Golpe do Tinder: saiba o que é e como funciona se proteger

Resumo do texto

  • Como funciona o Golpe do Tinder?
  • Identifique os principais padrões de comportamento;
  • Saiba o que fazer caso seja vítima do golpe no Tinder.

Conheça nosso Hub de Segurança!

 

Dificilmente seu date do tinder será um magnata do ramo dos diamantes. Se a pessoa parecer boa demais para ser verdade, é possível que ela não seja o que diz. Esse é o famoso golpe do tinder, uma preocupação a mais na hora de usar aplicativos de namoro.

Na prática, os criminosos criam perfis falsos no aplicativo, com fotos de outras pessoas e informações inventadas para atrair a atenção. Depois de dar match, começam a conversar e, em algum momento, pedem dinheiro.

Mas calma! Não precisa parar de usar o aplicativo. Se você souber como os golpistas agem, fica mais fácil reconhecer atitudes suspeitas e, assim, se proteger.

Como funcionam os aplicativos de namoro?

O Tinder é só um dos aplicativos de namoro, em geral eles ajudam a conhecer pessoas. Na prática, os apps mostram usuários que estão ao seu redor e fazem a “ponte” entre vocês. Quando há interesse, é só sinalizar e, caso a pessoa também tenha demonstrado interesse, acontece o famoso match.

Assim que acontece o match, abre um chat entre os perfis. Então, você pode enviar mensagens. É neste momento que o golpe do Tinder começa. 

O que é o Golpe do Tinder?

O Golpe do Tinder acontece quando pessoas mal intencionadas usam perfis falsos para conhecer as vítimas, ganhar confiança delas e, depois, pedir dinheiro, oferecer esquemas fraudulentos, etc.

Eles usam a técnica de Engenharia Social, onde o golpista engana e ilude a vítima com histórias mentirosas.

Como os criminosos praticam o golpe do Tinder?

Imagine a situação: você está olhando perfis no Tinder e de repente dá match com alguém. Essa pessoa tem tudo que você procura, um ótimo papo, é engraçada e parece querer te conhecer melhor.

Então, ela pede seu contato, propõe que vocês conversem pelo WhatsApp e, cada vez mais, parece fazer parte da sua vida. Porém, em algum momento, conta uma história de necessidade e pede dinheiro emprestado.

Como você já conhece aquele usuário, já conversa há algum tempo, é normal que já tenha até uma confiança e acaba emprestando o valor. É então, que o golpe é finalizado. O dinheiro nunca é devolvido e os perfis são excluídos das plataformas.

Em casos extremos, o golpe pode evoluir de forma grave. O perfil falso do Tinder marca um encontro presencial e, nele, a vítima é sequestrada e a família recebe um pedido de resgate.

Golpe do Tinder

Saiba como se proteger de golpes em aplicativos de relacionamento

A gente sabe que você está com um pouco de medo de usar aplicativos de relacionamento. Mas, não precisa deletar todos eles do seu celular agora! Sabendo como esses golpes funcionam e com as dicas que vamos apresentar agora, você pode continuar procurando seu match perfeito.

Marque encontros em locais públicos

Sempre que for a um encontro com alguém que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, marque em locais públicos e movimentados. Caso seja uma tentativa de golpe, quanto mais gente em volta, mais difícil a ação dos criminosos.

Bloqueie e denuncie perfis suspeitos

Suspeita que tem algo errado com o usuário que você está conversando? O Tinder, e outros aplicativos de relacionamento, oferecem a opção de Denunciar. Neste caso, o próprio app vai analisar a movimentação dele, como a data de criação do perfil, a quantidade de pessoas que está conversando, localização, etc.

Mesmo que não tenha 100% de certeza, faça a denúncia. Assim, vai ajudar outras pessoas que já deram match com aquele perfil e ainda não perceberam que estão caindo em um golpe!

Verifique inconsistências e pedidos

A história que ele contou uma semana atrás é diferente do que ele falou hoje? Esse tipo de situação é um grande sinal vermelho! Para te ajudar a identificar um possível golpe, você pode prestar atenção nos seguintes fatores:

  • Analise a quantidade de fotos e se são de pessoas ou apenas de lugares ou objetos;
  • Peça as redes sociais, como Instagram, Facebook ou Twitter;
  • Pesquise pelo nome completo e por fotos no Google para encontrar outras informações que complementam a história contada;
  • Quando criar mais intimidade, proponha uma chamada de vídeo ou áudio antes do primeiro encontro.

Evite compartilhar informações pessoais

Essa dica vale para toda interação online com pessoas desconhecidas. Nunca compartilhe suas informações pessoais, como CPF, RG, endereço ou número de cartão de crédito.

No Tinder e aplicativos de relacionamento, isso é ainda mais importante. Afinal de contas, com esses dados, é possível aplicar outros golpes, como o Golpe do Falso Motoboy e o Golpe da Central Falsa.

Fui vítima do golpe do Tinder, e agora?

Mesmo conhecendo a forma como os golpistas agem, você pode ser vítima de pessoas mal intencionadas. Neste caso, veja o que fazer:

  • Denuncie o perfil no aplicativo;
  • Procure a Polícia Civil para fazer um Boletim de Ocorrência;
  • Avise amigos e familiares para desconfiarem de qualquer contato feito no seu nome;
  • Configure a verificação multifator em redes sociais e WhatsApp para aumentar a proteção.

Proteja-se de golpes com o PagBank!

A internet é fundamental no dia a dia! Mas, infelizmente, muitas pessoas aproveitam os benefícios da rede para aplicar golpes. Para se proteger dessas situações, nada melhor do que informação!

Afinal de contas, entendendo como esses criminosos se comportam, você pode identificar atitudes suspeitas e se proteger antes mesmo de algo mais grave acontecer.

Pensando nisso, o PagBank criou um Hub de Segurança. Lá, você tem acesso a conteúdos sobre diferentes golpes, dicas de como lidar com as suas informações online e como se proteger.

Acesse nosso Hub de Segurança e navegue com tranquilidade!