Saiba como funciona o golpe do CPF cancelado e como se proteger dele!

Resumo do texto

  • Veja qual o mecanismo do golpe do CPF cancelado;
  • Confira algumas dicas para não cair nessa armadilha;
  • Saiba como regularizar o CPF da forma correta.

 

Todo brasileiro conhece o CPF (Cadastro de Pessoa Física), um dos principais dados de identificação do cidadão. Por ser tão importante, ficar com o CPF cancelado ou bloqueado traz problemas para qualquer pessoa.

O documento de um cidadão pode ser suspenso pela Receita Federal devido à irregularidade ou desencontro de informações. A regularização é feita pelo próprio site da Receita, mas os criminosos se aproveitam do desconhecimento do processo para aplicar golpes em CPFs que estão bloqueados.

Entenda como funciona o golpe de regularizar, como proteger seu documento e o que fazer em caso de CPF cancelado pela Receita Federal.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é e como funciona o golpe do CPF cancelado?

O golpe do CPF cancelado é quando criminosos oferecem um serviço para regularização do documento online mediante pagamento de taxa.

É importante lembrar que, caso o CPF seja realmente cancelado ou bloqueado, a regularização é grátis e deve ser feita pelo próprio site da Receita Federal!

Como ocorre o crime na prática?

Há diferentes formas de aplicar o golpe, uma delas é atrair vítimas a partir do serviço de links patrocinados do Google.

Ao pesquisar por termos como “regularizar CPF”, os primeiros resultados são links patrocinados. Isso quer dizer que as empresas pagam para aparecer no topo da página. Os golpistas se aproveitam dessa oportunidade para divulgar sites falsos e serviços pagos.

Outro meio de enganar o cidadão é por mensagens SMS, WhatsApp ou e-mail. Neste caso, os golpistas que se passam por funcionário enviam um comunicado informando sobre o bloqueio ou cancelamento do CPF com um link para regularização. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o pagamento de uma taxa falsa para que o serviço seja concluído.

Qual a diferença entre CPF cancelado e bloqueado?

O golpe explicado acima pode ser aplicado tanto em um CPF cancelado quanto em um bloqueado. Porém, essas nomenclaturas têm uma pequena diferença, entenda o que significa cada termo:

  • CPF Cancelado: indica que ele foi excluído do registro da Receita Federal por algum motivo, como por exemplo, por ter sido constatada fraude;
  • CPF Bloqueado: indica que ele ainda está registrado na Receita Federal, mas não pode ser utilizado em algumas situações específicas, tendo como exemplo, não poder fazer empréstimos.

Dicas para evitar cair no golpe do CPF cancelado

O primeiro passo para saber como proteger o CPF é entender o funcionamento do processo. Isso acabou de ser mostrado e, agora, você está mais atento a mensagens sobre.

Confira mais dicas para se proteger e não cair no golpe da regularização do CPF.

Sempre acesse sites oficiais

Caso você precise resolver qualquer pendência com documentos, faça isso por sites oficiais. A dica é ficar de olho no endereço. Procure sempre por “gov.br”.

Alguns exemplos são:

Proteja seus dados

Não compartilhe seus dados, inclusive o CPF, com pessoas desconhecidas. Com essas informações em mãos, o golpista consegue montar um golpe “quase perfeito”. 

Afinal de contas, a mensagem vem com o número exato do seu documento e informações que te levam a crer que aquilo é verdade.

Desconfie de ofertas mirabolantes

Voltamos a lembrar que a regularização do CPF é gratuita e deve ser feita diretamente com a Receita. Portanto, se surgir uma oferta muito fora da realidade para a regularização, fique atento. Pode ser golpe.

Bloqueie contatos suspeitos

Recebeu mensagem de um número desconhecido? Bloqueie na hora! Faça o mesmo com e-mails que você não reconhece e ligações insistentes.

Impedir que o golpista tenha acesso a você é uma das formas de se proteger do golpe da regularização do CPF e de vários outros.

Qual a maneira correta de regularizar o CPF?

A verdade é que o golpe do CPF cancelado utiliza uma situação real para enganar pessoas. Portanto, se o seu documento foi bloqueado pela Receita, você pode regularizar a situação da seguinte forma:

  1. Consulte seu CPF no site oficial da Receita. Verifique se está pendente de regularização, suspenso ou cancelado;
  2. Caso esteja irregular, preencha o formulário de regularização;
    1. Se o status for “pendente de regularização”, envie as informações necessárias e aguarde avaliação;
    2. Se o status for “suspenso”, basta preencher os dados que faltam enviar;
    3. Se o status for “cancelado”, é preciso investigar o motivo. Normalmente, tem relação com decisões judiciais.

CPF Cancelado

Motivos que podem levar um CPF a ficar irregular

Afinal de contas, porque um CPF pode ficar bloqueado, suspenso ou, até mesmo, cancelado? Algumas das razões são:

O que você precisa saber sobre o golpe da falsa regularização do CPF?

Este golpe é uma estratégia de engenharia social. Ou seja, ele usa artimanhas de ilusão e manipulação para levar a vítima a realizar o pagamento da taxa.

O que você precisa saber sobre este golpe é:

  • O golpe de regularizar CPF pode ser aplicado por mensagens mentirosas com links falsos ou através de links patrocinados no Google que levam a sites fraudulentos;
  • A regularização do CPF pode ser feita, gratuitamente, no site da Receita Federal;
  • Antes de seguir instruções de pessoas desconhecidas, consulte a situação do seu documento com o passo a passo apresentado acima;
  • Fique atento aos motivos que podem levar o seu CPF a ser cancelado ou bloqueado!