Protegido

Buscam retornos em mercados de risco, como o de ações, procurando proteger, de maneira parcial ou total, o capital investido pelo cotista.

Veja as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento!

Podemos destacar as seguintes vantagens dos fundos multimercado:

  1. Diversificação simples: os fundos multimercado variam bastante seu portfólio, permitindo variedade sem dar trabalho para o cotista;
  2. Segurança de ter auxílio profissional: contam com gestores especializados e com experiência para conseguir excelentes resultados;
  3. Estratégia diversificada: eles têm a liberdade para rever sua estratégia, fugir dos maiores riscos e buscar a melhor rentabilidade;
  4. Possibilidade de inclusão: os fundos multimercado, em sua grande maioria, permitem que o gestor traga novos produtos para o portfólio, especialmente quando a rentabilidade dele é positiva para os cotistas.

No entanto, existem algumas desvantagens que merecem atenção:

  1. Liquidez limitada: como os fundos multimercado podem ter prazos de resgate mais longos do que os fundos tradicionais, a retirada do dinheiro investido pode ser  dificultada;
  2. Taxas e custos: eles geralmente têm taxas de administração mais altas do que os fundos de renda fixa. Além disso, podem cobrar taxas de performance se atingirem determinadas metas de retorno.

Estratégias para lucrar com investimentos Multimercado

Algumas estratégias podem ser adotadas para lucrar com investimentos multimercado. No entanto, não se esqueça que é o seu perfil quem vai dizer qual fundo multimercado é uma boa opção para você.

Além disso, aqui vão alguns pontos que você precisa analisar na hora de escolher um fundo multimercado:

  • Analise os riscos: cada fundo possui estratégias e riscos específicos. Por isso, é importante buscar informações no site da corretora ou do próprio fundo para verificar se ele realmente está alinhado aos objetivos de investimento e perfil de risco;
  • Analise as taxas cobradas: eles podem cobrar diferentes tipos de taxas, como taxa de administração e taxa de performance. É importante entender cada uma delas para avaliar o custo total do investimento;
  • Confira as regras para resgate: as regras de resgate definem quando e como o investidor pode resgatar o dinheiro investido. Por exemplo: um fundo pode ter resgates diários, semanais, mensais ou em intervalos maiores de tempo;
  • Conheça a estratégia do fundo: leia a lâmina do fundo para entender as estratégias adotadas e verificar a composição da carteira.

Como declarar Fundos Multimercado no Imposto de Renda?

A declaração do fundo multimercado no Imposto de Renda segue algumas regras específicas. Veja os passos a seguir para declarar corretamente:

  • Na seção “Bens e Direitos” do programa da declaração do Imposto de Renda, selecione o Grupo 7- Fundos;
  • Escolha o código 01, utilizado nos fundos de renda fixa ou multimercado;
  • Informe o CNPJ do fundo;
  • No campo “Discriminação“, informe o nome do fundo, a quantidade de cotas e o nome e CNPJ da administradora. Se a conta for conjunta, é preciso informar também o nome e o CPF do outro titular;
  • Os campos “Situação em 31/12/2021” e “Situação em 31/12/2022” devem ser preenchidos com os valores discriminados no informe de rendimentos;
  • Já os rendimentos dos fundos podem ser isentos (no caso dos fundos de debêntures incentivadas, por exemplo) ou tributados exclusivamente na fonte.

Atenção: os rendimentos isentos devem ser declarados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 26, “Outros”.

Saiba mais sobre a declaração dos fundos de investimento no Imposto de Renda aqui.

Como investir em fundos Fundos de Multimercado?

Quando você tem acesso às informações certas, investir em fundos multimercado pode ser bastante simples e gerar bons retornos financeiros. Veja algumas dicas para investir nesses ativos:

  • Defina os seus objetivos de investimento, prazo de investimento e tolerância ao risco antes de escolher um fundo multimercado;
  • Pesquise sobre os fundos disponíveis: existem muitos fundos multimercado disponíveis, cada um com estratégia e nível de riscos diferentes. Pesquise sobre as opções disponíveis e avalie qual é o mais adequado para você;
  • Analise o histórico de desempenho nos últimos anos e veja como ele se comportou em diferentes cenários, principalmente, em momentos de estresse do mercado. Verifique também as taxas de administração e performance do fundo;
  • Escolha um fundo e invista: depois de analisar as opções disponíveis, escolha um fundo que atenda aos objetivos de investimento.

No PagBank, você pode investir em um fundo multimercado a partir de R$ 1,00 e ainda tem o apoio de especialistas para fazer a melhor escolha de acordo com o seu perfil.

São várias opções de investimento que você pode acessar do lugar que  quiser. É só baixar o super app e contar com uma ferramenta segura e com várias outras funcionalidades:

  • Transferência via pix e TED ilimitadas;
  • Pagamento de contas e boletos;
  • Cartão de crédito grátis e muito mais.

Investir é fácil com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”