Golpe da Central Falsa: entenda o que é e veja como se proteger

Resumo do texto

  • Conheça o funcionamento do Golpe da Central Falsa;
  • Veja como se proteger deste tipo de golpe;
  • Entenda o que é Engenharia Social.

 

O telefone tocou! Alô! Você atende e a pessoa do outro lado diz que é do banco ou da operadora de cartão e pede dados importantes como CPF e o número do cartão. O Golpe da Central de Atendimento Falsa usa esse método para roubar informações pessoais da vítima.

Este é mais um exemplo de golpes de manipulação. A principal característica deles é não haver atos de violência ou ameaça. Apenas uma história bem contada!

A primeira coisa para se proteger do Golpe da Falsa Central é lembrar que nenhum banco ou instituição financeira liga para os clientes pedindo informações pessoais.

Entenda como funciona o Golpe da Central Falsa

Geralmente, o golpe começa com uma ligação de telefone, na qual uma pessoa se identifica como funcionário de um banco. Agora entra a parte da manipulação emocional. 

O golpista afirma que tem transações suspeitas no cartão e que ele foi clonado. Como esperado, a vítima fica apreensiva e faz o que for preciso para resolver. Então, o falso atendente solicita dados pessoais, senhas, código CVV, CPF, endereço, etc. Tudo que precisa para ter acesso ao dinheiro.

Até aqui, parte do golpe já foi aplicada! Afinal, ele já tem informação suficiente para abrir contas no seu nome e, até mesmo, fazer compras online.

Mas o Golpe da Central Falsa pode vir seguido do Golpe do Falso Motoboy. Após pedir todos os dados na ligação telefônica, os golpistas oferecem que um motoboy vá retirar o cartão clonado na sua casa.

Eles ainda pedem para cortar o cartão, mas manter o chip intacto. Esse é o pulo do gato! Com o chip em perfeito funcionamento somado a todas as informações que pegaram por telefone, eles conseguem fazer qualquer tipo de transação!

Quais as vítimas do Golpe da Falsa Central?

Na prática, todo mundo que usa cartão de crédito ou tem uma conta bancária está sujeito a cair neste golpe. Com tantos dados disponíveis na internet e nas redes sociais, os golpistas rapidamente conseguem informações básicas para realizar esse tipo de ação.

Como se proteger do Golpe da Central de Atendimento Falsa?

É normal ficar receoso quando mais um golpe surge. Mas, a boa notícia é que, ao identificar como eles são aplicados, fica mais fácil se proteger também! No caso do Golpe da Central de Atendimento Falsa, o primeiro passo é desligar a chamada.

Como lembramos lá em cima, nenhum banco ou instituição financeira liga para o cliente e pede informações pessoais. Por isso, se você atendeu um número desconhecido e deu de cara com essa conversa, desligue! Pode ser golpe!

Se você é cliente PagBank, fique bem atento! Nós não entramos em contato pedindo senhas, número do cartão, dados pessoais, códigos de segurança ou até mesmo para realizar a leitura de QrCodes. Também não fazemos retiradas de cartão na sua casa.

Além disso, com outras atitudes é possível identificar eventuais tentativas de golpe. São elas:

  • Nunca compartilhe dados pessoais, senhas ou códigos de segurança

Seja por telefone ou conversa de WhatsApp, não mande fotos do cartão, números de identidade e CPF, senhas ou até mesmo compartilhe códigos de segurança para autenticação de acesso às suas contas.

  • Descarte o cartão corretamente

Caso seu cartão vença ou seja bloqueado, corte-o em pedaços, incluindo o chip, antes de jogar fora. É importante que o chip esteja danificado para não se comunicar com maquininhas.

  • Prefira o atendimento nos canais oficiais

Se estiver com dúvida sobre alguma compra ou recebeu uma ligação suspeita do banco, procure os canais de atendimento oficiais para entender o que pode estar acontecendo.

Ah! Jamais aceite ligações em nome de instituições financeiras via chamada de vídeo. Muitas vezes, os golpista se utilizam desse artifício para capturar sua imagem e utilizá-la para criação de contas bancárias, sem seu consentimento, por exemplo.

  • Confira a sua fatura constantemente

Sempre dê uma olhada na fatura do cartão de crédito para conferir se está tudo certo. Se não reconhecer alguma compra, você pode fazer a contestação.

Segurança é com o PagBank!

O Golpe da Central Falsa pode atingir qualquer pessoa. Basta uma ligação, uma história bem contada e acabamos dando informações pessoais para os golpistas.

Mas, isso não vai mais acontecer, certo? Afinal, agora você já sabe que bancos e instituições financeiras, como o PagBank, não pedem dados por telefone!

O processo de convencer a vítima por telefone a passar informações é chamado de Engenharia Social. É a mesma usada em aplicativos de namoro com o intuito de enganar quem está do outro lado.

Pensando na sua segurança, o PagBank vem criando artigos para alertar os usuários dos principais golpes que estão na praça! Confira esses artigos e fique mais protegido!